Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

12/08/2016-12h27

Abertura oficial do Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos da Udesc Oeste será em setembro

Primeira turma do curso já iniciou atividades há duas semanas, em Pinhalzinho - Foto: Divulgação

O Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos do Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), promoverá a abertura oficial do Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos com uma aula inaugural em 1º de setembro, às 19h, no Auditório da Câmara Municipal de Pinhalzinho. Já as atividades da primeira turma do curso começaram em 1º de agosto, com 15 alunos.

Na aula inaugural, o professor Márcio Antônio Mazutti, doutor em Engenharia de Alimentos e coordenador de Projetos Institucionais da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), falará sobre os desafios da pós-graduação na área de alimentos.

Apresentação

Nesta quinta-feira, 11, a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos, professora Aniela Pinto Kempka, falou aos alunos sobre normas do mestrado, legislações, acesso às informações e estruturas física e humana.

Depois, o técnico Orestes Trevisol, responsável pela biblioteca de Pinhalzinho, deu explicações sobre acesso a livros, periódicos e cadastros dos estudantes.

O mestrado, que é gratuito e o segundo do Estado na área, será ministrado por dez professores de Engenharia de Alimentos e Engenharia Química, de Pinhalzinho, dois de Zootecnia, de Chapecó, e dois de Agronomia, do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Udesc em Lages. 

Linhas de atuação

O mestrado tem duas linhas de pesquisa. Uma delas é Desenvolvimento e Otimização de Tecnologias, Produtos e Processos, com o objetivo de fazer o alimento produzido em processo industrial ter maior viabilidade financeira e valor agregado.

Essa linha também estudará os processos envolvidos na produção de diferentes classes de alimentos voltados à qualidade dos produtos finais. As disciplinas terão, como foco, as tecnologias de carnes, ovos e derivados, processos fermentativos, produtos lácteos, pós-colheita de frutas e hortaliças e engenharia bioquímica.

A segunda linha de atuação é Propriedades e Segurança dos Alimentos, que estudará as propriedades químicas, físicas, biológicas, nutricionais, funcionais e microbiológicas dos alimentos.

As disciplinas contemplarão estudos sobre detecção e análise de organismos geneticamente modificados, propriedades físicas e termofísicas dos alimentos e biologia molecular dos alimentos.

Objetivos

Entre os objetivos do curso, a professora Aniela cita tornar os departamentos envolvidos em centros de referência na região, com destaque em ciência dos alimentos, segurança alimentar, produção, desenvolvimento de tecnologias e otimização de produtos e processos.

Ela disse também que o profissional formado estará capacitado para exercer atividades de docência de nível superior, fortalecer o desenvolvimento de pesquisa científica e tecnológica e prestar consultoria e trabalhos especializados em empresas e no setor público do Oeste do Estado.

Leia mais: 

24/05/2016 - Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos da Udesc Oeste registra 60 candidatos para 15 vagas

07/01/2016 - Udesc Oeste oferecerá Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos a partir deste ano

Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Valmor Pizzetti
E-mail: valmor.pizzetti@udesc.br
Telefone: (48) 3664-7935
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h