Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

14/06/2023-14h01

Revistas da Udesc Faed se destacam nas áreas de Educação, História e Ciências Humanas

As revistas acadêmicas do Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) são destaques em suas áreas no sistema de avaliação Qualis, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que relaciona e classifica os veículos utilizados para a divulgação da produção científica dos programas de pós-graduação stricto sensu quanto à circulação, qualidade e área de avaliação.

As revistas Linhas, Percursos e Tempo e Argumento são editoradas pelo centro e apresentaram elevados patamares na última avaliação quadrienal, Qualis 2017/2021, da Capes.

O diretor de Pesquisa e Pós-Graduação da Udesc Faed, professor Emerson César de Campos, ressalta que as revistas científicas exercem papel fundamental na divulgação dos resultados das pesquisas mais recentes, bem como das mais antigas dispostos geralmente em repositórios, colaborando decisivamente para produção e propagação da pesquisa no país. "A direção da Faed envereda muitos esforços para garantir excelência nos periódicos científicos do Centro, ressaltando que os três estão inseridos em altos estratos no Qualis Capes", afirma.

O diretor geral da Udesc Faed, professor Celso João Carminati, destaca a importância das revistas da Faed e o lugar central que ocupam para a socialização de conhecimentos cientificamente produzidos e socialmente referenciados. "Parabenizamos todas as equipes editoriais e profissionais que ao longo das últimas décadas têm se dedicado a essas tarefas e anunciamos que já estamos tramitando internamente a incorporação de mais uma revista e estudando a estruturação do Núcleo de Publicações do Centro", revela.

O Setor de Publicações da Udesc Faed é responsável por editorar as três revistas do centro. Saiba mais sobre cada uma delas:

Revista Percursos

A Revista PerCursos é um periódico interdisciplinar aberto a diferentes campos de conhecimento, mas fortemente referenciado nas Ciências Humanas e nas Ciências Sociais Aplicadas. Privilegia temas transversais aos debates e reflexões presentes contemporaneamente entre antropólogos, educadores, geógrafos, historiadores, sociólogos, profissionais da informação e planejamento. A revista se propõe a discutir os caminhos da reflexão teórica e das práticas disciplinares, a partir de contribuições originais de pesquisadores e pesquisadoras sensíveis ao papel da produção do conhecimento na compreensão das inquietações da sociedade contemporânea.

Na avaliação Qualis/Capes 2017/2021, a revista PerCursos foi de B1 para A4. Atualmente a revista tem como editora a professora Renata Rogowski Pozzo, e produção editorial da técnica universitária Darli Damian da Silva.

Mais informações e todas as edições da Percursos podem ser acessadas no site da revista: http://www.revistas.udesc.br/index.php/percursos

Revista Tempo e Argumento

A Revista Tempo e Argumento é uma publicação do Programa de Pós-Graduação em História (PPGH), da Udesc Faed. Foi criada em 2009 com a finalidade de constituir um espaço de divulgação de estudos recentes, inovadores e de referência no domínio da História do Tempo Presente. O periódico, ao promover o intercâmbio de informações e experiências entre pesquisadores e instituições brasileiras e estrangeiras, tem estimulado a produção científica na área de Histórias e afins. Em função de seu escopo e das iniciativas adotadas, isso significa fomentar o debate de questões teórico-metodológicas referentes à área de História e possibilitar a circulação com acesso aberto de publicações, comentários, artigos, entrevistas e documentos de caráter historiográfico.

Nos últimos anos o periódico tem se destacado por buscar a produção qualificada e abordagens inovadoras nas discussões sobre História do Tempo Presente na América Latina, com especial destaque para países como a Brasil, Argentina, o Chile, o México e o Uruguai. São ainda constantes as relações com investigadores e investigadoras situados na Europa, com contribuições na forma de artigos e ensaios publicadas por portugueses, espanhóis, franceses, entre outros. Mais recentemente, a diversificação de abordagens e temáticas e a divulgação constante da revista tem possibilitado a ampliação de seu alcance e a recepção de contribuições de acadêmicos de países como Moçambique e Estados Unidos.

Desde 2021 a revista Tempo e Argumento adotou a publicação em fluxo contínuo, o que a insere no modelo mais atual e ágil empregado por diferentes periódicos científicos. Na avaliação quadrienal Qualis/Capes 2017/2021 a Revista Tempo e Argumento obteve o estrato A1. Atualmente a revista tem como editores chefes as professoras Silvia Maria Fávero Arend, Caroline Jaques Cubas e o professor Reinaldo Lindolfo Lohn, e produção editorial do técnico universitário Anderson Mendes.

Mais informações e todas as edições da Tempo e Argumento podem ser acessadas no site da revista: http://revistas.udesc.br/index.php/tempo

Revista Linhas

A Revista Linhas é publicada pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Udesc Faed, desde o ano 2000. Tem periodicidade quadrimestral, recebendo propostas de dossiês e publicando artigos de demanda contínua, resenhas e traduções. Publica, também, entrevistas em vídeo. O periódico tem como finalidade veicular a produção científica interdisciplinar da comunidade acadêmica nacional e internacional, da área de Educação, a fim de contribuir para o desenvolvimento da ciência e do saber.

O comitê científico é composto por pesquisadores brasileiros e estrangeiros. É indexado em Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciencia y la Cultura – OEI; Índice de Revistas de Educación Superior e Investigatión Educativa – IRESIE; EDUBASE – Faculdade de Educação / UNICAMP – São Paulo / Brasil; Citas Latinoamericanas em Ciências Sociales y Humanidades – CLASE; Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, Espana y Portugal – LATINDEX.

Atualmente, conforme avaliação Qualis/Capes 2017/2021, a revista Linhas possui estrato A2 em Ensino e, A2 em Educação. A revista tem como editor chefe o professor Lourival José Martins Filho, como editora associada a professora Luciane Mulazani dos Santos, e como editores assistentes os professores Celso João Carminati, Rosa Elisabete Militz, Sérgio Luiz Ferreira de Figueiredo, e Silvia Maria Fávero Arend, com produção editorial da técnica universitária Karla Cristina Fernandez Philipovsky Koerich.

Mais informações e todas as edições da Linhas podem ser acessadas no site da revista:
http://www.revistas.udesc.br/index.php/linhas

Assessoria de Comunicação da Udesc Faed
Jornalista Carolina Hommerding
E-mail: comunicacao.faed@udesc.br 


galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 3
  • Imagem 4
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8500
E-mail: dg.faed@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h