Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

14/07/2021-15h45

Udesc Faed recebe novas mudas de ipês no entorno do centro

Professores Celso Carminati e Jairo Valdati realizaram o plantio das mudas com apoio de servidores terceirizados (Fotos: Arquivo Pessoal Jairo Valdati)
O Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), recebeu na última semana novas mudas de ipês no entorno do prédio.

As árvores foram plantadas pelo diretor geral, professor Celso João Carminati, e pelo professor Jairo Valdati, do departamento de Geografia, com apoio de servidores terceirizados do centro.

Foi plantado um ipê amarelo adulto, com cerca de três 3 metros, na floreira do banco no acesso ao prédio da Udesc Faed, e no entorno do centro mais uma muda de ipê-branco, uma de ipê-amarelo e duas de ipês-roxos, todas com aproximadamente um metro de altura.

De acordo com o professor Jairo todos os ipês são nativos do bioma Mata Atlântica, produzem flores, são caducifólios na estação desfavorável ao crescimento, no inverno. Esta característica faz com que no inverno não produzam sombra, fato favorável em estações muito úmidas como a nossa. No verão a copa fica verde de folhas e produzem sombra, o que favorece o abrigo das pessoas. Outra característica importante é que suas raízes são profundas e não danificam áreas com calçamento, e todos estes ipês, quando adultos, produzem flores.

O diretor geral, professor Celso João Carminati, destaca que o plantio faz parte das metas de arborização dos espaços e entornos da Udesc Faed, repondo e ampliando novas mudas para as áreas verdes. “Representa também, um aceno à importância das árvores nas nossas vidas, diante do atual contexto nacional de destruição das florestas, inclusive em áreas urbanas”, complementa.

Assessoria de Comunicação da Udesc Faed
Jornalista Carolina Hommerding
E-mail: comunicacao.faed@udesc.br
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 8
  • Imagem 9
  • Imagem 10
  • Imagem 11
  • Imagem 12
  • Imagem 13
  • Imagem 14
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8500
E-mail: dg.faed@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h