O LAPA possui uma área de aproximadamente 650 m2, que compreendem uma ampla sala de necropsia, secretaria e recepção de amostras, laboratório de processamento histopatológico, laboratório de imuno-histoquímica, sala leitura de lâminas, almoxarifados, salas de professores, salas de pós-graduandos, além de anfiteatro para aulas teóricas.
Realiza-se exames de necropsia em animais domésticos e selvagens, tanto nas dependências no LAPA como a campo. A abrangência do LAPA é estadual, mas também recebe amostras de outros estados do Brasil. Realiza também exames histopatológicos, citológicos, imuno-histoquímica e PCR para agentes infecciosos.
Principais equipamentos:
1 microscópios ópticos de 10 cabeças (Axio Scope A1-10) com 2 sistemas de captura de imagens (Câmera fotográfica AxioCam 105 color)
11 microscópios ópticos binoculares
1 microscopio óptico trinocular
2 micrótomos manuais
1 micrótomo semi-automático
1 micrótomo de congelação
2 processadores automático de tecidos (histotécnicos)
1 central de inclusão de tecidos
1 chapa quente
1 chapa fria
1 dispensador de parafina
5 estufas de secagem e microbiológicas
2 balanças de precisão
1 agitador magnético
1 panela de pressão elétrica
1 panela elétrica
3 geladeiras
3 freezers
2 serras fitas
1 seladora
1 câmara fria
6 desktops
1 projetor de slide
2 câmeras fotográficas semiprofissionais.
O LAPA possuí um desidratador de resíduos orgânicos que permite o descarte de aproximadamente 10 mil kg de carcaças que são geradas anualmente. Esse é o único Laboratório de Patologia Animal do estado de Santa Catarina que possuí esse equipamento, o que permite que se possa realizar um número maior de necropsias, principalmente de grandes animais com um custo menor a Universidade, já que as empresas que recolhem carcaças cobram entre R$ 10 e 15 reais o kg.
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.