Grupos de Pesquisa e Laboratórios em atividade no PPGE
GRUPO DE PESQUISAS EM GEOGRAFIAS, IMAGENS E EDUCAÇÃO - ATLAS
O Atlas propõe realizar pesquisas com abordagens teórico-metodológicas amparadas na filosofia da diferença e nos estudos culturais, a partir das noções de práticas de subjetivação, cartografias intensivas, processos de invenção em educação inseridas em outras espacialidades contemporâneas. O grupo integra o projeto de pesquisa Imagens, Geografias e Educação (http://www.geoimagens.net/) financiado pelo CNPq, junto a universidades brasileiras e internacionais. As coordenadoras do grupo participam do Programa de Pós-Graduação em Educação (mestrado e doutorado) e do curso de Geografia do Centro de Ciências Humanas e da Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina (FAED-UDESC). As repercussões dos trabalhos do grupo na comunidade científica e, em geral, diluem-se na participação de projetos de pesquisa, extensão e ensino em escolas públicas e espaços não formais de educação (unidades de conservação, espaços da cidade, espaços de privação de liberdade etc.).
Professor(es): Ana Maria Hoepers Preve, Ana Paula Nunes Chaves
ARQUIVOS PESSOAIS, PATRIMÔNIO E EDUCAÇÃO
Desenvolver pesquisas que tematizem arquivos pessoais, cujas materialidades se constituem em documentos para a historiografia. Problematizar a produção desses arquivos, considerando cada um deles, em que pesem suas especificidades, testemunhos de práticas culturais, significativos para a pesquisa histórica. Objetiva-se, nesse sentido, contribuir para um maior conhecimento dos itinerários de diferentes sujeitos, por meio da investigação de seus múltiplos pertencimentos, de suas redes relacionais, analisando suas posições de singularidade, a partir das interações experimentadas em seus espaços de atuação. Busca-se promover reflexões a respeito dessas questões nos domínios da História e nas interfaces com o campo da História da Educação e do Patrimônio Cultural, especialmente aquelas referentes ao gênero biográfico, às práticas de arquivamento do eu e às escritas de si. As pesquisas, como espaços de trabalho,identificam-se, igualmente, com pressupostos teóricos da História Pública tendo como referenciais o estudo da presença dos intelectuais no espaço público; a divulgação e o gerenciamento do patrimônio histórico educativo material e imaterial; o impacto das novas mídias sobre as estratégias de construção e publicização da memória; os diálogos entre arquivos pessoais, história da educação e patrimônio e por meio de salvaguarda em centros de memória, museus e arquivos que promovam a ampliação do repertório historiográfico da educação, como uma produção discursiva de um determinado tempo e lugar. O Grupo assim constituído estimula reflexões sobre a atuação dos profissionais que lidam diretamente com as chamadas representações históricas.
Professor(es): Maria Teresa Santos Cunha
ARTE E FORMAÇÃO NOS PROCESSOS POLÍTICOS CONTEMPORÂNEOS
O grupo atua no campo da pesquisa em arte construindo uma interface com a formação estética e política de professores. A partir do Laboratório Interdisciplinar de Formação de Professores (LIFE) tem construído processos de pesquisa, que vinculam o campo da arte e da formação docente investigando os processos políticos e seus grandes temas como as tecnologias, a educação especial e as políticas públicas. Uma das linhas de pesquisa do grupo caracteriza-se por investigar os processos artísticos contemporâneos vinculados a praxis pedagógica. O grupo busca também constituir uma interface com ensino e extensão, além da pesquisa e fundamenta-se na Pedagogia Histórico-crítica. O grupo é vinculado ao Programa de Pós-graduação de Artes Visuais e envolve pesquisadores da UDESC e de outras universidades brasileiras e internacionais.
