Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

28/04/2023-16h36

Encontro nacional de extensão da Abruem reúne mais de 30 universidades na Udesc

Evento teve três dias de atividades - Fotos: Div.
Representantes de 34 instituições de ensino superior do Brasil e uma da Argentina participaram do 2º Encontro de Extensão da Associação Brasileira de Reitoras e Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), organizado pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), por meio da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade (Proex).

O evento ocorreu no Museu da Escola Catarinense (Mesc), no Centro Histórico de Florianópolis, e e reúniu pró-reitores e diretores de Extensão de universidades estaduais e municipais afiliadas à Abruem.

Concluída nesta quinta-feira, 27, a programação teve três dias de atividades, com cinco mesas-redondas, além de apresentações culturais. 

Atrações

Durante o encontro, foi lançada a 3ª Coletânea da Câmara de Extensão da Abruem. As atrações culturais incluíram pocket shows da Orquestra Acadêmica da Udesc, do Madrigal Udesc e do Núcleo de Flautas Doce da Udesc (Aulos).

A programação cultural foi capitaneada pela Coordenadoria de Cultura (Ccult), da Proex, e pela arte educadora Gisele Marques.

Os debates abordaram os temas: a internacionalização da extensão; a curricularização/creditação da extensão; o financiamento da extensão; a consolidação da política nacional de extensão; cultura extensão - ideias e experiências; e a extensão como potência para formar cidadãos.

Gestores

Pela Udesc, integram a programação os pró-reitores de Extensão, Cultura e Comunidade, Alfredo Balduíno Santos, e de Planejamento, Alex Fabrin, o coordenador de Extensão, Eduardo Jara, a diretora-geral do Centro de Educação a Distância (Cead), Vera Marques, e a professora Cléia Demétrio Pereira.

O presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), Fábio Wagner Pinto, participou da mesa-redonde sobre captação e fomento à extensão universitária. 

Ações de extensão

Uma oficina de empreendedorismo ministrada pelo professor Jara, que coordena o programa de extensão Esag Kids, mobilizou crianças da Escola Municipal Júlio da Costa Neves e fez alusão ao Dia Mundial da Propriedade Intelectual.

A ação teve apoio da Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Servico de Santa Catarina e da Organização Mundial de Propriedade Intelectual.

O segundo dia foi finalizado com um tour pelas ruas de Florianópolis, feito pelo projeto de extensão Caminhando com Antonieta de Barros, coordenado pela servidora Marilane Maya, da Udesc Cead.

Encerramento

O reitor da Udesc, Dilmar Baretta, e o vice-reitor, Luiz Antonio Ferreira Coelho, e a coordenadora do Mesc, Sandra Makovieck, prestigiaram a mesa-redonda sobre direitos humanos, que encerrou os debates nesta quinta.

O último dia teve ainda uma reunião interna da Câmara de Extensão da Abruem, a elaboração da Carta de Florianópolis e plenária final.

Após o evento, a equipe da Câmara de Extensão da Abruem, que é presidida pela reitora do Centro Universitário de Mineiros (Unifimes), Juliene Rezende Cunha, foi recebida na Udesc pelo reitor Dilmar Baretta, pelo vice-reitor Luiz Coelho e pelo pró-reitor Balduíno Santos. 

Mais informações

O 1º Encontro de Extensão da Abruem foi realizado em Mossoró, no Rio Grande do Norte, em novembro do ano passado, com participação de representantes da Udesc.

Mais informações podem ser obtidas com a Proex, pelo telefone (48) 3664-7929 e pelo e-mail proex.reitoria@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Evento teve três dias de atividades
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
  • Imagem 4
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h