Evento segue até sábado, no Orion Parque Tecnológico. Foto: Lucas Fritzen/Orion Parque Tecnológico
A participação da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) no
Reuni Challenge 2025 mostra a força do ensino empreendedor em seus cursos de graduação. A Udesc tem 10 das 23 equipes que participam do maior desafio universitário de empreendedorismo do Brasil. O evento foi aberto na noite desta quarta-feira, 10, no
Orion Parque Tecnológico, em Lages (SC), e segue até sábado.
As equipes da Udesc vêm de centros da universidade em Lages, Florianópolis, Joinville, São Bento do Sul, Ibirama, Caçador, Chapecó e Pinhalzinho. São estudantes de graduação de várias áreas, como Administração Pública, Educação Física, Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Zootecnia e Engenharias (Civil, Elétrica, Ambiental, de Produção e de Software).
“Isso mostra que a Udesc está formando profissionais preparados para os desafios do futuro”, afirma Elaine Vieira, responsável pela Coordenadoria de Projetos e Inovação (Cipi) da Udesc. “É uma chance de aprender na prática o que é inovação, o que é empreendedorismo, ter soluções reais, conectar-se com o mercado, é um aprendizado transformador que projeta a Udesc".
Ambiente de inovação
Os times contam com mentorias e capacitação para todo o processo criação de negócios e pitch de apresentação. A ideia é conectar o universo acadêmico às demandas do mercado e fomentar a cultura empreendedora nas universidades. “Queremos que os alunos se sintam protagonistas da inovação no país”, explica o coordenador do Reuni Challenge 2025, Salomão Eineck Júnior.
“Santa Catarina é o único estado do país com uma rede governamental ativa de 15 centros de inovação espalhados por todas as regiões do estado, o primeiro deles criado aqui em Lages, em 2017”, destaca o coordenador. “A liderança de Santa Catarina no empreendedorismo é resultado de vários fatores, incluindo a parceria com o ambiente universitário”.
Estímulo à inovação
“É um ambiente muito acolhedor, muito empreendedor, que proporciona novas experiências e principalmente que impulsiona o jovem universitário a criar um futuro após a universidade”, afirma a estudante Anelize Lobo Martins, do curso de Administração Pública da Udesc Esag, em Florianópolis.
A pressão dos prazos, a necessidade de comunicação eficiente entre os membros do grupo e a busca por soluções inovadoras também contribuem para o amadurecimento os estudantes. “Está sendo uma experiência muito interessante. É um ambiente de aprendizado”, conta a estudante de Engenharia Ambiental e Sanitária da Udesc Lages, Mariana Zampieri.
Premiação e reconhecimento
As equipes serão avaliadas por um júri de especialistas em inovação, representando empresas e investidores. Os critérios incluem originalidade da solução, potencial de mercado, viabilidade técnica e clareza na apresentação. As melhores propostas receberão prêmios, mentorias e oportunidades de incubação em centros do ecossistema de inovação de Santa Catarina.
A final está marcada para sábado, 13, com a apresentação dos pitches e a revelação das equipes vencedoras, por volta das 20h.
Sobre o Reuni Challenge
Criado em 2016, o Reuni Challenge já envolveu mais de 1,3 mil estudantes de todo o Brasil e se consolida como uma das principais vitrines de inovação e empreendedorismo universitário.
Saiba mais sobre o evento em
projetoreuni.com.br
Núcleo de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Magali Moser
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br