Professor(es): Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva
COLETIVO CIRANDA: GRUPO DE PESQUISA INFÂNCIA, CIDADANIA E REDES EDUCATIVAS
O Coletivo Ciranda - Grupo de Pesquisa Infância, Cidadania e Redes Educativas está vinculado ao Laboratório de Educação e Infância LABOREI, no âmbito do Centro de Ciências Humanas e da Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina, FAED-UDESC. Seu principal objetivo é promover e consolidar pesquisas em torno das relações entre infância e educação, contribuindo com a produção de conhecimento acerca da condição social das crianças na sociedade capitalista, seus modos de viver a infância e as representações geracionais na produção das culturas infantis, tendo em vista a definição de indicadores e referências que subsidiem a elaboração de políticas públicas destinadas à infância em diferentes contextos educativos. Linhas de Pesquisa: 1 - Diversidade, desigualdades, cidadania e culturas infantis; 2 - Instituições, Redes Educativas e Processos de Planejamento e Avaliação.
Professor(es): Julice Dias
CULTURA IMPRESSA E DIGITAL (GP-CIDI)
Desenvolvimento de estudos e pesquisas que contribuam para a reflexão teórica e prática do papel da informação, da biblioteca e da atuação profissional do gestor de unidades de informação nos processos de ensino e aprendizagem, e de competência em informação no contexto da sociedade contemporânea. As pesquisas deverão ser desenvolvidas a partir de duas linhas: (i) Informação, Memória e Sociedade; e (ii) Informação e Conhecimento na Sociedade Contemporânea.
Professor(es): Gisela Eggert Steindel, Elaine Rosangela de Oliveira Lucas
DIDÁTICA E FORMAÇÃO DOCENTE - NAPE
O Grupo de Pesquisa Didática e Formação Docente - NAPE - é um espaço de produção e socialização de estudos e pesquisas em Educação, considerando as relações entre formação de professores, docência, alfabetização, práticas curriculares e políticas educacionais para o trabalho educativo com crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos. O NAPE funciona na sala 315 do Centro de Ciências Humanas e da Educação - FAED/Udesc. O NAPE é também um espaço de articulação da Associação Brasileira de Alfabetização e do Fórum Catarinense de Alfabetização.
Professor(es): Alba Regina Battisti de Souza, Lourival José Martins Filho, Altino José Martins Filho
EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO E TECNOLOGIA - EducomFloripa
Este grupo de pesquisa tem por campo epistemológico as interfaces entre as áreas de Comunicação e Educação e suas relações com a Sociedade. Suas preocupações envolvem os processos de construção dos significados, o desenvolvimento de processos comunicacionais nas práticas sociais e a integração de tecnologias de informação e comunicação na teoria e na prática pedagógica das diferentes modalidades educativas. Inclui, portanto, a cidadania e os direitos humanos, a arte, a saúde, a diversidade, a sexualidade, o meio-ambiente e a inclusão social e digital, nos quais linguagens, processos comunicacionais, teoria e prática pedagógica constituem um campo de ação e pesquisa interdisciplinar e interdiscursivo.
Professor(es): Ademilde Silveira Sartori, Fernando Luiz Cardoso
EDUCAÇÃO E CIBERCULTURA - EDUCACIBER
O Grupo de Pesquisa Educação e Cibercultura tem como campo epistemológico as interfaces entre os campos da educação, da tecnologia digital e da cibercultura. Estuda os aportes teóricos e metodológicos úteis à reflexão sobre as práticas educativas neste no espaço virtual de produção de cultura; os diferentes tipos de mediações; os processos comunicacionais nas práticas educativas, a integração de tecnologias digitais na teoria e na prática pedagógica das diferentes modalidades educativas, os ambientes virtuais de aprendizagem; as comunidades de práticas educativas mediadas; as implicações culturais, éticas e políticas do uso das tecnologias digitais nas práticas educativas; os processos cognitivos tecnologicamente mediados; as novas sociabilidades; as redes sociais; a formação de professores na e para cibercultura. O grupo tem realizado investigações em parceria com outras instituições nacionais e internacionais e os resultados dessas pesquisas têm sido divulgados em congressos e outros eventos, além de publica-los em periódicos de referência na área da educação e compor capítulos de livros e livros nacionais e internacionais.
Professor(es): Martha Kaschny Borges, Elaine Rosangela de Oliveira Lucas, Giovani Mendonça Lunardi.
