Coletivo Inventa: ações especiais do Grupo de Pesquisa durante a pandemia do Novo Coronavírus
Núcleo Coletivo Inventa: projetos de educação musical e podcasts para crianças durante a pandemia do Novo Coronavírus
Com o fechamento das escolas devido à pandemia do coronavírus, estudantes da educação básica de redes públicas e privadas vêm recebendo atividades diversificadas para serem realizadas pelas crianças, em casa. A música está incluída dentro do componente curricular de Artes.
Tais atividades estão sendo organizadas e disponibilizadas em portais educacionais, que hospedam materiais pedagógicos, jogos educativos e bibliotecas virtuais. Além desse modo de acesso, as unidades educativas vêm buscando ampliar o contato com os estudantes através de diferentes mídias, como Facebook, Instagram e WhatsApp. Nas redes públicas, como na rede municipal de ensino de Florianópolis, estudantes sem acesso à internet podem retirar essas atividades e materiais impressos em suas escolas.
Com a suspensão das aulas presenciais, a produção de materiais pedagógicos voltados ao ensino e à aprendizagem musical apresenta novos desafios às professoras e professores da área, que precisam repensar as metodologias de ensino e criar novas estratégias e abordagens de ensino. Nesse contexto, desafiador para todas e todos que atuam como docentes, o Coletivo Inventa, ligado ao Grupo de Estudos e Pesquisas Inventa, do Ceart/Udesc, está formando núcleos de produção de materiais pedagógicos que possam ser enviados às crianças, tanto por meio dos portais virtuais como de materiais impressos. Deste modo, o Coletivo busca contribuir para o fortalecimento da Educação Musical, com a produção de conhecimentos que podem retornar às comunidades escolares, pela via da produção de material didático que busca o encontro e o diálogo com crianças e jovens que se encontram em casa, longe de suas escolas e de seus colegas.
Fundamentado em pesquisas e abordagens contemporâneas de educação musical, o projeto está comprometido com o desenvolvimento de metodologias inovadoras no campo das pedagogias de ensino de música, contribuindo para a produção de conhecimento na área. Além disso, esse Coletivo visa a qualificação pedagógica dos alunos do Curso de Licenciatura em Música e a formação continuada de profissionais atuantes na rede escolar, que podem atuar juntos, em parceria, visando desenvolver novos modos de atuação no campo da educação musical.
Consideramos ainda que este projeto justifica-se pelas contribuições e impactos que as escolhas pedagógicas e a elaboração de materiais didáticos para o ensino de música, de modo não presencial e interativo, o que abre novas possibilidades de articulação e construção de referenciais teórico-metodológicos em Educação Musical.
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