Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

25/11/2025-16h41

Udesc e instituições parceiras promovem ações de extensão em 12 comunidades Guarani

Projeto UniAldeias realizou cerca de 1.200 atendimentos

Cinco instituições de ensino superior públicas atuaram em parceria no UniAldeias. Foto: Divulgação
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), por meio do Núcleo Extensionista Rondon (NER), realizou o Projeto UniAldeias, entre 11 e 14 de novembro. A partir de ações de extensão universitária, a iniciativa promoveu diálogo intercultural e integração entre instituições públicas de ensino superior e comunidades Guarani do Litoral Norte catarinense. 

Durante os dias de programação, 12 aldeias foram atendidas por equipes de extensão da Udesc, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Instituto Federal Catarinense (IFC), Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e Universidade Federal de Goiás (UFG). Cerca de 1.200 atendimentos foram encaminhados e aproximadamente 120 atividades desenvolvidas em diferentes áreas.

A iniciativa celebrou um ciclo iniciado em agosto de 2024, quando as universidades começaram a planejar uma ação conjunta de imersão nas aldeias. Em abril de 2024, representantes das instituições realizaram o primeiro encontro com as lideranças Guarani, reunindo 11 comunidades. Na ocasião, foi aplicado um protocolo unificado de consulta, que orientou a definição das demandas e o alinhamento das atividades de extensão.

Desde então, o trabalho se intensificou. A Udesc contratou um antropólogo e articulador indígena Guarani para mediar o diálogo com as comunidades e apoiar a construção do cronograma de atividades. 

O contato com a Coordenadoria Regional de Educação (CRE) de Joinville também auxiliou na organização do Encontro das Escolas Indígenas do Litoral Norte de Santa Catarina. O evento abriu a programação oficial do UniAldeias no dia 11 de novembro, reunindo professores, lideranças e famílias de sete escolas indígenas da região no Centro de Ciências Tecnológicas (CCT) da Udesc, em Joinville.

Formação
 
Em outubro, cerca de 70 extensionistas participaram de um curso preparatório coordenado pelo antropólogo Orivaldo Nunes Junior e pela professora Luisa Wittmann, que coordena o Núcleo Institucional de Ações Afirmativas e Diversidades da Udesc, com acompanhamento da coordenação do NER.

“A formação abordou aspectos culturais, históricos e metodológicos para atuação em contexto indígena e foi fundamental para a construção das atividades executadas nas aldeias”, explicou o coordenador de Extensão, Rafael Gué Martini, que também atuou na supervisão do curso.
 
Entre 12 e 14 de novembro, grupos interdisciplinares da Udesc e das instituições parceiras se dividiram em dois turnos diários para atender as 12 aldeias participantes. Foram realizadas aproximadamente 120 atividades, em 20 ações de extensão, atendendo cerca de 400 pessoas por dia e totalizando 1.200 atendimentos no decorrer do projeto.

As ações abrangeram áreas como saúde, primeiros socorros, agroecologia, artesanato, saneamento ecológico, comunicação, cultura, patrimônio, alimentação indígena, cuidado dos animais, horta medicinal, desenvolvimento de projetos, língua Guarani, entre outras temáticas.

Resultados e produções

A edição do UniAldeias apresenta resultados concretos e possíveis desdobramentos das ações, como:

  • Produção de catálogo de artesanato Guarani, desenvolvido junto às comunidades para facilitar a comercialização de produtos e fortalecer a principal atividade econômica das aldeias.
  • Registro audiovisual do Encontro das Escolas Indígenas, que dará origem a um relatório com as demandas das escolas e lideranças a ser encaminhado à CRE.
  • Projeto de desenvolvimento territorial realizado na Aldeia Piraí pelo técnico Diogo Pereto e estudantes Ulisses Miranda do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), Ursula Dias do Centro de Educação Superior da Foz do Itajaí (Cesfi) e Mariana Zampieri do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), numa ação interdisciplinar, incluindo criação de logomarca, site, proposta de ecoturismo e plano de negócio relacionado ao cultivo de peixe local. A equipe retorna no dia 29 de novembro para dar continuidade ao trabalho na aldeia.
  • Produção de conteúdos em língua Guarani e gravação de depoimentos de lideranças locais.
  • Entrega de kits de materiais pedagógicos às sete escolas indígenas da região, incluindo TCCs impressos de estudantes Guarani da Licenciatura Intercultural Indígena da UFSC, além de livros temáticos doados pela instituição.
  • Seleção e aquisição de livros escritos por autores indígenas, a serem doados pela Udesc às aldeias, com autorização da Secretaria de Estado da Educação (SED).

O coordenador Rafael Gué Martini ressaltou que esse é um resumo das realizações a partir das primeiras ações implementadas. “A expectativa é continuarmos esse contato com as aldeias para desenvolver ainda mais essas atividades que já começaram e construir outras ações adiante”, explicou.

Sobre o UniAldeias

O UniAldeias é uma iniciativa de extensão universitária interinstitucional coordenada pelo Núcleo Extensionista Rondon da Udesc, com apoio da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade (Proex), e conta com a parceria da UFSC, IFSC, IFC, Funai, CRE de Joinville, Federação Catarinense dos Municípios (Fecam), prefeituras municipais e outras organizações da sociedade civil.

Para mais informações, entre em contato pelo e-mail ner.proex@udesc.br ou pelos telefones (48) 3664-7929 e (48) 3664-8137.


Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8006
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Foto: Divulgação
  • Foto: Divulgação
  • Foto: Divulgação
  • Foto: Divulgação
  • Foto: Divulgação
  • Foto: Divulgação
  • Foto: Divulgação
  • Foto: Divulgação
  • Foto: Divulgação
  • Foto: Divulgação
  • Foto: Divulgação
 
ENDEREÇO
Rua Paulo Malschitzki, 200
Zona Industrial Norte, Joinville / SC
CEP: 89.219-710
CONTATO
Telefone: (47) 3481-7900
E-mail: faleconosco.cct@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h