Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

20/03/2024-14h20

Especial Mês da Mulher: conheça a professora e pesquisadora Isabela Gasparini

Legenda: Material de divulgação Créditos: Samara Retzlaff
Hoje vamos para o setor de ciencias da computação. Vamos conhecer a professora Isabela Gasparini

Isabela é natural de Londrina (PR), formada pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Já seu mestrado e doutorado, foi realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) com o período sanduíche na Telecom SudParis. Isabela é professora do departamento de Ciência da Computação da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc Joinville) desde 2004.

A escolha da área de ciência da computação veio meio por acaso.  Seu gosto pela matemática a levou a fazer o vestibular para ciência da computação. “Comecei sem saber onde estava me enfiando”, conta com graça.

O desejo pela docência veio através de uma experiência quando ainda era estudante. “Eu fazia parte de um projeto de extensão em que éramos agentes multiplicadores e tive a oportunidade de ensinar”. Eu não imaginava ser professora, mas ali eu descobri como eu sou apaixonada pela profissão”, destacou.

Isabela também é extensionista.  É coordenadora do programa de extensão INTERAGIR que comporta cinco projetos, o “Eu quero Programar”, “Cientistas Anônimos”,  “Vivências Acadêmicas, ”“LingueSC” e o “Catarinas”.

Já sua pesquisa baseia-se no melhoramento de sistemas computacionais para pessoas em geral. Para isso, ela estuda processos como a gamificação, a análise de dados e a experiência do usuário. Na área de gamificação, Gasparini afirma trabalhar em  projetos de pesquisa desde 2012, e se considera uma das pioneiras.

Na área de Análise de dados, a professora nos conta de suas várias parcerias com pesquisadores ao redor do mundo. O que resultou em duas viagens no ano passado, uma para a Inglaterra e uma para a Alemanha. Inclusive, a viagem para a Inglaterra se tratava de um projeto STEM, de empoderamento feminino para atrair mais mulheres para as áreas de tecnologia, engenharia e matemática.

Quando questionada sobre o que mais gosta de fazer, a professora diz que não pode escolher uma coisa só, e afirma “A gente é tudo um pouquinho” e diz não ser capaz de escolher entre a docência, a pesquisa e a extensão “Eu amo, ensinar, pesquisar e aplicar meu conhecimento para a sociedade, isso faz parte de mim”

Isabela ainda fala sobre como é ser mulher na sua área de atuação. “Nós estamos sendo desestimuladas precocemente, e isso acontece lá no ensino fundamental. Precisamos desmistificar a área, precisamos mostrar que estamos aqui.”

Para finalizar, Isabela se considera feliz e realizada com o que faz. “Minha história foi construída, junto com meus alunos e colegas. Pois ajudar o máximo de pessoas com os sistemas criados por mim e meus alunos é o maior prazer que eu tenho”.

Para aqueles que desejam conhecer mais a professora Isabela Gasparini saiba que ela é em suas próprias palavras uma “Nerd de Plantão” e adora ganhar bonequinhos e lembranças de seus filmes preferidos. 

@interagir.cct
@gasparini.isabela



Assessoria de comunicação da Udesc Joinville
Email: comunicacao.cct@udesc.br
Telefone: 47 34817882
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
  • Imagem 4
  • Imagem 5
  • Imagem 6
  • Imagem 7
  • Imagem 8
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h