Áreas de concentração:
Linhas de pesquisa:
O doutorado em Engenharia Mecânica e Materiais é um curso gratuito. Para alunos em tempo integral existe a possibilidade de bolsas de estudos.
Serão aceitas as inscrições ao Curso de Doutorado em Engenharia Mecânica e Materiais os portadores de diploma de Mestre, obtidos em cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação – MEC e/ou pelo Conselho Estadual de Educação – CEE, aprovados pela CAPES, nas áreas correlatas as áreas de concentração do curso.
Dentro da filosofia do programa, alunos de engenharia e áreas afins podem continuar a sua formação acadêmica com uma pós-graduação stricto sensu em engenharia mecânica e materiais, em nível de doutorado.
O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica e Materiais - PPGEMM da UDESC é um programa Acadêmico, cujo principal objetivo é a formação de recursos humanos qualificados para o ensino e a pesquisa. Tem como foco o desenvolvimento de atividades de pesquisa de alto nível nas áreas de Engenharia Mecânica e de Ciência e Engenharia de Materiais.
Para isso, o programa busca formar pesquisadores com grande capacidade científica e intelectual para atuar em centros de pesquisa, universidades e empresas, solucionando problemas e sugerindo alternativas para o desenvolvimento científico e tecnológico do país, com contribuições originais.
O ingresso como ALUNO REGULAR nos cursos do PPGEMM será mediante aprovação em processo seletivo, divulgado por edital específico e realizado pelo comitê de seleção do programa.
Há a possibilidade, também, de cursar disciplinas do programa como ALUNO ESPECIAL. Para mais informações, clique aqui.
O número total de vagas será divulgado por meio de Edital específico, de acordo com a disponibilidade de vagas oferecidas por cada professor do programa.
O curso de doutorado deverá ser concluído no prazo mínimo de 24 (vinte e quatro) e máximo de 48 (quarenta e oito) meses.
É necessário o cumprimento de um mínimo de 30 (trinta) créditos em disciplinas e mais 08 (oito) créditos referentes à defesa da tese de doutorado, totalizando 38 (trinta e oito) créditos, no mínimo.
As 30 (trinta) unidades de créditos em disciplinas são assim divididas:
No ato de inscrição no processo seletivo, cada candidato deverá apresentar uma proposta do projeto de pesquisa que pretende desenvolver vinculado a uma área de concentração e uma linha de pesquisa do curso de Doutorado em Engenharia Mecânica e Materiais, utilizando o modelo disponível junto ao edital do processo seletivo.
O candidato ao doutorado precisará de uma Carta de Aceite do Orientador para realizar a inscrição no Processo Seletivo de ALUNOS REGULARES.
Portanto, o candidato deverá entrar em contato com possíveis orientadores, de acordo com sua proposta de projeto de pesquisa que pretende desenvolver durante o curso, para obter a carta de aceite.
Os alunos do curso de doutorado devem demonstrar proficiência em língua inglesa como pré-requisito para a defesa da tese. O aluno deverá comprovar a proficiência durante os seus primeiros 24 (vinte e quatro) meses de matrícula no curso, conforme resolução específica do PPGEMM.
Todo aluno(a) regularmente matriculado(a) no curso de doutorado deverá ser aprovado no exame de qualificação, conforme resolução específica do PPGEMM.
Exame de qualificação é a elaboração de um relatório e de uma exposição oral pública sobre o projeto de pesquisa do aluno. Esta etapa deve incluir, obrigatoriamente, a revisão bibliográfica, o detalhamento da proposta, resultados já obtidos (a depender da evolução do trabalho) e cronograma.
O Exame de Qualificação de doutorado deve ser realizado em até 30 (trinta) meses após o ingresso do aluno no PPGEMM, não contabilizando o(s) período(s) de trancamento e/ou de licença maternidade.
No momento do envio da solicitação de exame de qualificação, o aluno do curso de doutorado deverá comprovar os seguintes requisitos, conforme resolução específica do PPGEMM:
I - ter concluído um total de 30 (trinta) créditos;
II - submissão de 01 (um) artigo científico completo para um periódico com percentil igual ou superior a 50%. O extrato do artigo será determinado a partir do percentil do periódico das bases de dados Scopus® ou Web of ScienceTM (o que for maior);
III - aprovação no exame de proficiência em língua inglesa.
Para ter direito a defesa de tese, além de ter vencido as etapas elencadas no plano de curso vigente, o aluno deverá comprovar o aceite de 01 (um) artigo científico em periódicos com percentil de 50% ou superior. O extrato do artigo será determinado a partir do percentil do periódico das bases de dados Scopus® ou Web of ScienceTM (o que for maior).
O artigo científico que será utilizado para comprovar o requisito deverá ser distinto do artigo submetido para qualificação. Não será aceito o mesmo artigo submetido à periódicos diferentes.
O requisito deverá ser em coautoria com o Professor Orientador e relacionado ao tema da tese, conforme resolução específica do PPGEMM.
O estágio de docente é obrigatório para o aluno regular que tenha sido comtemplado com bolsa de estudo do PPGEMM, independente do órgão de fomento, conforme resolução específica do PPGEMM.
Consideram-se atividades de ensino no estágio de docência:
A duração mínima do estágio de docência será de 01 (um) semestre (30 horas-aula) e a duração máxima de 02 (dois) semestres (60 horas-aula).
Para ter direito à defesa de tese, o aluno deverá ter vencido os requisitos definidos no Regimento Geral da Pós-Graduação stricto sensu da UDESC e os requisitos definidos no Plano de Curso do PPGEMM.
O doutor a ser formado pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica e Materiais - PPGEMM será um profissional com alta qualificação, capacitado para atuar de forma independente e criativa no desenvolvimento científico e tecnológico, liderando grupos de pesquisa, coordenando programas de capacitação e desenvolvendo pesquisa com elevado embasamento científico.
Ao final do curso, após ter sua tese apresentada oralmente e aprovada por uma banca, o estudante recebe o título de DOUTOR. Este título é conferido pela Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC, com os direitos e atribuições que lhe são cabíveis.
Mais:
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.




