Programa Institucional de Iniciação Científica e de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIC&DTI) e Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica (PIVIC)
Esses programas têm como objetivo principal contribuir para a formação e engajamento de estudantes de graduação em atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação. A participação nessas atividades pode ajudar a formar recursos humanos para qualquer atividade profissional ou para o fortalecimento da capacidade inovadora do país. Além disso, os programas visam reduzir o tempo médio de permanência dos alunos na pós-graduação, ao qualificá-los para esses programas desde a graduação.
Consolidar a política institucional de iniciação científica e de pesquisa.
Aumentar a interação entre a graduação e a pós-graduação.
Estimular pesquisadores a envolverem estudantes em atividades científicas, tecnológicas e culturais.
Proporcionar aos estudantes a aprendizagem de métodos de pesquisa, além de estimular o pensamento científico e a criatividade.
Neste programa, são distribuídas bolsas de iniciação científica e de desenvolvimento tecnológico e inovação. Essas bolsas são financiadas pelo CNPq (modalidades PIBIC, PIBIC-Af e PIBITI) e pela UDESC (modalidades PROBIC, PROBIC-Af e PROBITI).
As modalidades PIBIC-Af e PROBIC-Af são exclusivas para estudantes que ingressaram na UDESC por meio do Programa de Ações Afirmativas.
As modalidades PIBITI e PROBITI são voltadas, preferencialmente, para estudantes orientados por pesquisadores com experiência em desenvolvimento de protótipos, processos e produtos.
As bolsas são concedidas anualmente a projetos de docentes e têm duração de 12 meses. A seleção dos estudantes é de responsabilidade do docente que recebe a bolsa.
Neste programa, a participação do aluno é voluntária, sem bolsa. O estudante deve se dedicar a pelo menos 8 horas semanais para o projeto de pesquisa, sob a orientação de um docente coordenador.
Se você for estudante da UDESC, a participação em um desses programas pode ser uma excelente oportunidade para desenvolver sua pesquisa e se aprofundar em sua área de estudo.
O Seminário de Iniciação Científica da UDESC é realizado todos os anos, com o objetivo de divulgar e estimular a iniciação científica e o desenvolvimento tecnológico e inovação, com a apresentação pública de resultados de pesquisas desenvolvidas por estudantes da graduação.
Os projetos de iniciação científica fazem parte de uma importante política nacional de pós-graduação, que busca fortalecer a pesquisa nas Universidades, contribuindo com o desenvolvimento científico do país. Dentro dessa política de incentivo à pesquisa, promovida pela UDESC junto com CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico / Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, a apresentação dos trabalhos é um dos compromissos assumidos pelos estudantes e bolsistas de iniciação científica. Dentro de uma política de formação crítica, reflexiva e criativa, as pesquisas universitárias contribuem com o desenvolvimento científico nacional, elaborando conhecimentos que retornam à sociedade e movimentam esse processo constante de aprender a fazer Ciência.
Os conteúdos apresentados reúnem os resultados finais dos planos de atividades desenvolvidos pelos(as) bolsistas e voluntários(as) em projetos de pesquisa vinculados ao Programa de Iniciação Científica da Udesc.
Os resumos das apresentações são registrados nos anais de cada edição do evento e publicados no site da PROPPG. Entre outras finalidades, a publicação das informações visa prestar contas à sociedade sobre as ações da universidade e auxiliar no intercâmbio entre pesquisadores.
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.




