Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências Humanas e da Educação

Notícia

15/03/2023-14h20

Curta-metragem da Udesc sobre Antonieta de Barros é exibido em sessão na Alesc

 
Exibição comemora os 20 anos do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Udesc (Neab) - Fotos: Div. e Alesc
O filme Caminhando com Antonieta de Barros, produzido em parceria por ações e projetos de extensão da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), foi exibido durante a sessão da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc) no Dia Internacional da Mulher, em 8 de março.

O curta-metragem aborda as vivências de Antonieta de Barros e sua relação com o espaço urbano de Florianópolis, assim como suas transformações ao longo do tempo. Professora, escritora e mulher negra filha de ex- escravizada, Antonieta se tornou a primeira deputada negra de Santa Catarina e do Brasil na década de 1930 e teve seu nome inscrito no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria neste ano.

Conforme os responsáveis pelo vídeo, "sua história de vida e sua relação com o espaço urbano da cidade são os fundamentos da produção, que visa se tornar mais um meio para fortalecer o trabalho com a educação patrimonial e com a educação das relações étnico-raciais".

Produção

O filme foi produzido em 2022 com incentivo do Edital Campus da Cultura, da Udesc. O projeto é proveniente de ações conjuntas do programa Memorial Antonieta de Barros e da ação Caminhando com Antonieta de Barros: Narrativas de resistências e ancestralidades, coordenadas pela técnica Maria Helena Tomaz.

A iniciativa contou ainda com a colaboração do programa Memória e Patrimônio e da ação Itinerários de Educação Museal, coordenadas pela técnica Marilane Machado de Azevedo Maia.

A produção teve participação de Giselle Marques, como atriz e produtora, Chico Caprario, como diretor e produtor, e Guimará, como compositor e diretor musical, além de estudantes de graduação da Udesc e bolsistas de cultura e extensão dos projetos envolvidos na proposta.


Vinte anos do Neab 

As ações coordenadas também fazem parte da comemoração pelos 20 anos do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Udesc (Neab), que "é um espaço de interlocução e formação de professores e gestores, disseminação de debates sobre a constituição e consolidação de políticas afirmativas e estimulação da produção de estudos acerca das experiências históricas e educacionais das populações afrodescendentes em Santa Catarina".

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009

* Esta matéria foi atualizada às 20h35 de 17/03/2023.
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 6
  • Imagem 7
  • Imagem 8
  • Imagem 9
  • Imagem 10
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8500
E-mail: dg.faed@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h