Módulo: Metodologia Científica – Turma de Nivelamento: Licenciatura em Geografia – Escola Superior de Educação – Unidade Tchico Té (Guiné-Bissau)
Prof. Fábio Napoleão (CEAD/UDESC) (e-mail institucional: fabio.napoleao@udesc.br)
Apresentação do Plano de Ensino - Sexto Módulo: Metodologia Científica
Ementa:
Iniciação ao pensamento científico; aspectos teóricos e conceituais da metodologia do trabalho científico; elaboração de projeto de pesquisa; técnicas de coletas de dados; escrita científica; normas para referências bibliográficas e citações; plágio; seminário acadêmico.
Objetivo Geral:
Entender e desenvolver reflexões sobre as regras, procedimentos, linguagem e protocolos que fundamentam o conhecimento científico, bem como aplicar a metodologia científica.
Carga horária/Período Letivo:
Carga horária – 20h (meses de novembro e dezembro/2022)
Metodologia:
Procedimentos de Ensino-Aprendizagem e Recursos Multimídias/Materiais Didáticos: O processo de ensino-aprendizagem está planejado de forma situacional, tendo como referência o que segue: a) Condicionados aos objetivos; b) Adequados aos conteúdos; c) Adequado ao nível intelectual dos alunos; d) Adequados às possibilidades operacionais da UDESC, do professor e dos alunos; e) Relacionados aos demais elementos do Plano de Ensino; f) Possíveis de serem aplicados na ação concreta na sala de aula. Utilizar-se-á preferencialmente as metodologias inovativas de aprendizagem sob a forma individualizante, socializante e o sócio-individualizante, com o uso de recursos didáticos visuais, auditivos e audiovisuais voltados notadamente à aprendizagem mediada pelas TIC – Tecnologias de Informação e Comunicação.
Para o desenvolvimento do módulo serão utilizadas as seguintes estratégias didático-metodológicas, que compreendem um conjunto de sistemas, processos, tecnologias e ferramentas funcionando de modo integrado: I – Sistema Tutorial, através do suporte de profissional nas atividades de ensino, pedagógicas e gestão do módulo in loco (em instituição de ensino superior na Guiné-Bissau); II – Recursos e Materiais Didáticos, com formato próprio para a modalidade a distância (notadamente destinados ações assíncronas); III – Sistema de Comunicação, através do uso de ambientes virtuais e interativos oficiais voltados ao acesso da informação pelo estudante, a exemplo da página oficial da UDESC; IV – Espaço de Apoio Presencial (Guiné-Bissau), em que o estudante realiza as atividades obrigatórias e/ou avaliativas, contando com acompanhamento de especialista; V – Sistema de Avaliação, composto pela avaliação presencial e pela avaliação a distância.
Sistema de avaliação:
Princípios e Pressupostos do Processo Avaliativo: a) A avaliação é um processo contínuo e sistemático. É sempre um meio, um recurso. Não pode ser esporádica ou improvisada. Deve ser constante e planejada, ocorrendo normalmente ao longo de todo o processo, para reorientá-lo e aperfeiçoá-lo; b) A avaliação é funcional, porque se realiza em função dos objetivos previstos. Consiste em verificar a aprendizagem do aluno; c) A avaliação é orientadora, porque indica os avanços e dificuldades do aluno, ajudando-o a progredir na aprendizagem, orientando-o no sentido de atingir os objetivos propostos. Ajuda o professor a replanejar seu trabalho; d) A avaliação é integral, pois considera o aluno como um ser total e integrado e não de forma compartimentada. Avaliar é distinto de medir e testar!
Funções da avaliação: a) Conhecer os alunos; b) Identificar as dificuldades de aprendizagem; c) Determinar se os objetivos propostos para o processo de ensino-aprendizagem foram ou não atingidos; d) Aperfeiçoar o processo de ensino-aprendizagem; e) Promover alunos.
A atividade avaliativa e formativa será constituída por AD (Atividade a Distância – Assíncrona) e AP (Atividade Presencial – Síncrona).
A Média (M) será definida pela seguinte fórmula: M = {[AP (5,5)] + [AD (1,5 + 1,5 + 1,5)] =10,0}
Conteúdo Programático:
Agenda - Dias 22, 23 e 24/11 (das 18h – 20h)
Materiais de Estudo (Obrigatórios):
Vídeos (Ativ. Assíncrona):
Leitura:
Atividade avaliativa e formativa:
Atividade a Distância (1,5 pontos na média) – Execução até 1º/12:
Ciência, pra que ciência? (Com Regina Pekelmann Markus) - 6’06’’
Baixar: Termo de Autorização de Uso de Imagem e Voz (Não esqueça de enviá-lo juntamente com o vídeo ao docente responsável pela mediação dos conteúdos do módulo) - Acesso: Termo de Autorização de Uso de Imagem e Voz.doc
Nota: O conjunto de vídeos será editado e postado no YouTube, desde que autorizado pelo(a) autor(a).
