Udesc contou com 10 equipes inscritas na edição de 2025
do Reuni Challenge. Foto: Divulgação
Estudantes da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) desenvolveram uma plataforma para conectar pequenos proprietários rurais e pessoas interessadas em experiências de turismo rural.
O projeto Desbrava conquistou o terceiro lugar no Reuni Challenge 2025, desafio de empreendedorismo universitário do Orion Parque Tecnológico, em Lages (SC), realizado em setembro.
O projeto foi apresentado no Reuni Challenge por uma equipe de estudantes dos cursos de Administração Pública e de Sistemas de Informação do Centro de Educação Superior do Meio-Oeste (Cesmo), unidade da Udesc em Caçador (SC). De acordo com a professora Ivoneti Ramos, mentora da equipe, a ideia é dar visibilidade a empreendedores que muitas vezes são esquecidos.
“O Desbrava nasceu da vontade de mostrar que o turismo de experiência pode transformar tanto a vida de quem oferece quanto a de quem participa”, afirma a professora. “A plataforma oferece momentos únicos para quem busca fugir da rotina por meio de conexões reais com o produtor rural”, completa.
O projeto já é uma realidade para os estudantes. A plataforma do Desbrava está em fase de desenvolvimento. “Estamos alinhando estrutura, tecnologia e a forma de gerar impacto para os empreendedores e pessoas que buscam viver experiências autênticas”, explica Ivoneti Ramos.
Assista aqui ao pitch de apresentação do projeto no Reuni Challenge.
Desafio
Ao todo, o Reuni Challenge 2025 contou com a participação de equipes de 14 municípios de Santa Catarina, formadas por estudantes e professores de 25 cursos de diversas áreas do conhecimento. A Udesc teve 10 equipes inscritas para a edição 2025 do Reuni Challenge.
Para Ana Rúbia Velasques Florisbelo, do curso de Sistemas de Informação da Udesc Meio-Oeste, a experiência no Reuni foi intensa e a premiação foi mérito do trabalho em equipe. “Nossa proposta mostrou que tem o poder de dar voz e destaque a áreas que muitas vezes passam despercebidas”, diz a estudante. “Para nós, o Reuni não foi apenas uma competição, mas uma validação coletiva de que a resiliência leva à inovação”, garante.
Além do desafio, os competidores acompanharam palestras e interagiram com membros de outras equipes em um espaço criado para fortalecer as redes de contato. “Tivemos muita troca de ideias, aprendizado coletivo, noites acordadas, mas também um sentimento muito forte de união”, diz Ana.
Para mais informações, fale com a Coordenadoria de Projetos e Inovação (Cipi) da Udesc, pelo e-mail
cipi.reitoria@udesc.br.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8006