Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas

Notícia

23/12/2021-16h23

Udesc Esag desenvolve metodologia de cálculo do PIB do turismo para Santur

Observação de baleias é uma das atrações que movimentam o  turismo em SC - Foto: Divulgação/Santur
Santa Catarina terá agora dados mais precisos sobre o peso do turismo na economia do Estado. A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), por meio do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), desenvolveu uma metodologia e treinou servidores da Agência de Desenvolvimento do Turismo de SC (Santur) para fazer o cálculo. O trabalho, iniciado em setembro, foi concluído neste mês de dezembro.

Professores e estudantes do curso de Ciências Econômicas da Udesc Esag prestaram uma consultoria à Santur, por meio de um convênio entre as duas instituições. O projeto teve como objetivo desenvolver metodologia de cálculo do valor adicionado das atividades características do turismo em Santa Catarina. O valor adicionado é um indicador de geração de riqueza, que permite estimar a variação do Produto Interno Bruto (PIB) do setor.

Ao longo de novembro e dezembro, oito servidores da Santur participaram de um curso com o professor Fernando Pozzobon, da Udesc Esag. O treinamento serviu para que eles possam replicar a metodologia desenvolvida e calcular anualmente o PIB do turismo catarinense, com os dados mais precisos disponíveis.

Cálculo

O estudo atendeu a uma necessidade antiga, já que desde 2009 o PIB do turismo era estimado por percentual fixo sobre o PIB total de Santa Catarina. A pesquisa produziu também um relatório final detalhando a metodologia e as fontes de dados mais apropriadas para a realização do cálculo pela Santur.

O projeto “Metodologia e Cálculo do Valor Adicionado do Turismo de Santa Catarina” foi desenvolvido pelos professores Adriano do Amarante e Fernando Pozzobon, com participação da estudante de economia Caroline Luéli, ativamente envolvida em todas as etapas, e a colaboração de servidores da Santur.

Acesse aqui o relatório completo.

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Observação de baleias francas é uma das atividades que movimentam o turismo em SC
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2037
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8200
E-mail: dg.esag@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h