A Irmandade do Divino Espírito Santo (IDES) inaugurou no dia 09 de junho de 2018 a exposição “Mais de dois séculos de história”, no prédio anexo à Capela do Divino Espírito Santo, na Praça Getúlio Vargas, em Florianópolis. A iniciativa conta com apoio do Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura, do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte e Fundação Catarinense de Cultura (FCC).
Há uma longa trajetória histórica, a IDES foi instituída em 10 de junho de 1773, completa, portanto, 245 anos. Desde então, tem contribuído para a preservação das tradições religiosas e culturais açorianas por meio, principalmente, da Festa do Divino que recentemente foi considerada Patrimônio Cultural de Santa Catarina e do Município de Florianópolis.
O Instituto de Documentação e Investigação em Ciências Humanas, vinculado ao Centro de Ciências Humanas e da Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC/FAED), juntamente com o Laboratório de Relações de Gênero e Família (LAGEF) - organizaram e digitalizaram aproximadamente 9 mil imagens e documentos históricos, que fazem parte deste projeto que visa compreender e disseminar a importância da IDES no contexto regional e nacional.
Para conhecer/visitar a exposição é necessário agendamento com a IDES pelo telefone: 32245008 ou pelo email: Ver email
O material está disponível para consulta em 04 DVD's, sendo:
Documentos;
Fotografias;
Jornais;
Filmes e Apresentações;
Livros.
Para ter acesso aos DVDs com os documentos digitais na íntegra, é necessário agendar uma visita ao IDCH ou ao próprio IDES.