Agenda - Dias 29 e 30/11 e 1º/12 (das 18h – 20h)
Materiais de Estudo (Obrigatórios):
Leituras:
Vídeos (Ativ. Assíncrona):
Síntese esquemática:
Extras (Materiais Complementares):
Atividade avaliativa e formativa:
Atividade a Distância (1,5 pontos na média) – Execução até 06/12:
Acesso aos textos: Projeto de Pesquisa: O que é? Como fazer?.pdf / Métodos de coleta de dados: observação, entrevista e análise documental.pdf
Nota: Seguir a orientação do vídeo de Tiago Benedetti “Anotações de estudo – Resumo de síntese”.
Agenda - Dias 6, 7 e 8/12 (das 18h – 20h)
Materiais de Estudo (obrigatórios):
Vídeos (Ativ. Assíncrona):
Leituras:
Atividade avaliativa e formativa:
Atividade a Distância (1,5 pontos na média) – Execução até 13/12:
Agenda - Dias 13/12 (das 18h – 20h) – Videoconferência 1 (Ativ. Síncrona)
Agenda - Dias 14/12 (das 18h – 20h) – Videoconferência 2 (Ativ. Síncrona)
Nota: As videoconferências versarão sobre os conteúdos dos tópicos do Módulo “Metodologia Científica”, espaço tira-dúvidas.
Atividade avaliativa e formativa:
Atividade Presencial (5,5 pontos na média) – 15/12 (das 18h – 20h/realizada in loco em instituição superior na Guiné-Bissau, com a presença de profissional responsável):
VIDEOAULAS SÍNTESES DOS TÓPICOS
Videoaula 1 - Tópico 1 Metodologia Científica Guiné-Bissau
Videoula 2/3 - Tópico 2 e 3 Metodologia Científica Guiné-Bissau
DICAS – Aprender a aprender
Se você deseja aperfeiçoar a forma como estuda, veja os conteúdos, aulas e treinamentos na área de escolarização e aprendizagem ofertados gratuitamente pelo Prof. Tiago Benedetti no YouTube - "CURSO APRENDA MAIS" .
Bibliografia básica:
CEAD/UDESC. Caderno Pedagógico – Metodologia para iniciação à prática da pesquisa e extensão I. Florianópolis: IOESC, 2011.
______. Caderno Pedagógico – Metodologia para iniciação à prática da pesquisa e extensão II. Florianópolis: IOESC, 2012.
CHAUI, Marilena. A atitude científica. ______. In: Convite à Filosofia. São Paulo: Ed. Ática, 2000.
GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo. Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Ed. Da UFRGS, 2009.
LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: E.P.U., 2012.
PESCUNA, Derna; CASTILHO, Antonio Paulo Ferreira de. Trabalho acadêmico – o que é?: um guia para sua elaboração. São Paulo: Olho d’Água, 2008.
Relação de vídeos e documentos (UDESC) listados nos tópicos supracitados, onde constam os respectivos links de acesso.
Sobre o professor responsável:
Fábio Napoleão
Sou professor da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC na área de Geografia, no Curso de Pedagogia a Distância, do CEAD/UDESC. Fui pesquisador do Laboratório de Planejamento Urbano e Regional (LABPLAN/UDESC), do Núcleo de Estudos Asiáticos (NEAS/UFSC) e Coordenador do Programa de Estudos Geoeconômicos da América Latina (PROAL), sediado no LABPLAN, entre 2007 e 2017. Entre 2002 e 2019, atuei como professor do Departamento de Geografia da FAED/UDESC, já entre 2009 e 2012, ministrei a cadeira de Formação Econômica Brasileira no Curso de Ciências Econômicas da ESAG. Chefiei os cargos de gestão universitária como diretor de extensão, cultura e comunidade (FAED e CEAD), como Coordenador de Extensão, Cultura e Comunidade e Pró-Reitor de Extensão, Cultura e Comunidade da UDESC, gestão 2016-20. Possuo doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2000-05) e graduação em Geografia pela UDESC (1995-99), tendo sido no período bolsista do PET/CAPES. Tenho experiência na área de Ensino de Geografia, Geografia do Brasil, Geografia Econômica, Geografia Política e Geografia Regional.
Segue o link da instituição que faço parte: Udesc
Além disso, encaminho um vídeo institucional da UDESC: Vídeo institucional
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.