A Poética da Criação Musical: desdobramentos, pesquisa e produção em Composição Musical
Resumo: Este projeto pretende tomar a Criação Musical em seu horizonte mais abrangente: pesquisa, produção artística e produção de conhecimento. Abraçando a Criação Musical como Poética de amplo espectro, o projeto tem como fundamento a investigação teórico-prática na área da Composição envolvendo tanto as disciplinas musicais correlatas (Teoria e Análise, Orquestração, Estruturação, Musicologia, etc.) quando áreas das Humanidades (Filosofia, Antropologia, Retórica, Literatura, entre outras). Partindo de leituras cruzadas dessa literatura, o projeto realizará experimentações de criação sonora com a pesquisa de sons e estruturas musicais em instrumentos musicais, objetos sonoros e meios eletroacústicos. A partir daí serão construídos produtos criativos, particularmente composições originais para diversos meios, desde a sala de concerto até performances multimídia, filmes, peças de teatro, dança, entre outros. A investigação inclui leitura e análise de obras musicais e a reflexão crítica sobre a literatura produzindo artigos acadêmicos sobre criação musical, linguagens musicais contemporâneas, ensino e didática de composição, improvisação, relações entre som e imagem, relações entre cultura e criação, multimeios e estudos transdisciplinares.
Início: 01/08/2016
Prorrogado para: 31/07/2020
Resumo: Este projeto de pesquisa investigará as possibilidades de formação e atuação do professor de música enquanto regente educador no processo da construção da aísthesis (sensibilidade, percepção sensorial) musical de seus educandos. Esse processo é responsável pela percepção, pela formação do gosto musical e do juízo estético através da compreensão dos parâmetros musicais, dos atributos de expressão e dos princípios da poética musical que compõem as dimensões estruturais da música. Em nossa contemporaneidade tecnológica e informatizada, a estandardização para o consumo de massa, conceito trabalhado por T. Adorno, pode levar a um adestramento na aísthesis ao promover um estado de quase permanente distração e de entretenimento industrializado, divergente da aísthesis construída a partir de vivências lúdicas, desafios, jogos. A aproximação com os diferentes universos culturais e musicais colabora nesse processo de construção estética ao propiciar a articulação, interpretação, compreensão e formação do pensamento crítico. Essa nova percepção estandardizada teve impacto expressivo nos hábitos de audição, na área da educação e formação musical. A presente pesquisa tem o objetivo de investigar, a partir da Teoria Crítica (Adorno, Benjamim, Horkheimer) e dos referenciais teóricos a partir de então, as possibilidades para uma formação mais crítica do professor de música, colaborando com sua atuação enquanto regente educador nos diferentes contextos: ensino de música na educação escolar, na educação não escolar e nas escolas especializadas de música, contribuindo para o processo de construção de uma aísthesis mais emancipada do adestramento sensorial para o consumo. Nesta pesquisa procuraremos também discutir e apontar alternativas que retomem a concentração e o esforço consciente da percepção - análise, interpretação e compreensão da obra musical para um pensar crítico. O referencial teórico da pesquisa abordará, de forma dialética, os ensaios filosóficos de Theodor W. Adorno, Martin Heidegger, Herbert Marcuse, Luigi Pareyson, Gilles Lipovetisky, Edgar Morin, Edson Zampronha e Alexandre da Silva Costa sobre o processo de construção da aísthesis, vislumbrando-se uma formação crítica do professor de música e sua atuação na sociedade. As alternativas de atuação levantadas e estudadas deverão ser aplicadas na práxis musical dos graduandos no exercício da função de regente educador de grupos musicais (vocais e/ou instrumentais).
Início: 01/03/2016
Término: 31/12/2020
NOVOS RUMOS: performance, análise e musicologia
Resumo: O presente projeto tem por objetivo abordar sob um triplo enfoque – interpretativo, analítico e musicológico – o repertório musical recente e contemporâneo, mais especificamente aquele produzido para piano e música de câmara a partir da segunda metade do século XX. Às inovações composicionais e estéticas trazidas por este repertório (uso mais intenso da tecnologia, notação musical alternativa, materiais sonoros não convencionais etc.) corresponde uma nova atitude interpretativa, com transformações importantes nos limites que distinguem as funções de compositor, intérprete e ouvinte. Como procedimento metodológico padrão, procuraremos combinar a experiência da performance do repertório com processos analíticos e contextualização musicológica, a fim de adquirir o máximo de propriedade estilística, técnica e estética na performance e o maior grau possível de profundidade crítica na produção acadêmica. O objeto principal da primeira etapa da pesquisa será a obra musical e teórica de Olivier Messiaen, sem que isso signifique a exclusão de outros objetos de interesse, convergentes com a proposta do projeto.
