O programa teve como propósito central a promoção de ações que contribuíssem para o aprofundamento do debate e da experiência sobre as culturas infantis, partindo do brinquedo, da brincadeira e da cultura lúdica como elementos essenciais para a compreensão do brincar enquanto atividade sociocultural das crianças. Assim, o programa buscou reconhecer as infâncias como espaços de experiência, criação e conhecimento, reafirmando a criança como sujeito de direitos e produtora de cultura.
Ações Desenvolvidas:
1. FAED Brincante – Destinada à criação e implementação de espaços e tempos voltados às brincadeiras, proporcionando vivências lúdicas diversificadas para as crianças e para os futuros profissionais da educação. Durante o ano, essa ação possibilitou que crianças de diferentes contextos sociais participassem de momentos de interação e criatividade, estimulando o desenvolvimento integral. Coordenação: Julice Dias
2. Formação de Brinquedistas: A brincadeira como um direito humano – Com foco na qualificação de profissionais da Educação Básica e estudantes de Pedagogia, essa ação ampliou os conhecimentos teórico-metodológicos acerca da ludicidade e de sua importância no desenvolvimento infantil. Foram realizadas oficinas, palestras e formações, que permitiram aos participantes uma compreensão mais aprofundada sobre o papel do brincar na educação e na formação humana. Coordenação: Julice Dias
3. Encontro Catarinense de Brinquedotecas Universitárias – Evento que reuniu estudantes, pesquisadores e profissionais da Educação Infantil e dos Anos Iniciais para o intercâmbio de experiências e práticas, promovendo o diálogo entre ensino, pesquisa e extensão. Ao longo do evento, ocorreram mesas- redondas, exposições e debates sobre a importância das brinquedotecas na formação de profissionais sensíveis às infâncias. Coordenação Adilson De Angelo
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