Módulo: Geografia Política – Turma de Nivelamento: Licenciatura em Geografia – Escola Superior de Educação – Unidade Tchico Té (Guiné-Bissau)
Prof. Dr. Lucas dos Santos Ferreira (PMF/UDESC) (e-mail institucional: Ver email)
Apresentação do Plano de Ensino - Sétimo Módulo: Geografia Política
Ementa:
Geografia Política e Geopolítica: processo histórico, conceitos e relação. Território: formação, fronteiras, recursos naturais e humanos. Estado: modos de produção e sociedades de classes, estrutura(s) política(s). Hegemonia. Estado Nacional: formação da identidade nacional e da nação. Poder Político: centralização e descentralização, divisão social e territorial do trabalho, relação centro-periferia, colonialismo e imperialismo. Geografia Política, Geopolítica e Globalização.
Objetivo Geral:
Analisar as transformações no sistema político e econômico mundial a partir da literatura teórica de Geopolítica e de Geografia Política
Carga horária/Período Letivo:
Carga horária – 20h (dezembro/2022)
Metodologia:
Procedimentos de Ensino-Aprendizagem e Recursos Multimídias/Materiais Didáticos: O processo de ensino-aprendizagem está planejado de forma situacional, tendo como referência o que segue: a) Condicionados aos objetivos; b) Adequados aos conteúdos; c) Adequado ao nível intelectual dos estudantes; d) Adequados às possibilidades operacionais da UDESC, do professor e dos estudantes; e) Relacionados aos demais elementos do Plano de Ensino; f) Possíveis de serem aplicados na ação concreta na sala de aula. Utilizar-se-á preferencialmente as metodologias inovativas de aprendizagem sob a forma individualizante, socializante e o sócio-individualizante, com o uso de recursos didáticos visuais, auditivos e audiovisuais voltados notadamente à aprendizagem mediada pelas TIC – Tecnologias de Informação e Comunicação.
Para o desenvolvimento do módulo serão utilizadas as seguintes estratégias didático-metodológicas, que compreendem um conjunto de sistemas, processos, tecnologias e ferramentas funcionando de modo integrado: I – Sistema Tutorial, através do suporte de profissional nas atividades de ensino, pedagógicas e gestão do módulo in loco (em instituição de ensino superior na Guiné-Bissau); II – Recursos e Materiais Didáticos, com formato próprio para a modalidade a distância (notadamente destinados ações síncronas e assíncronas); III – Sistema de Comunicação, através do uso de ambientes virtuais e interativos oficiais voltados ao acesso da informação pelo estudante, a exemplo da página oficial da UDESC; IV – Espaço de Apoio Presencial (Guiné-Bissau), em que o estudante realiza as atividades obrigatórias e/ou avaliativas, contando com acompanhamento de especialista; V – Sistema de Avaliação, composto por avaliações não presenciais.
Sistema de avaliação:
Princípios e Pressupostos do Processo Avaliativo: a) A avaliação é um processo contínuo e sistemático. É sempre um meio, um recurso. Não pode ser esporádica ou improvisada. Deve ser constante e planejada, ocorrendo normalmente ao longo de todo o processo, para reorientá-lo e aperfeiçoá-lo; b) A avaliação é funcional, porque se realiza em função dos objetivos previstos. Consiste em verificar a aprendizagem do estudante; c) A avaliação é orientadora, porque indica os avanços e dificuldades do estudante, ajudando-o a progredir na aprendizagem, orientando-o no sentido de atingir os objetivos propostos. Ajuda o professor a replanejar seu trabalho; d) A avaliação é integral, pois considera o estudante como um ser total e integrado e não de forma compartimentada. Avaliar é distinto de medir e testar!
Funções da avaliação: a) Conhecer os estudantes; b) Identificar as dificuldades de aprendizagem; c) Determinar se os objetivos propostos para o processo de ensino-aprendizagem foram ou não atingidos; d) Aperfeiçoar o processo de ensino-aprendizagem; e) Promover estudantes.
A atividade avaliativa e formativa será constituída pela produção de material audiovisual e de resumo de bibliografia recomendada.
Conteúdo Programático:
Tópico 1 – Geografia Política e Geopolítica: conceitos e teorias fundamentais
Tópico 2 – O processo de construção da Geopolítica da Multipolaridade
Agenda - Dia 19/12 (18h às 21h)
Aula Síncrona via Plataforma Google Meet
(Acessar pelo link: https://meet.google.com/erq-ewbt-ddi)
Materiais de Estudo (Obrigatórios)
Vídeos
Geopolítica e Geografia Política (https://www.youtube.com/watch?v=gJPtzz2zqBs)
Conceitos, principais autores e cenário atual (https://www.youtube.com/watch?v=f-tVU93pUGE)
Aula Magna do Professor Paulo Fagundes Visentini sobre os Eixos do Poder Mundial na Universidade Federal Fluminense (https://www.youtube.com/watch?v=a3lCy4VkKUM)
Leituras
Geopolítica e Geografia Política (Everardo Backheuser) - Acesso: Geografia e Geografia Política - Everardo Backheuser.pdf
O Imperialismo: fase superior do capitalismo (Vladimir Lênin) - Acesso: O Imperialismo: fase superior do capitalismo - Vladimir Lênin.pdf
O choque de civilizações e a recomposição da ordem mundial (Samuel P. Huntington) - Acesso: O choque de civilizações e a recomposição da ordem mundial - Samuel P. Huntington.pdf
Atividades avaliativas e formativas – Execução até 20/12
Produza um vídeo de até cinco minutos sobre o tema “A relevância da Geografia Política para a construção nacional de Guiné-Bissau?” O vídeo poderá ser produzido de forma individual ou em dupla. Após a produção do vídeo, enviar para o e-mail Ver email (5 pontos)
Elabore uma síntese do livro “O Imperialismo: fase superior do capitalismo” (Vladimir Lênin), individualmente ou em dupla. (5 pontos)
Bibliografia geral:
ANDERSON, Perry. Balanço do Neoliberalismo. In: SADER, Emir; GENTILI, Pablo (orgs). Pós-neoliberalismo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.
BACKHEUSER, Everaldo. Geopolítica e Geografia Política. In: Revista Brasileira de Geografia, v.4, n.1 1942.
BANDEIRA, Luiz Alberto Moniz. A importância geopolítica da América do Sul na estratégia dos Estados Unidos. In: Revista Espaço Acadêmico, nº 89, out. 2008.
BATISTA JR, Paulo Nogueira. O círculo de giz da globalização. In: Novos Estudos (CEBRAP), nº 49, 1997.
BORON, Atílio Alberto. Socialismo del siglo XXI - ¿ Hay vida después del neoliberalismo? Ciudad de Buenos Aires: Ed. Luxemburg, 2008.
BRUIT, Hector. Acumulação capitalista na América Latina. São Paulo: Editora Brasiliense, 1982.
CARDOSO, Fernando Henrique; FALETTO, Enzo. Dependência e desenvolvimento na América Latina: ensaio de interpretação sociológica. Rio de Janeiro: Ed. Civilização Brasileira, 1970.
CASTELLS, Manuel. O poder da identidade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.
CHANG, Há-Joon. Maus Samaritanos: o mito do livre-comércio e a história secreta do capitalismo. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.
COSTA, Wanderley Messias da. Geografia Política e Geopolítica: discursos sobre o território e o poder. São Paulo: Hucitec, 1992.
DOQUOIS, Guy. La formación econômico-social como combinación de modos de producción. In: Cuadernos de Pasado y Presente. Cidade do México: Ed. Siglo XXI, 1976.
EICHENGREEN, Barry. A Globalização do Capital: uma história do sistema monetário internacional. São Paulo: Ed. 34, 2000.
FRANK, Andre Gunder. Capitalismo y subdesarrollo em America Latina. Buenos Aires, Signos, 1970.
GALBRAITH, J. K. Sobre pessoas, políticos, poder militar e as artes. São Paulo: Ed. Pioneira, 1989.
GRAMSCI, Antonio. Maquiavel, a política e o Estado Moderno. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1989.
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SALEM, Jean. Lênin e a Revolução. São Paulo: Ed. Expressão Popular, 2008.
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VIEIRA, Maria Graciana E. de Deus; PEREIRA, Raquel Maria Fontes. Formações Sociais Nacionais. In: KOCHER, Bernardo (org). Globalização: atores, idéias e instituições. Rio de Janeiro: Ed. Mauad X, 2011
VIEIRA, Maria Graciana Espellet de Deus. Formação social brasileira e Geografia: reflexões sobre um debate interrompido (Dissertação de mestrado). Florianópolis: UFSC, 1992.
WAIBEL, Leo. Capítulos de Geografia Tropical e do Brasil. Rio de Janeiro: IBGE, 1958.
Sobre o professor responsável:
Lucas dos Santos Ferreira
Graduado em Geografia pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, Mestre em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo - USP e Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Atuou como pesquisador no Laboratório de Planejamento Urbano e Regional (LABPLAN/UDESC), no Núcleo de Estudos Asiáticos (NEAS/UFSC) e no Programa América Latina: Sociedade e Natureza (PROAL/UDESC). Atualmente é professor-pesquisador da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC e da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis. Tem experiência nas áreas de Ensino de Geografia, Geografia do Brasil, Geografia Econômica, Geografia Política e Geografia Regional.
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