Encontro debateu sobre alfabetização, formação de
professores, políticas educacionais e pesquisas em Educação
(Foto: Divulgação)
O
Grupo de Pesquisa Didática e Formação Docente (Nape), do
Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), e o
Grupo de Estudos e Pesquisas: Formação de Professores e Práticas de Ensino (Foppe), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), realizaram em 17 de maio uma atividade integrada no Centro de Eventos da UFSC.
O encontro debateu e promoveu reflexões sobre alfabetização, formação de professores, políticas educacionais e pesquisas em Educação e oportunizou a integração entre estudantes, professores e gestores das redes e sistemas de ensino de Santa Catarina e dos Programas de Pós-Graduação em Educação da Udesc e da UFSC.
Para a professora Márcia de Souza Hobold, do PPGE da UFSC, estes momentos de aprendizagem e partilha são potentes, carregados de saberes e fazeres no viver a produção do conhecimento científico em educação na atualidade.
O objetivo central do Foppe é realizar pesquisas sobre a profissão docente, relacionadas principalmente a aspectos que circunscrevem processos de formação de professores, práticas de ensino - didática, condições de trabalho, identidades e saberes docentes, currículos e suas implicações no trabalho dos professores, consubstanciados pelas multideterminações do contexto social, além de promover ações de pesquisa e extensão.
Já o Nape, da Udesc Faed, é um espaço de produção e socialização de estudos e pesquisas em Educação, considerando as relações entre formação de professores, docência, alfabetização, práticas curriculares, políticas educacionais e processos de inclusão para o trabalho educativo com crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos. O Nape é também um espaço de articulação da Associação Brasileira de Alfabetização (Abalf) e do Fórum Catarinense de Alfabetização.
Assessoria de Comunicação da Udesc Faed
Jornalista Carolina Hommerding
E-mail: comunicacao.faed@udesc.br