Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

24/09/2021-17h45

Udesc Faed promove nona edição do Colóquio Diálogos Freirianos em outubro

O Laboratório de Educação e Infância (Laborei), do Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), promoverá em outubro a 9ª edição do Colóquio Diálogos Freirianos.

O evento terá como tema “O menino que lia o mundo: miradas e narrativas no encontro com as infâncias” e se destina ao estudo e à reflexão sobre a obra e o legado de Paulo Freire, reconhecendo a sua importância para a emergência ou a consolidação em diferentes propostas de educação, desafiando a sua própria reinvenção nas experiências pedagógicas desenvolvidas em diversos contextos educativos e etários.

A programação terá início em 4 de outubro com a conferência “O menino que lia o mundo”, com a participação de Carlos Rodrigues Brandão, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e Babyton Santos da Costa, educador popular e produtor cultural.

Para 13 de outubro está prevista a mesa “Dos encontros e dos diálogos freirianos em nossas andanças pela educação”, integrada pelos professores Adilson De Angelo, do Laborei da Udesc Faed, e Maria Tereza Goudard Tavares, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

A mesa “Nada sobre nós sem nós – memórias e narrativas sobre as infâncias, com as infâncias” será realizada em 19 de outubro e contará com Márcia Aparecida Gobbi, da Universidade de São Paulo (USP) e Adriana Alves da Silva, da Unicamp e do Laborei.

A conferência de encerramento intitulada “Infâncias com Paulo Freire” será em 28 de outubro com a participação de Patrícia Redondo da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso-Argentina) e Walter Kohan, da UERJ.

A programação é organizada coletivamente pelo Laborei da Udesc; Núcleo de Estudos e Pesquisa da Educação na Pequena Infância (Nupein), Núcleo de Estudos e Pesquisas Sobre Violências (Nuvic), e Grupo de Estudos e Pesquisas Etnografia e Infância (Gepei) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Grupo de Estudos em Educação Infantil, Infância e Crianças (Grupei) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS); Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Formação de Professores e Processos Educativos (Gepefoppe) do Instituto Federal Catarinense (IFC); e Grupo de Pesquisa Educação, Infância e Gênero (Gedig) da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul).

A participação no evento dará direito a certificado de 20 horas. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas no link do formulário (acesse aqui). Haverá transmissão do colóquio pelo Youtube, no canal do Laborei (acesse aqui).

Assessoria de Comunicação da Udesc Faed
Jornalista Carolina Hommerding
E-mail: comunicacao.faed@udesc.br

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 2
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8500
E-mail: dg.faed@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h