Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas

Notícia

18/09/2023-16h01

Missão técnica da Abruem com participação da Udesc relata visita à África do Sul

 
Comitiva da Abruem visitou cerca de 20 instituições para estreitar relações - Fotos: Divulgação
Gestores da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) integraram a missão técnica à África do Sul organizada pela Associação Brasileira de Reitores e Reitoras das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) e realizada entre 21 de agosto e 2 de setembro.

A procuradora jurídica, Juliana Lengler Michel, representando o reitor, e o pró-reitor de Extensão, Cultura e Comunidade, Alfredo Balduíno Santos, integraram a comitiva que visitou cerca de 20 instituições nas seguintes cidades: Durban, Cidade do Cabo, Stellenbosch, Port Elizabeth, Johanesburgo e Pretoria. Acesse o relatório completo da missão. 

Composta por quase 40 reitores e representantes de instituições filiadas à Abruem, a comitiva visitou universidades e outras instituições com o objetivo de estreitar relações, agregar conhecimentos, trocar experiências e firmar acordos de cooperação internacional. 

Roteiro

A última parte da viagem ocorreu em Joanesburgo, onde foram visitadas as universidades de Johannesburg (UJ) e de Witwatersrand (WIT); e em Pretória, onde a delegação esteve nas universidades de Pretória (UP) e da África do Sul (Unisa), e foi recebida na sede da Embaixada do Brasil pelo ministro conselheiro, Félix Baes de Faria.

Antes, em Durban, a comitiva visitou as universidades de Kwazulu-Natal (UKZN) e de Tecnologia de Durban (DUT); e participou da conferência anual da Associação Internacional de Educação da África do Sul (Ieasa). O evento reuniu organizações, pesquisadores, acadêmicos e profissionais que atuam com a internacionalização do ensino superior.

Em Stellenbosch, foi visitada a Universidade de Stellenbosch (SUN); na Cidade do Cabo, as universidades do Cabo Ocidental (UWC) e de Cape Town (UCT); e, em Port Elizabeth, as universidades Nelson Mandela e Rhodes.

Em outubro do ano passado, o reitor da Udesc, Dilmar Baretta, integrou a missão internacional da Abruem ao México.

Assessoria de Comunicação da Udesc*
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009
*Com informações da Assessoria de Comunicação da Abruem
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Comitiva da Abruem visitou cerca de 20 instituições para estreitar relações
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
  • Imagem 4
  • Imagem 5
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2037
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8200
E-mail: dg.esag@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h