Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

22/09/2020-17h52

Tese do Doutorado em Administração da Udesc Esag aborda ética das virtudes e aborto

 
Foto: Getty Images
O Doutorado em Administração da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) tem mais uma defesa de tese nesta quinta-feira, 24. As defesas de dissertações e teses dos programas de pós-graduação do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) estão sendo realizadas em ambiente on-line, em razão da pandemia de Covid-19.

Maria Clara Figueiredo Dalla Costa Ames defenderá perante a banca examinadora, para a obtenção do título de doutora, a partir das 11h desta quarta, sua tese “Proteção à vida de bebês e gestantes: formação da agenda brasileira e experiência de organizações voluntárias à luz da ética das virtudes”. A pesquisa teve orientação do professor Maurício Serafim.

Clique aqui para assistir à defesa
(nesta quinta-feira, 24, a partir das 11h)

A tese é resultado de um estudo científico à luz da ética das virtudes sobre organizações que atuam pela proteção à vida de gestantes e bebês. Trata de questões como a dignidade humana e aborda o problema da mortalidade de bebês e gestantes, especialmente em decorrência de abortos voluntários, tema presente no trabalho das organizações estudadas.

A pesquisa busca compreender como a questão do aborto tem sido considerada na agenda do problema, da política, da mídia e em pesquisas acadêmicas, permitindo delinear, em linhas gerais, o contexto brasileiro atual sobre a questão. Para isso, foram estudados quatro casos, de duas organizações brasileiras e outras duas espanholas.

A pesquisa concluiu que a virtude da phronesis (sabedoria prática), associada à da esperança, foi fundamental para que voluntários aconselhassem gestantes de um modo a ajudá-las a estabelecer prioridades em suas escolhas, mesmo em circunstâncias adversas.

Acesso on-line

A recomendação é acessar o link para assistir à defesa com pelo menos 15 minutos de antecedência (10h45). É preciso identificar-se ao entrar na sessão, para que o programa de pós-graduação possa fazer o registro da presença de público. O áudio do microfone deve estar desligado (modo mudo) durante a apresentação e a arguição da banca. Todas as defesas são públicas, abertas a qualquer interessado.

Mais informações podem ser obtidas com a Secretaria de Ensino de Pós-Graduação, pelo e-mail pos.esag@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h