Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

06/12/2016-13h07

Futuro da nanossegurança no Brasil é tema de evento na Udesc em Florianópolis

Evento teve palestras e debate. Fotos: Gustavo Vaz/Ascom
Acadêmicos, pesquisadores e representantes de empresas e organizações que atuam com nanotecnologia participaram na manhã desta terça-feira, 6, do Workshop “O futuro da nanossegurança no Brasil”, promovido pelo Laboratório de Tecnologias de Gestão do Mestrado Profissional em Administração (Labges), no Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em Florianópolis.

Um dos objetivos do evento foi apresentar os resultados do projeto de pesquisa “Desenvolvimento em rede de normas e procedimentos para etiquetagem de produtos com nanotecnologia seguros e sustentáveis”, desenvolvido pelo Labges.

O estudo tem financiamento da Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e participação do Arranjo Promotor da Inovação de Nanotecnologia (API Nano), por meio da Fundação Certi.

Palestras e debates

Na palestra de abertura do encontro, os pesquisadores André Luiz Meira de Oliveira e Leandro Antunes Berti, da Fundação Certi, apresentaram o modelo de avaliação da nanossegurança resultante do projeto.

Em seguida, foi apresentado um case empresarial sobre segurança como diferencial competitivo: a diretora técnica da Nanovetores, Betina Giehl Zanetti Ramos, falou sobre a atuação da multinacional criada em Florianópolis.

A programação foi concluída com uma mesa redonda, mediada pelo professor Carlos Roberto De Rolt, coordenador do Labges, com o tema "Esforços na regulamentação da nanossegurança".

O debate teve participação de cinco pesquisadores, entre especialistas em nanossegurança e representantes da academia e do governo: os professores Éverton Luís Pelizzaro de Lorenzi Cancellier (Udesc Esag), Lusimar Porto (Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC) e Cesar Zucco (Fapesc), e os pesquisadores André de Oliveira e Leandro Berti (Fundação Certi).

Leia mais:

30/11/2016 - Grupo de pesquisa da Udesc promove evento sobre nanossegurança na próxima terça em Florianópolis

03/11/2015 - Grupos de pesquisa da Udesc integram Arranjo Promotor da Inovação de Nanotecnologia na Capital


Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
E-mail: comunica.esag@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8281    
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
  • Imagem 4
  • Imagem 5
  • Imagem 6
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h