Início: 01/08/2013
Prorrogado para: 31/07/2019
Música, texto, ação: aspectos da interdisciplinaridade na composição musical
Resumo: Compositores frequentemente relatam que tiveram como fonte de inspiração para suas obras elementos extra-musicais oriundos de diferentes meios de manifestações artísticas e científicas tais como um texto literário, uma obra arquitetônica ou mesmo a série Fibonacci. Situação contrária também é encontrada por exemplo, quando o pintor Gerhard Richter se inspirou nas composições de John Cage para pintar 'Transformed Visions', exibido atualmente na Tate Modern, em Londres. Como compositora, o uso de elementos extra-musicais no processo criativo sempre esteve presente. Recentemente, em meu curso de Doutorado, abordei a arquitetura Neolítica para compor 'Stone Circles', para celo e piano, e o tríptico 'Night View of the Eight Famous Places of Kanazawa' de Utagawa Hiroshige, para compor 'Night View' para flauta e piano. Tendo em vista o aprofundamento destas questões este projeto visa a investigação da interdisciplinaridade na composição musical envolvendo elementos extra-musicais como agentes formantes. A metodologia compreende: (1) investigação da interdisciplinaridade em diferentes períodos históricos; (2) análises de áudio e de partituras de músicas envolvendo elementos extra-musicais; (3) survey e estude de obras artísticas envolvendo a interdisciplinaridade (4) estudos das teorias da interdisciplinaridade e da representatividade; (5) aplicação e experimentação de dados em composição musical; (6) performance. Aliando a pesquisa com a produção composicional e a performance, este projeto é aberto a intérpretes do corpo docente e discente do DMU e de outras instituições, bem como dos demais departamentos do CEART. Na prorrogação deste projeto serão incluídos novos participantes (professores do CEART e também alunos intérpretes).
Início: 01/08/2016
Prrogado para: 31/07/2020
Conteúdos antigos e não-europeus na composição musical dos séculos XX e XXI
Resumo: A presença de conteúdos antigos e não-europeus na composição musical do século XX e contemporânea tem sido, desde o início de minha atuação profissional, o ponto central da orientação dos meus interesses e atividades como compositor, músico instrumentista e pesquisador. Está na base da minha poética artística, determinando procedimentos e processos composicionais, e está também na base da minha pesquisa musicológica, onde estudo o procedimento de outros músicos e estudiosos, que se tornam, então, referenciais teóricos e objeto de análise e pesquisa. O estudo desta interface entre conteúdos musicais antigos e não-europeus com a composição musical é uma vasta área de estudos interdisciplinares, que não se limita ao conhecimento das diferentes fases da música ocidental, mas que inclui também a filosofia e a estética, não só ocidental como também não-europeia. Este tem sido o meu projeto de pesquisa na UDESC, vinculado ao grupo de pesquisa Processos Músico-Instrumentais do Departamento de Música, e à linha de pesquisa Processos Criativos na Composição e Interpretação Musicais do PPGMUS. Entendo por “conteúdo” tudo aquilo que é veiculado através da composição musical, seja uma ideia musical, estrutural, ou uma ideia “extra-musical” que se associa à música de modo a participar no constructiō da obra musical. Um exemplo disto muito presente na minha pesquisa é a ideia de movimento espiral, que se aplica diretamente ao modo pelo qual a temporalidade musical se organiza. Entendo por “antigo” tudo aquilo que não pertence ao pensamento moderno (1500 – 1900). A composição musical, embora tenha seus primórdios na escola de Notre-Dame dos séculos XII e XIII, se estabelece tipicamente na música do período racionalista, dos “grandes compositores” clássico-românticos (Beethoven, Mozart, Chopin), muito embora hoje em dia já se reconheçam como “grandes compositores” aqueles mais antigos, do Barroco (Bach, Handel) e da alta Renascença (Pier Giovanni da Palestrina, Tomás de Victoria, etc), mas este reconhecimento tem continuidade com a nossa época e o século XX graças à redescoberta deles feita no século XIX. O termo “música antiga”, que inclui os períodos medieval e renascentista, expressa esta mesma distinção com a modernidade que estou propondo aqui. O termo “não-europeu” parece ser, então, a contrapartida espacial do termo temporal “antigo”, e se refere às tradições musicais dos povos de todo o mundo, com exceção da Europa ocidental. O antigo e o não-europeu são, portanto, dois conteúdos que o próprio eixo principal (mainstream) ideológico, cultural, europeu/moderno não reconhece como pertencente ou conciliável a seu próprio universo e, por conseqüência, os identifica como problemáticos. A presença de tais conteúdos na música ocidental coloca em confronto formas mentais e cosmovisões diferentes. Daí o seu interesse de pesquisa, principalmente num mundo em globalização, onde as diferentes culturas estão em constante confronto e relação, ou numa cultura híbrida como a brasileira, que, desde o início de sua formação, vivencia o contraste do não-europeu e do ocidental. É na vertente “pós-moderna” que o antigo e o não-europeu encontram facilidade de acesso e penetração nas formas musicais do ocidente, mas mesmo aqui, esta penetração parece ser possível graças a um esvaziamento de conteúdo, a uma prática do hibridismo pelo hibridismo, da mistura pela mistura. Este projeto de pesquisa investiga e busca identificar a significância estética e social desta problemática do não-europeu e do antigo dentro da composição musical moderna e contemporânea. Sua natureza é interdisciplinar, e incorpora estudos nas áreas da composição e análise musicais, na musicologia e etnomusicologia, a estética, filosofia, antropologia, história das religiões, arqueologia, psicologia, semiologia e simbologia arquetípica. Os artigos acadêmicos já produzidos por este projeto estão listados nas Referências Bibliográficas sob o nome IRLANDINI.
