2013 - Observatorio das Migrações em Santa Catarina
O projeto temático Observatório das Migrações em Santa Catarina é iniciativa coletiva planejada para organizar, sistematizar e dar visibilidade e cometimento públicos a estudos temáticos sobre migrações internas e internacionais em Santa Catarina. O objetivo é compor uma estrutura de pesquisadores e estudiosos do tema, reunir suas pesquisas e constituir um grupo de análise e avaliação do processo migratório catarinense em suas múltiplas dimensões.. Assim ao criarmos o Observatório das Migrações, o projeto temático também cumpre a função de reverberar para a sociedade o sentido e o significado dos processos e transformações sociais, econômicas e demográficas em curso, contribuindo com isto para a divulgação das pesquisas, o esclarecimento pedagógico sobre o tema e a construção de uma perspectiva explicativa sobre o fenômeno social das migrações em Santa Catarina. A base deste processo é, no entanto, as pesquisas individuais, os estudos temáticos desenvolvidos no Observatório em dois eixos temáticos: - Linha Temática I: Migrações na virada do século XIX para o XX visando compreender as Migrações Internas e Migrações Internacionais na Formação Social Catarinense - uma Perspectiva Histórica e - Linha Temática II: Migrações Contemporâneas: Migrações Internas e Migrações Internacionais Contemporâneas no Estado de Santa Catarina.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Projetos de extensão
2022 - Novos Imigrantes em SC: cidadania e diálogo intercultural
O Programa de Extensão: 'Novos Imigrantes em SC: cidadania e diálogo intercultural' visa atender, -através de cursos - o ensino da língua portuguesa para imigrantes e demais cursos de formação paraprofissionais que atuam com imigrantes. Também propõe a elaboração de um Atlas das migraçõesrecentes e uma exposição fotográfica, dando visibilidade aos imigrantes em Florianópolis, Joinville,Criciúma e Chapecó.O programa envolve três ações: 1. Projeto curso de extensão 'Diálogo intercultural e português como língua de acolhida'. Coordenador:André Souza Martinello. Solicitará uma bolsa de extensão. 2. Projeto curso de extensão 'Curso de Migração, Direitos Humanos e Acolhida' Formação paraprofissionais que atuam com imigrantes e refugiados. Coordenador: André Souza Martinello e GláuciaOliveira Assis. Solicitará uma bolsa de extensão. 3. Projeto - Novas faces da migração em Santa Catarina; Exposição fotográfica e elaboração de Atlas das migrações recentes em Santa Catarina. Coordenadora Isa de Oliveira Rocha.
Novos e velhos migrantes: cidadania, diversidade e educação - Edição 2020/2021
O Programa de Extensão Novos e velhos migrantes: cidadania, diversidade e educação visa atender a populações vulneráveis na Grande Florianópolis, especialmente aos novos migrantes que se caracterizamcomo o grupo social mais vulnerável na região. O programa envolve três ações, a saber: 1. Projeto 'Memórias do Monte Cristo' (solicita uma bolsa). Coordenadora: Fernanda de Salles. 2. Projeto 'Novos olhares sobre a cidade'. Coordenador: Francisco Canella. 3. Projeto 'Diálogo intercultural e português como língua de acolhida'. (solicita uma bolsa). Coordenadora: Gláucia de Oliveira Assis. O Programa e suas ações vinculadas solicitam R$ 20.000,00 de recursos. A primeira ação destina-se a um público formado por moradores e moradoras da comunidade em vulnerabilidade social. Visa documentar a história do bairro, dando ênfase a importância dos/as migrantes na construção desse espaço de memória. O projeto ?Novos olhares sobre a cidade? volta-se a população jovem dessa comunidade, principalmente aos novos migrantes e filhos de migrantes nascidos no bairro, reeditando a experiência do projeto Ver a Cidade nas novas periferias. Propõe-se oficinas que trabalhem sobre a percepção do espaço por eles construído e sobre a cidade que os envolve, assim como percepções de inclusão/exclusão nesse espaço. O projeto 'Diálogo intercultural e português como língua de acolhida', por sua vez, pretende criar espaços de aprendizagem do ortuguês como língua de acolhida para grupos migrantes e seus filhos, bem como espaços de intercâmbio, prática e visibilidade da diversidade e da interculturalidade do território habitado, através do vínculo com instituições educacionais e organizações não governamentais da comunidade Monte Cristo.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007 Itacorubi, Florianópolis / SC CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8500
E-mail: dg.faed@udesc.br
Horário de atendimento: 07h às 19h
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.