FORMAÇÃO DE EDUCADORES E EDUCAÇÃO SEXUAL - EDUSEX
Nossos estudos buscam contribuir para as reflexões sócio-histórico-filosóficas e político-pedagógicas sobre da sexualidade humana, tomando como tema referencial as principais matrizes teóricas da modernidade sobre a questão e suas heranças para os processos educativos, na perspectiva da construção de uma abordagem emancipatória de educação sexual.Entendemos esse referencial como expressão do pensamento científico que desenvolve um estatuto de análise e interpretações que destacam os aspectos econômico, estético, político e ético da significação da sexualidade no mundo contemporâneo, por meio da educação sexual. Essa modalidade de análise, a pesquisa, embricada permanentemente ao ensino e à extensão, permitirá o desenvolvimento de estudos sobre a ação pedagógica empírica e as matrizes epistemológicas que conformam o entendimento da relação sexualidade e educação num aporte sócio-histórico da questão.
Professora: Sonia Maria Martins de Melo, Patrícia de Oliveira e Silva Pereira Mendes.
ENSINO DE GEOGRAFIA, FORMAÇÃO DOCENTE E DIFERENTES LINGUAGENS
Este grupo de pesquisa parte de necessidades oriundas da formação de educadores em Geografia vindas pelas práticas e pelos estágios supervisionados. Necessidades colocadas, por um lado, pelo modo como os currículos dos cursos de graduação estruturam a formação e, por outro, pela relação destes currículos com a Educação Básica e com as temáticas e ferramentas presentes no mundo contemporâneo. Portanto, trata-se de um grupo voltado a pesquisar o ensino de geografia, a formação docente e as diferentes linguagens envolvidas no processo didático pedagógico da geografia acadêmica, escolar e não-escolar. Tendo como foco o contato com as realidades da geografia o grupo atua de forma a produzir experiências significativas e diferenciadas na formação. Experiências estas relacionadas às pesquisas em temas geográficos contemporâneos e à elaboração de propostas educacionais de impacto na formação de educadores. O grupo estrutura-se em duas linhas de pesquisa: Ensino de Geografia e Formação Docente e Práticas Pedagógicas e Diferentes Linguagens e está lidado ao LEPEGEO (Laboratório de Estudos e Pesquisas de Educação em Geografia); desenvolve pesquisas em rede fazendo parcerias com o Programa de Pós Graduação em Geografia da UFSC, com o Programa de Pós Graduação em Educação e com alunos e professores do Curso de Geografia da UDESC, com professores da Rede Pública de SC, com o grupo Geografia, Imagens e Educação (http://www.geoimagens.net/) e com o Laboratório de Cartografia Tátil e Escolar/UFSC (http://www.labtate.ufsc.br).
Professor(es): Rosa Elisabete Militz Wypyczynski Martins, Ana Paula Nunes Chaves, Ana Maria Hoepers Preve.
GRUPO LUTE (LUTAS SOCIAIS, TRABALHO E EDUCAÇÃO)
Parte-se do pressuposto de que o capital se movimenta por crises, que lhes são orgânicas. Tais crises, combinadas com a natureza dependente e subordinada do capitalismo brasileiro ao imperialismo, resultam na configuração de políticas educacionais alinhadas aos interesses do dito mercado de trabalho. O Estado contemporâneo, entendido como o Estado burguês, é fundamental nesse processo. Na verdade, o que está em jogo é a necessidade, do ponto de vista do capital, de conduzir a formação do trabalhador adequada aos novos requerimentos produtivos e, ao mesmo tempo, apropriar-se do fundo público, sob inúmeras artimanhas, dentre as quais as Organizações Sociais (OS) e cursos de formação de professores por entidades privadas. O grupo objetiva reunir pesquisas em torno do eixo Capital, Trabalho, Estado e Políticas Educacionais, priorizando estudos que apreendam a relações capital-trabalho em um cenário de aprofundamento de sua natureza regressiva e suas implicações para a educação, educação popular e Arte.
Linhas de pesquisa:
- Capital, Trabalho, Estado e Políticas Educacionais
Analisa as relações capital -trabalho, Estado e educação e suas implicações na formação do trabalhador/a mediante o método de análise materialista histórico-dialético. Discute-se as determinações do projeto de educação formulado pelas distintas frações burguesas para a escola pública contemporânea, contemplando a gestão escolar, processos de privatização de novo tipo, a formação docente e formação para o trabalho simples nos termos marxistas.
