Reuniões realizadas de 12 a 14 de agosto preparam operação
nas aldeias. Foto: Divulgação
O Núcleo Extensionista Rondon (NER) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) realiza preparativos para uma nova operação em aldeias do Litoral Norte de Santa Catarina. A iniciativa pretende levar ações de extensão universitária entre 3 e 8 de novembro para 12 comunidades indígenas Guarani, nas cidades de São Francisco do Sul, Araquari, Joinville, Balneário Barra do Sul e Garuva.
Durante os dias 12 e 14 de agosto, o Núcleo organizou uma série de reuniões para definir os preparativos das ações, que devem ocorrer nas seguintes aldeias: Tekoá Yaka Porã, Tekoá Ywapuru, Tekoá Reta, Tekoá Morro Alto, Tekoá Conquista, Tekoá Tarumã Mirim, Tekoá Pindoty, Tekoá Tarumã, Tekoá Piraí, Tekoá Jabuticabeira, Tekoá Tekuaty e Tekoá Ka’aguy Mirim Porã.
Os encontros contaram com participação de órgãos públicos e entidades dos munícipios, como a Secretaria de Assistência Social de Araquari, Instituto Federal Catarinense (IFC), Coordenadoria Regional de Educação (CRE) e Fundação dos Povos Indígenas (Funai) de Joinville, e abordaram pautas como a logística da operação e protocolos de atuação junto aos povos.
As reuniões também definiram aspectos sobre uma viagem de estudos que ocorrerá de 22 a 24 de agosto. Na ocasião, professores e alunos da Udesc e IFC de Araquari conhecerão o Museu das Culturas Indígenas em São Paulo e a Terra Indígena Tenondé Porã, no Pico do Jaraguá, considerado modelo de empreendedorismo indígena e sustentabilidade econômica nas aldeias.
O coordenador de Extensão da Udesc, Rafael Gué Martini, enfatiza a importância das ações de extensão para as instituições de ensino e comunidade. “É uma população que precisa de mais apoio do poder público e das universidades de forma institucional em geral”, afirma.
Gué Martini também pontua a promoção de um curso, em outubro, para preparação dos extensionistas que vão participar da ação nas aldeias. “Vamos prepará-los para trabalhar com as populações indígenas e apresentá-los à realidade das aldeias”, completa o coordenador.
Sobre o NER Udesc
Ao longo de 13 anos, o NER Udesc realizou 18 operações presenciais e outras duas online, com cerca de 14 mil atividades, envolvendo cerca de 3,5 mil rondonistas e contemplando em torno de 450 mil pessoas em mais de 200 municípios de Santa Catarina, Paraná, Goiás, Distrito Federal e da Argentina.
No
site do Núcleo é possível ver o histórico, vídeos, imagens, depoimentos, estatísticas, entre outros. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail
ner.proex@udesc.br.
Assessoria de Comunicação da Udesc
Felipe Manica*
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefone: (48) 3664-7934
*Estagiário de jornalismo sob supervisão da jornalista Tássia Becker Alexandre