Notícia atualizada em 06/02/24, às 16h55.
Carolina Isoppo, sócia do Mercado Novva, startup seleciona em 2023
pelo PII, ao lado do coordenador da Esag Ventures, Éverton Cancellier
- Foto: Prefeitura de Florianópolis
A
Esag Ventures, aceleradora de ideias de negócios da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) ligada ao
Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), promove uma oficina marcada para 21 de fevereiro sobre como startups iniciantes podem participar do
Programa de Incentivo à Inovação (PII) da Prefeitura de Florianópolis. Será das 19h às 20h30, na sala do Espaço Inovador de Ensino (Espine) da Udesc Esag.
O PII permite que pessoas e empresas da cidade direcionem parte de seus impostos municipais para apoiar startups locais, selecionadas por meio de editais publicados pela Prefeitura. Os detalhes serão explicados pelo professor Éverton Cancellier, coordenador da Esag Ventures. A palestra é direcionada às equipes das startups que participaram do ciclo mais recente da aceleradora, em 2023, mas é aberta a todos os interessados.
Inscreva-se em
udesc.br/esag/ventures/eventos.
No segundo semestre do ano passado, o
Mercado Novva, startup acelerada pela Esag Ventures em 2021,
foi uma das 10 empresas selecionadas em um dos editais do PII. O programa permite que pessoas físicas ou empresas repassem recurso às startups selecionadas. Os valores repassados podem então virar descontos no pagamento de impostos municipais (IPTU e ISS). As empresas doadoras ganham ainda um selo de “Incentivador da Inovação”.
Incentivo
O PII apoia pequenas empresas inovadoras que proporcionem retorno ao município, como ganhos ambientais ou visibilidade para a cidade. As startups são indicadas por um dos arranjos promotores de inovação (API), parcerias entre a prefeitura e associações empresariais – no caso do Mercado Novva, o API liderado pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).
As startups aprovadas recebem uma carta de autorização para captação, com a qual podem solicitar aos contribuintes o repasse de recursos que de outra forma iriam para pagamento de impostos municipais. O valor captado pode ser de até R$ 180 mil, com uso de no máximo metade desse valor para pagamento de funcionários e até 30% para ações de marketing. Ao fim do processo, é preciso prestar contas ao município sobre a aplicação do dinheiro.
Saiba mais sobre a Esag Ventures.
Serviço
O QUÊ: Oficina Esag Ventures:
“Programa de Incentivo à Inovação (PII) de Florianópolis”.
QUANDO: quarta-feira, 21 de fevereiro, das 19h às 20h30.
ONDE: Sala Espine – Udesc Esag (no campus da Udesc na Avenida Madre Benvenuta, Florianópolis).
QUANTO: gratuito (inscrições
aqui).
Núcleo de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br