Contato: adilson.francisco@udesc.br
O programa objetiva promover uma reflexão sobre o trabalho pedagógico tomando por base a realidade da Educação Infantil como espaços múltiplos de vivências das infâncias e das culturas infantis; o reconhecimento da criança como sujeito histórico e de direitos; a instituição de Educação Infantil como espaço e tempo de vivência dos direitos infantis; o cotidiano institucional como ponto de partida (e de chegada) para se pensar a educação e o cuidado da pequena infância em espaços coletivos de educação, sobretudo nas questões que se prendem à prática docente e à formação de professoras e professores da Educação Infantil. Em diálogo com o referencial teórico-metodológico de Paulo Freire, a Pedagogia da Infância e a Sociologia da Infância, suas ações dirigem-se aos profissionais da Educação Básica emergindo de uma concepção de educação que se constitui decorrente dos processos ininterruptos de formação e que carrega consigo a intencionalidade de transformar a realidade a partir do protagonismo dos sujeitos que a integram. As Ações desse programa se articulação às ações do Programa de Extensão “Laboratório de Cultura Digital-L@bCult”, do Centro de Educação a Distância–CEAD-UDESC.
1) Ação “As crianças e a cidade”: A ação desenvolvida em parceria com o NEIM Hassis e teve como objetivo principal compreender as relações entre os espaços urbanos e os direitos infantis. As atividades buscaram promover a "escuta sensível" das crianças, reconhecendo-as como sujeitos ativos na construção do espaço social. Coordenação: Adilson De Angelo
2)Ação “Formação em Ação – Fórum Catarinense de Educação Infantil”: Com foco na formação continuada de profissionais da educação infantil, esta ação acompanhou as iniciativas do Fórum Catarinense de Educação Infantil (FCEI), contribuindo para a discussão sobre as políticas públicas para a educação infantil e a qualificação dos educadores. Coordenação: Adilson De Angelo.
3)Ação/Evento: “Colóquio Diálogos Freirianos' (12ª-13ª edições): Dedicado ao estudo e reflexão sobre a obra de Paulo Freire, o colóquio promoveu discussões sobre as contribuições do educador para a formação docente e a educação popular. O evento foi realizado em duas edições (XII e XIII Colóquio), reunindo pesquisadores, estudantes e educadores para debater a necessidade de reinvenção da pedagogia freiriana nos contextos contemporâneos. Coordenação: Adilson De Angelo
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.




