Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas

Notícia

28/04/2020-18h35

Observatório da Udesc Esag mapeia iniciativas de enfrentamento da pandemia em Florianópolis

Site da plataforma interativa do Observatório de Inovação Social
O Observatório de Inovação Social de Florianópolis, plataforma digital interativa criada por pesquisadores da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), iniciou um trabalho de mapeamento e divulgação, por meio do site, da rede de iniciativas que atuam em Florianópolis no combate aos efeitos da pandemia de Covid-19.

O observatório é uma plataforma que articula ensino, pesquisa e extensão e é resultado da parceria entre dois grupos de pesquisa do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da Udesc: o Núcleo de Pesquisa e Extensão em Inovações Sociais na Esfera Pública (Nisp) e o Strategos, coordenados pelas professoras Carolina Andion e Graziela Alperstedt.

Veja aqui as ações já identificadas pelo observatório
.
Já foram mapeadas 35 iniciativas, incluindo campanhas, fundos de apoio, plataformas colaborativas e redes. As ações identificadas são promovidas por associações, coletivos e movimentos da sociedade civil, pelo governo e por empresas com missão social.

“Todas essas iniciativas têm sido cruciais para combater os efeitos da pandemia, sobretudo, nas comunidades mais vulneráveis”, explica a professora Carolina Andion, da Udesc Esag, uma das coordenadoras do Observatório de Inovação Social de Florianópolis.

Colaboração

Pessoas que conhecem ou atuam em alguma iniciativa na cidade que buscam responder aos problemas causados pela pandemia podem colaborar com o mapeamento, cadastrando a ação na plataforma. Basta preencher o formulário disponível no site do Observatório de Inovação Social de Florianópolis. A informação é verificada pelos pesquisadores e inserida na plataforma.

Clique aqui para cadastrar sua iniciativa

“Convidamos as pessoas a conhecer, divulgar e ampliar essa rede”, afirma a professora Carolina Andion. “Com colaboração, queremos fazer com que a solidariedade se espalhe mais rápido do que o vírus!”

Conheça também o Canal Esag para a Comunidade, com mais conteúdo para ajudar pessoas e organizações na crise. 

Saiba mais sobre o Nisp e o Observatório de Inovação Social:.



Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunica.esag@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8281
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2037
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8200
E-mail: dg.esag@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h