Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas

Notícia

22/10/2020-22h19

Tese do Doutorado de Administração da Udesc Esag foca empresas de alto crescimento

Crescimento das empresas foi estudado em relação aos mecanismos de  incentivo ao empreendedorismo no ecossistema de Florianópolis
Doutorado em Administração da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) tem mais uma defesa de tese nesta sexta-feira, 23. As defesas de dissertações e teses dos programas de pós-graduação do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) estão sendo realizadas em ambiente on-line, em razão da pandemia de Covid-19.

Fernanda Konradt de Campos defenderá perante a banca examinadora, para a obtenção do título de doutora, a partir das 16h desta quarta, sua tese sobre “A contribuição de mecanismos de incentivo ao empreendedorismo do ecossistema de Florianópolis para o desenvolvimento de empresas de alto crescimento”. A pesquisa teve orientação do professor Marcelo Gitirana Gomes Ferreira.

Clique aqui para assistir à defesa
(nesta sexta-feira, 23, a partir das 16h)

A pesquisa teve o objetivo de compreender como os mecanismos de incentivo ao empreendedorismo do ecossistema de Florianópolis podem contribuir para o dou de empresas de alto crescimento.  O trabalho identificou 43 formas de contribuições nas vertentes empreendedor, tecnologia, produto, mercado, capital, equipe e gestão.

O estudo concluiu que os programas de incentivo ao empreendedorismo, incubadoras de empresas, aceleradoras e investidores-anjo costumam apresentar maiores contribuições no período anterior ao alto crescimento, auxiliando na formação e preparação do empreendedor.

As gestoras de venture capital foram destacadas como o mecanismo com maior grau de contribuição para o alto crescimento das empresas estudadas, oferecendo capital, networking, conexões e acesso a mercados, estrutura de governança,suporte para a definição de estratégias comerciais e desenvolvimento dos empreendedores de modo geral.

Acesso on-line

A recomendação é acessar o link para assistir à defesa com pelo menos 15 minutos de antecedência (15h45). É preciso identificar-se ao entrar na sessão, para que o programa de pós-graduação possa fazer o registro da presença de público. O áudio do microfone deve estar desligado (modo mudo) durante a apresentação e a arguição da banca. Todas as defesas são públicas, abertas a qualquer interessado.

Mais informações podem ser obtidas com a Secretaria de Ensino de Pós-Graduação, pelo e-mail pos.esag@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Pesquisa relacionou crescimento de empresas com incentivos ao empreendedorismo
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2037
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8200
E-mail: dg.esag@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h