Entre o final de abril e início de maio de 2025, o professor Francisco Henrique de Oliveira, do Departamento de Geografia, coordenador do Laboratório de Geoprocessamento (GeoLab), realizou visita técnica à universidade holandesa para uma série de reuniões com professores e pesquisadores da área, a fim de fortalecer a colaboração com a Faculty of Geo-Information Science and Earth Observation (ITC), unidade de excelência internacional na área de geoinformação.
Na universidade de Twente, o relacionamento englobou agendas com pesquisadores renomados vinculados à Federação Internacional de Geomensura (FIG), como os professores Jaap Zevenbergen (Sistemas de Administração de Terras), Dimo Todorovski, presidente da Comissão 2 da FIG e especialista em Urban and Land Futures/ITC, e Javier Martinez (Desenvolvimento Urbano e Qualidade de Vida).
Propostas de cooperação
Os encontros resultaram em propostas de cooperação, incluindo o desenvolvimento de projetos conjuntos, coorientações em programas de mestrado e doutorado, e o fortalecimento das atividades de pesquisa e ensino do Laboratório de Geoprocessamento (GeoLab).
De acordo com o professor Francisco Henrique de Oliveira, a visita também foi estratégica para o planejamento de uma nova proposta de pesquisa colaborativa, com o objetivo de consolidar a participação oficial da Universidade de Twente nas atividades do GeoLab, especialmente em ações de intercâmbio de estudantes de graduação e pós-graduação.
Mobilidade acadêmica
A parceria entre o GeoLab e o ITC vem sendo fortalecida também por meio da mobilidade acadêmica. Um exemplo é o doutorando Guilherme Braghirolli, do PPGPlan, da Udesc Faed, que realizou um estágio-sanduíche de seis meses no ITC, com apoio da FAPESC (Edital Nº 07/2024 – Apoio à Mobilidade para Pesquisadores Catarinenses). Durante o intercâmbio, Braghirolli desenvolveu sua pesquisa com coorientação da professora Mila Koeva, especialista em tecnologias aplicadas à gestão territorial.
"Agradecemos especialmente o apoio técnico-científico da equipe da Universidade de Twente, com destaque para a Dra. Flávia Carvalho de Souza (Project Officer) e Petra Weber (Management Assistant)", conclui Oliveira.
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.