Palavras-chave: Capital;Trabalho; Políticas Educacionais; Estado.
- Educação crítica, Trabalho e subjetividade emancipatória
Reflete as relações entre pensamento (subjetividade), a realidade do trabalho (relações materiais de produção) na educação crítica (emancipadora). Discutindo com as tradições do materialismo histórico dialético e da Sociologia crítica. Foco em práticas pedagógicas e formação de professores no espaço escolar, espaços formais e de educação popular, analógicos e digitais, com ênfase na ocupação de espaços digitais de produção de conteúdo crítico/revolucionário e educacional.
Palavras-chave: Trabalho e Educação; Emancipação; Subjetividade; Sociologia crítica
- Políticas, formação e a Pedagogia Histórico-Crítica
A linha pretende problematizar a formação de professores, em especial no campo do Ensino de Arte, considerando os aspectos mais amplos da luta anti-capitalista, o papel do Estado, das políticas públicas na conformação docente. Neste cenário vislumbra-se que a pesquisa a partir do Método Histórico-Dialético pode se consolidar como um instrumento de reflexão sobre a realidade, uma análise de conjunto que amplie as possibilidades de intervenção social a partir da Educação e da Arte.
Palavras-chave: Artes; Formação de Professores; Políticas Educacionais; PHC
Professor(es): Mariléia Maria da Silva, Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva, Ivan Penteado Dourado.
GRUPOS DE ESTUDOS EM PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA - LAPRAPEF
Grupo de estudo que discute os aspectos pedagógicos do movimento humano, a formação e o desenvolvimento profissional de professores. Além disso, reflete sobre os saberes docentes, as políticas educacionais, a prática pedagógica e os aspectos socioculturais da escola, da educação física e do esporte.
Professor(es): Larissa Cerignoni Benites, Viviane Preichardt Duek
NEXOS: TEORIA CRÍTICA E PESQUISA INTERDISCIPLINAR — SUL
"NEXOS: Teoria Crítica e Pesquisa Interdisciplinar - Sul" é um grupo de estudo e pesquisa com sede na Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, que integra uma rede composta por pesquisadores nas cinco regiões brasileiras. Seu objetivo é articular as colaborações regionais e nacionais para produção de conhecimentos metodológicos e teóricos relacionados à Teoria Crítica da Sociedade. Na FAED/UDESC está vinculado ao Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão Nexos – Sul. Suas ações pretendem ampliar as investigações na área da Educação, com estudos sobre os fenômenos educativos, em diferentes contextos e modalidades, a partir dos seguintes temas: teoria crítica e educação contemporânea, indústria cultural e educação, cultura digital e formação. Mais informações em: https://nexossuludesc.wixsite.com/inicio
Professor(es): Roselaine Ripa, Lidnei Ventura
NÚCLEO DE ESTUDO E PESQUISA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - NEPESTEEM
O NEPESTEEM é um grupo que pesquisa o campo da Educação Matemática. No PPGE, as linhas de pesquisa em estudo são:
Professor(es): Luciane Mulazani dos Santos, Elisa Henning
OBSERVATÓRIO DE PRÁTICAS ESCOLARES - OPE
Tendo como lócus privilegiado a escola e suas práticas, o Observatório de Práticas Escolares, congrega um conjunto de pesquisadores cujas pesquisas intentam apreender as diferentes formas de ser escola. Pautados por uma perspectiva epistemológica histórica, sociológica e filosófica, o grupo investiga questões vinculadas a História, Historiografia, Currículo e Políticas Educacionais, buscando entender as urgências e movimentos de inovação presentes na escola contemporânea. O Observatório, através da inserção de pesquisadores de diferentes instituições, vincula-se a observatórios de outras regiões do país, assim como através de seus pesquisadores, articula-se a projetos nacionais e internacionais.
