O Programa visa atender a populações vulneráveis na Grande Florianópolis por meio de ações educativas voltadas à inclusão social, cidadania e defesa de direitos sociais. A proposta pretende construir um museu virtual, com ênfase na memória das lutas sociais.
A primeira ação, o projeto “Memórias das Periferias”, destina-se a um público formado por moradores de bairros cujas histórias foram marcadas pela luta pelo direito à moradia. Visa documentar a história dessas localidades cujos protagonismos construíram novos bairros na cidade. O projeto “Novos olhares sobre a cidade” volta-se às mulheres e à população jovem de bairros da periferia da Grande Florianópolis, nas novas áreas habitadas por população migrante em situação de vulnerabilidade social. Propõe-se oficinas de fotografia que trabalhem sobre a percepção do espaço por eles construído e sobre a cidade que os envolve, assim como percepções de inclusão/exclusão nesse espaço. O curso “O migrante e o Direito à Cidade” tem por objetivo socializar conhecimentos produzidos pela Universidade para moradores das novas áreas de expansão da cidade, proporcionando trocas de experiências e saberes por meio de encontros entre lideranças de diferentes áreas da periferia urbana da Grande Florianópolis. Será realizado em duas edições anuais (2024 e 2025).
Ações:
1.Projeto “Memórias das Periferias: imagens e narrativas de seus moradores” . Coordenadora: Fernanda de Salles.
2.Projeto “Novos olhares sobre a cidade”. Coordenador: Francisco Canella.
3.Curso “O migrante e o direito à cidade”. Coordenador: Francisco Canella
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007 Itacorubi, Florianópolis / SC CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8500
E-mail: dg.faed@udesc.br
Horário de atendimento: 07h às 19h
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.