Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

25/05/2023-11h19

Professor da Udesc integra eventos internacionais sobre pesquisa e publicações científicas

Professor José Francisco Salm Junior (segundo da esquerda para direita) participou de fórum realizado na Feira do Livro de Londres (Foto: divulgação)
O professor José Francisco Salm Junior, docente do departamento de Administração Pública do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) e do Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação (PPGInfo), do Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), participou da edição de 2023 da Feira do Livro de Londres.

O pesquisador integrou o evento intitulado "Research & Scholarly Publishing Forum", parte da programação da feira, realizado em 20 de abril. O Fórum de Pesquisa e Publicação Acadêmica explorou temas como a diversidade e a inclusão na publicação em ciência e tecnologia, políticas nacionais e internacionais para bibliotecas, entre outros.

O professor José Francisco Salm Junior participou do painel intitulado “Reading the Data Compass: The guiding role of metadata in an increasingly complex scholarly research ecosystem”, que discutiu a importância do uso de metadados para orientar a publicação científica em direção à Ciência Aberta.

Os painelistas comentaram sobre o uso de identificadores persistentes (PIDs) para vincular afiliações importantes entre autores e suas instituições, a produção científica e agências de fomento. Além disso, discutiram formas de dimensionar práticas de acesso aberto em situações e a crescente demanda por parte das agências financiadoras e da necessidade de manter boas práticas de dados abertos e interoperabilidade das informações científicas.

Durante o evento, o docente da Udesc argumentou sobre algumas mudanças que estão ocorrendo na publicação científica com o surgimento dos serviços de Processamento de Linguagem Natural e do uso do conteúdo científico, bem como o uso de Narrativas no Currículo Lattes e nos Sistemas de Avaliação do Fomento.

O painel contou ainda com a participação de Daniel Shanahan, que é Diretor da PLOS, uma editora sem fins lucrativos de Acesso Aberto que capacita pesquisadores e acelera o progresso na ciência e na medicina, promovendo a transformação da comunicação científica.

Próximos eventos

Em 31 de maio o professor Salm Junior participará de uma reunião sobre Portais Nacionais de Informação Científica, promovida pela Agência de Economia, Ciência e Inovação do Governo da Bélgica (Reunião do euroCRIS), no departamento de Economia, Pesquisa e Inovação, em Bruxelas, na Bélgica.

Já em 1º de junho o docente estará em Paris, na França, onde integrará uma reunião sobre Sistemas de Informação Científica, organizada pelo Ministério de Educação Superior e Pesquisa da França.

A previsão é que em 13 de setembro o pesquisador esteja presente no evento SWIB23 - 15th Semantic Web in Libraries Conference, a ser realizado em Berlim, na Alemanha, e que terá como tema Web Semântica em Bibliotecas.

A coordenadora do PPGInfo, professora Daniella Pizarro, em nome do programa parabeniza o professor Salm Junior pela competente atuação e por levar suas pesquisas vinculadas ao programa em atividades e eventos internacionais de tamanha importância.

Assessoria de Comunicação da Udesc Faed
Jornalista Carolina Hommerding
E-mail: comunicacao.faed@udesc.br 


galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 2
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8500
E-mail: dg.faed@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h