Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências Tecnológicas

Notícia

25/03/2024-14h57

Especial Mês da Mulher: conheça a pesquisadora Daniela Becker

 

Legenda: Material promocional
Natural de Joinville, Daniela, 45, é engenheira química de formação pela UFSC, com mestrado em ciências em engenharia de materiais e um doutorado na UFSCar focado na área de polímeros. É professora na Udesc faz 13 anos, atualmente no  departamento de Engenharia Mecânica.

Com uma fome insaciável de conhecimento, Daniela é uma professora e pesquisadora excepcional e sempre teve afinidade na área de exatas: “Essa afinidade foi me guiando nas minhas escolhas de profissão. Gosto de aprender, e isso foi decisivo para seguir a carreira acadêmica. Ser professora e pesquisadora é descobrir todo dia que temos algo novo para aprender”, destacou.

Em sua longa carreira como professora e pesquisadora, Daniela não consegue definir um único acontecimento que a marcou, dizendo que são as pequenas coisas que a fazem acreditar que fez um bom trabalho em sua carreira e vida acadêmica. “ Acho que são as pequenas conquistas do dia-a-dia que motivam a caminhada. É participar da formação de um aluno, a aprovação de um projeto, um artigo aceito, um resultado obtido no laboratório após vários experimentos, enfim, quase todo dia temos uma pequena coisa que marca e faz continuar a jornada”.

Sua linha de pesquisa baseia-se no estudo controlado de polímeros com o desenvolvimento de materiais com as mais diversas propriedades e utilidades. Desde 2010 a professora trabalha em parceria com o laboratório Plasma, no Departamento de Física. Com os trabalhos do laboratório, observou que a aplicação de plasma permite a modificação superficial de polímeros e partículas alterando suas propriedades. Com essa técnica, processos que antes necessitariam de muitos produtos químicos são removidos causando assim menos produção de resíduos.

Os polímeros são macromoléculas constituídas por unidades menores, os meros. Os meros ligam-se entre si através de ligações covalentes. Eles são muito versáteis e são usados em diferentes campos, como a fabricação de sacolas plásticas, canos hidráulicos, materiais de construção civil, colas, isopor, tintas, chicletes, pneus, embalagens plásticas, teflon e silicone. Ou seja, descobrindo maneiras de torná-los mais úteis, como é o caso da pesquisa da professora Daniela, muitos benefícios são encontrados. Podemos ter materiais mais resistentes e de melhor qualidade.

Como uma boa engenheira química, Becker tem como segunda paixão a culinária. “Gosto de cozinhar e viajar, porque sempre experimentamos novos sabores e conhecemos novas culturas”.

Assessoria de comunicação da Udesc Joinville 
Email: comunicacao.cct@udesc.br
Telefone: 47 34817882
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Rua Paulo Malschitzki, 200
Zona Industrial Norte, Joinville / SC
CEP: 89.219-710
CONTATO
Telefone: (47) 3481-7900
E-mail: faleconosco.cct@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC