Programa: “PROCAES I – Programa para o Desenvolvimento de Capacidades Estratégicas I” – Vigência – 1º/04 a 31/12/25
Coordenador: Diogo Pereto Nunes Martins
Resumo da proposta:
A sigla “PROCAES” condensa dois significados numa única expressão. Por um lado, é o acrônimo do Programa para o Desenvolvimento de Capacidades Estratégicas – PROCAES. Por outro, de forma mais sutil, faz alusão à noção de Estratégia por meio da metáfora do “cais”. Não se busca um cais literal, mas um destino: uma nova posição (em um seguimento cultural, nicho de mercado ou setor social), uma nova situação (econômica, tecnológica, social, política ou cultural). O cais simboliza um dos aspectos mais conhecidos da Estratégia: a definição de uma meta, um objetivo distante que se almeja alcançar. Esta metáfora que inspira e norteia o programa, estando presente em sua logomarca, seus métodos e serviços.
Seu objetivo é compartilhar, de forma altruísta e desinteressada, conhecimentos e habilidades estratégicas com um público amplo, apoiando a formação de lideranças e o desenvolvimento de iniciativas transformadoras que possam enfrentar os graves problemas sociais e, ao mesmo tempo, aproveitar novas oportunidades nas sociedades latino-americanas e caribenhas. Procura desenvolver os elementos objetivos e subjetivos da realidade social e do exercício do poder, da capacidade de formular uma estratégia, executá-la, e exercer as capacidades criadas. Em suma, o PROCAES visa informar, formar, refletir, pensar e atuar sobre as capacidades estratégicas que permitam aos indivíduos, grupos sociais, povos, países e territórios na América Latina e Caribe viverem uma vida substantivamente plena no atual estágio de desenvolvimento tecnologizado e mundializado das nossas sociedades.
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.