Professor(es): Celso João Carminati, Geovana Mendonça Lunardi Mendes, Luciane Mulazani dos Santos, Martha Kaschny Borges,
OBSERVATÓRIO DE POLÍTICAS CURRICULARES E EDUCAÇÃO INCLUSIVA - OPEN
O grupo de Pesquisa OPEN congrega pesquisadores de diferentes perspectivas epistemológicas e metodológicas que tem se dedicado a investigar as políticas de currículo e de Educação Inclusiva. O grupo organiza-se em torno de duas linhas, a saber: - Políticas de Currículo e diversidade; - Escolarização de alunos com deficiência; Dentro do campo das políticas curriculares as investigações do grupo transitam pelas questões relacionadas ao empréstimo e tradução de políticas globais no contexto local, com específica atenção para as políticas curriculares de atendimento a diversidade nos contextos educacionais. Dedica-se também aos processos de escolarização de sujeitos com deficiência, investigando políticas, práticas e processos de ensino e aprendizagem.
Professor(es): Geovana Mendonça Lunardi Mendes, Raquel Fröhlich, Geisa Letícia Kempfer Böck
GRUPO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA E NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS - PEINE
O Grupo de Pesquisa em Educação Inclusiva e Necessidades Educacionais Especiais é formado por pesquisadores das diversas áreas do conhecimento que tenham como objeto de pesquisa a educação especial na perspectiva da educação inclusiva em suas mais diferentes concepções. O grupo tem a finalidade de desenvolver pesquisas referentes aos mais diversos aspectos da educação inclusiva e das necessidades educacionais especiais.
Professor(es): Silvia Teresinha Frizzarini
PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO: TEMÁTICAS CONTEMPORÂNEAS - PSICOEDUC
Este grupo de pesquisa, nasce vinculado as atividades de ensino e pesquisa desenvolvidas na relação Psicologia e Educação, bem como com a linha de pesquisa Políticas Educacionais, Formação e Trabalho Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação FAED/UDESC.
Professor(es): Patrícia de Oliveira e Silva Pereira Mendes, Mariléia Maria da Silva
AQUISIÇÃO, APRENDIZAGEM E PROCESSAMENTO DA LINGUAGEM ORAL E ESCRITA - PROLINGUAGEM
O grupo tem como foco de pesquisa os processos envolvidos tanto na aquisição da língua oral como na aprendizagem da língua escrita que têm implicações sobre a alfabetização e o ensino da Língua Portuguesa, como também em relação à reabilitação. Ao compreender que a linguagem oral opera como base e interface para a aprendizagem da linguagem escrita, interessa-nos estudar os aspectos pedagógicos, linguísticos e cognitivos que contribuem para esta aprendizagem. Com foco na formação, inicial e continuada, de professores para a Educação Básica, nos interessa discutir os conhecimentos que fundamentam o ensino da língua materna, quer se trate da modalidade oral, nas suas vertentes de produção e compreensão, como na modalidade escrita, nas habilidades de ler, escrever, produzir e compreender. As atividades de pesquisa do Grupo se desdobram em ações de ensino e extensão com o objetivo de subsidiar teórica e metodologicamente o ensino da Língua Portuguesa nas escolas.
Professor(es): Dalva Maria Alves Godoy, Lourival José Martins Filho, Alba Regina Battisti de Souza
RELAÇÕES DE GÊNERO E FAMÍLIA
O grupo reúne pesquisadoras e pesquisadores que, em suas atividades acadêmicas, estudam relações de gênero e arranjos familiares como processos culturais que envolvem múltiplas formas de sociabilidades, com ênfase nas experiências cotidianas historicamente construídas, entendidas como lugar onde são percebidas as relações de poder/saber e as várias representações e práticas sociais. Os integrantes do grupo de pesquisa possuem experiência em diversos projetos que, em geral, tratam da construção das relações de gênero no âmbito do feminino e do masculino, de práticas relativas à saúde reprodutiva e à sexualidade, políticas sociais para família, infância e juventude, bem como movimentos sociais e populacionais contemporâneos. O aporte teórico propõe um diálogo interdisciplinar na área das ciências humanas, seja na análise de relações de gênero e de classe ou naquelas relativas à geração e etnia, com vistas a democratizar a produção do conhecimento na História e nas Ciências Sociais.
Professor(es): Silvia Maria Fávero Arend
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