Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas

Notícia

18/12/2018-14h27

Udesc terá novas regras para extensão universitária após normativa do MEC

Udesc realizou edição do Forproex em Florianópolis que ajudou a consolidar a normativa federal - Foto: Div.
Na última sexta-feira, 14, o Ministério da Educação (MEC) homologou resolução do Conselho Nacional de Educação (CNE) que institui novas regras a serem aplicadas pelas instituições de ensino superior brasileiras sobre a extensão universitária.

Com a nova orientação, a extensão passa a ser política de estado e ganha uma espécie de marco regulatório. As diretrizes também serão aplicadas na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em questões como a que envolve a creditação da área.

Na normativa, a extensão é definida como "atividade que se integra à matriz curricular e à organização da pesquisa, constituindo-se em processo interdisciplinar, político educacional, cultural, científico, tecnológico, que promove a interação transformadora entre as instituições de ensino superior e os outros setores da sociedade, por meio da produção e da aplicação do conhecimento, em articulação permanente com o ensino e a pesquisa".

Para o pró-reitor de Extensão, Cultura e Comunidade da Udesc, Fábio Napoleão, a normativa estabelece uma série de pontos, como o cumprimento da creditação da extensão, a necessidade de avaliações internas e externas da área, o financiamento das ações extensionistas, o valor da extensão nos projetos políticos pedagógicos (PPPs) e a forma de participação do corpo técnico administrativo.

Napoleão ressalta que as mudanças já estão em fase de discussão na Udesc, em parceria com a Pró-Reitoria de Ensino (Proen). Um exemplo disso foi a realização de evento que abordou o currículo no ensino superior da Udesc, em novembro.

"As mudanças respeitarão o perfil de cada curso, a partir de uma construção conjunta de um projeto para qualificar o ensino e a pesquisa, valorizando a extensão. Tudo feito de forma planejada, com participação do colegiado dos cursos", afirma.

Protagonismo da universidade

O novo regramento federal teve origem em discussões envolvendo os segmentos público, particular e comunitário da educação superior brasileira e usou, como base, normativas como a Constituição Federal, o Plano Nacional de Educação e o Plano e a Política Nacional da Extensão Universitária.

A primeira versão do documento foi aprovada pelo colegiado de pró-reitores no 42º Encontro Nacional do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (Forproex), evento organizado pela Udesc em 2017, em Florianópolis.

O conteúdo final da normativa seria destinado apenas para o sistema federal de ensino superior, no entanto, o protagonismo da Udesc nas discussões auxiliou a estender as regras para todas as instituições no País.

A nova Política de Extensão Universitária da Udesc, que incorpora integralmente as diretrizes da resolução do MEC, será apreciada pelo Comitê de Extensão da universidade nesta terça-feira, 18.

"A extensão universitária na Udesc vive uma etapa de valorização sem precedentes, a mais importante da história da extensão na instituição", conclui o coordenador de Extensão da Udesc, Daniel Kalil.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • 42º Forproex, realizado pela Udesc em Florianópolis, ajudou a consolidar a normativa.
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2037
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8200
E-mail: dg.esag@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h