O Laboratório de Nutrição Animal e Bromatologia (LANABRO) tem uma área de aproximadamente 200 m2, incluindo espaço para equipamentos, processamento de amostras e salas de estudos para os bolsistas/voluntários de graduação e acadêmicos de pós-graduação. São realizadas determinações de rotina, como, a quantificação dos teores de matéria seca, matéria mineral, proteína bruta, gordura bruta, fibra bruta, fibra em detergente neutro, fibra em detergente ácido e lignina, além de procedimentos específicos conforme o objetivo dos trabalhos de pesquisa em andamento (indicadores internos e externos em amostras de alimentos e fezes, nitrogênio amoniacal em amostras de líquido ruminal e fluído duodenal) A rotina para determinação de macro e micro-minerais encontra-se em fase de implantação. O Laboratório é credenciado e possui selo de qualidade no Ensaio de Proficiência para Laboratórios de Nutrição Animal (EPLNA), programa atualmente coordenado pela EMBRAPA - São Carlos, SP.
Principais equipamentos:
Determinador automatizado de nitrogênio (proteína bruta) pelo método Dumas (marca Leco);
Determinadores de fibra (dois) para determinações dos teres de fibra bruta, FDN e FDA (marca Ankom);
Bomba calorimétrica (marca IKA);
Extratores soxhlet (dois) e extrator rápido soxtec (um) para determinação dos teores de gordura;
Balanças analíticas de precisão (quatro);
Estufas de secagem e esterilização (duas);
Fornos mufla (dois);
Capelas de exaustão (duas);
pHmetros e banho-maria (um);
Estufas com ventilação forçada (quatro);
Freezers -20ºC (seis unidades);
Moinhos de faca tipo Willey (duas unidades).
Além disso, possui uma área anexa com 240 m2 equipada para a condução de ensaios de digestibilidade “in vivo” com ovinos - Gaiolas metabólicas para a condução de ensaios com ovinos (oito unidades).
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.