Evento estadual é uma das etapas preparatórias
para a conferência nacional - Arte: Divulgação
Nesta quarta-feira, 27, inicia em Florianópolis a
5ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres. O evento é organizado pelo Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (Cedim/SC), com apoio da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), por meio do
Centro de Educação a Distância (Cead).
Com estimativa de reunir cerca de 350 delegadas, o evento será realizado de forma híbrida, com atividade presencial no Hotel Canto da Ilha, em Ponta das Canas.
Confira a programação. A etapa estadual elegerá representantes para a conferência nacional, que ocorrerá em Brasília, de 29 de setembro a 1º de outubro.
A professora Cléia Demétrio Pereira, da Udesc Cead, que também é representante da universidade estadual no Cedim/SC, destaca a importância do evento.
"A conferência é um momento histórico de escuta, participação e construção coletiva de políticas públicas que realmente reflitam as vidas, lutas e direitos das mulheres", afirma.
A presidente do Cedim-SC, Marlete de Oliveira, ressalta a relevância da participação de mulheres de todas as regiões, realidades e identidades do Estado.
"Mulheres do campo, da cidade, das comunidades indígenas, quilombolas, ribeirinhas, negras, brancas, trans, com deficiência, jovens, idosas, trabalhadoras, mães, todas as vozes importam. Todas são bem-vindas”.
Conferência nacional em setembro
O evento estadual é uma das etapas da
5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, que é promovida pelo Ministério das Mulheres e pelo Conselho Nacional dos Direitos das Mulheres. Com o tema “Mais Democracia, Mais Igualdade e Mais Conquistas para Todas”, a conferência nacional é descrita como "um amplo processo democrático e participativo", envolvendo a colaboração entre os entes federativos e a sociedade civil.
Cléia reforça a importância da participação nas etapas da Conferência. "Participem das etapas municipais ou regionais da conferência em suas cidades. Tragam suas ideias, saberes, vivências. A construção de políticas públicas só acontece com a nossa presença ativa".
Na universidade estadual catarinense, a docente coordena o
Laboratório de Direitos Humanos (LabDH) e o programa de extensão permanente
Educação em Direitos Humanos das Mulheres, Gestão e Sustentabilidade.
Mais informações
Vinculado à Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS), o Cedim/SC é um "órgão de caráter permanente, deliberativo e consultivo de composição paritária entre governo e sociedade civil, com a finalidade de formular diretrizes e políticas públicas que visem assegurar os direitos das mulheres, atuar no controle social, entre outros".
Para mais detalhes sobre as conferências estadual e nacional, acesse os sites oficiais da conferência
estadual e
federal.
Assessoria de Comunicação da Udesc Cead
Jornalista Gustavo Cabral Vaz
E-mail: comunicacao.cead@udesc.br
Telefones: (48) 3664-8454