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Notícia

06/03/2023-10h52

Professor da Udesc integra reuniões sobre alfabetização no Ministério da Educação

Professor Lourival (Udesc) e professora Ludmilla (Anped) com a equipe da Secretaria de Educação Básica do MEC (Foto: divulgação)
O professor Lourival José Martins Filho, docente do Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), e atual presidente da Associação Brasileira de Alfabetização (Abalf), integrou duas reuniões sobre alfabetização, realizadas no Ministério da Educação em 15 de março.

O docente esteve acompanhado da professora Ludmila Thomé de Andrade, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que é vice coordenadora do GT-10 da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (Anped).

Pela manhã, na Secretaria de Educação Básica do MEC foram recebidos pela professora Kátia Schweickardt, secretária de Educação Básica; pelo professor Alexsandro Nascimento, diretor de Políticas; pela professora Cybele Amado, diretora de Formação; e pela professora Mônica Maria Silva de Souza, coordenadora de Alfabetização.

No período vespertino na Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi), o diálogo foi com a professora Zara Figueiredo, secretária que de Educação Continuada, Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos e Diversidade e Inclusão.

Tendo como princípio a Alfabetização como direito inalienável de crianças, jovens, adultos e idosos, foram apresentadas quatro prioridades: 1. Revogação da Política Nacional de Alfabetização - decreto nº 9.765, de 11 de abril de 2019 e todos os seus desdobramentos e institucionalização urgente de uma Política Nacional de Alfabetização à luz dos construtos teóricos/científicos consolidados no campo da alfabetização no brasil; 2. Direito à aprendizagem, pós-restrições da Covid-19; 3. Profissionalização docente; 4. Políticas do livro e materiais pedagógicos para a alfabetização.

Para o professor Lourival, é fundamental que o MEC realize um trabalho colaborativo com universidades, associações, centros e grupos de pesquisa do campo da alfabetização, redes e sistemas de ensino, para a construção de uma política nacional de alfabetização, bem como sua implementação e avaliação.

“Dentre os destaques no diálogo com as equipes, tivemos a sinalização que o MEC pretende fazer seminários para discussão e avaliação em todas as suas políticas”, ressaltou Lourival.

Assessoria de Comunicação da Udesc Faed
Jornalista Carolina Hommerding
E-mail: comunicacao.faed@udesc.br 

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