Possui 3 bolsistas
Início: 01/08/2012
Prorrogado para: 31/07/2019
A Vez e a Voz da Rabeca
Resumo: A performance musical sob os prismas da musicologia e da etnomusicologia, passando pelos aspectos da organologia, da retórica musical, da corporalidade e das relações físio-cinéticas entre músico/instrumento, traz à tona elementos cruciais para o entendimento dos fluxos estéticos da música e suas implicações na história da performance musical no contexto da pós-modernidade. Permite uma avaliação menos comprometida com o sentido teleológico que norteou pensamento musical ocidental até meados do séc. XX. A análise fenomenológica e a pesquisa artística constituem importantes ferramentas metodológicas deste projeto, centralizado em três eixos que se interrelacionam: (1) A linguagem retórica musical aplicada aos instrumentos musicais históricos europeus, em particular o violino barroco; (2) os instrumentos da tradição oral, em especial a rabeca brasileira e (3) a Rítmica como processo ontológico destas musicalidades. Coloca-se em discussão a noção de intertextualidade que permeia as práticas musicais contemporâneas, cuja finalidade seria contrapor a uma narrativa totalizadora o processo de performance musical, baseado em uma rede flexível de jogos de linguagem, que assumiria mais o caráter estrutural de evento do que de obra finalizada. Nesse contexto, instrumentos oriundos da tradição oral brasileira, como a rabeca, e os ligados à tradições musicais europeias da Idade Média, Renascença e Barroco, assumem o protagonismo como agentes mediadores de espaços temporais e sociais dicotômicos, convergindo para uma pesquisa de caráter empírico na qual as potencialidades interpretativas e a ação instrumental adquirem o centro do discurso.
Início: 01/08/2010
Prorrogado para: 31/07/2020
A música na Companhia de Jesus: inter-relações entre América colonial e Europa
Resumo: Por sua abrangente atuação e pelo extensivo uso da música no processo de contato e de catequização, a Companhia de Jesus teve grande influência no processo histórico da música nas Américas, e desde o final do século passado o assunto foi objeto de várias pesquisas de caráter musicológico. Essas pesquisas, porém, geralmente são restritas a um determinado local ou período, e mesmo assim se dirigem em sua maioria à música nas reduções da América espanhola; quando se incluem nesse processo outras regiões e outros tipos de estabelecimentos, sobretudo os urbanos, descortina-se um cenário mais amplo e mais complexo, com diversas redes de influências recíprocas, inclusive entre Europa e as colônias. Este projeto tem como objetivo abordar a formação do código de regras da Companhia de Jesus com relação à música a partir de meados do séc. XVI, data da fundação da Companhia, a partir do conflito entre essas regras e a prática realizada nas colônias, e das tentativas de subversão às regras nos estabelecimentos urbanos europeus, sobretudo germânicos.
Início: 01/02/2018
Término: 31/12/2019
Ação pianística, análise e coordenação motora - Aplicações Interdisciplinares na organização da prática e desempenho musical
Resumo: O objetivo geral da pesquisa seria levantar pressupostos interáreas (domínios da prática músico-instrumental, controle motor, psicologia, cinesiologia e ergonomia, entre outros) e aprofundar o estudo sobre princípios técnico-instrumentais, sua relação com abordagens interdisciplinares do movimento, cognição e psicologia e sua aplicação na organização da prática instrumental com vistas à otimização do desempenho pianístico, tendo o resultado sonoro em permanente perspectiva. Foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: investigar a relação entre coordenação motora e a simplificação-redução com a eficiência do movimento, suas consequências no tempo de trabalho e o desempenho instrumental; estabelecer conexões interáreas; propor a aplicação de procedimentos técnico-estratégicos de organização do movimento relacionados às conexões realizadas e a possível otimização do desempenho pianístico; aplicar estratégias técnico-instrumentais em repertório solo, camerístico e de grupos diversos em situações específicas de desempenho músico-instrumental; verificar possíveis relações entre conceitos levantados e a aplicação de estratégias técnicas com a motivação na aprendizagem e prática pianística, por meio de permanente análise de ações adotadas; avaliar qualitativa e quantitativamente o uso de tais recursos. As ações propostas para a realização desta investigação seriam: 1- revisão bibliográfica de pressupostos interdisciplinares cujas inferências à ação físico-muscular e/ou pianística ilustram e importam para a investigação aqui proposta; 2- estabelecimento de conexões entre o material estudado e a prática pianística, utilizando-se os ciclos de movimento e SMRD; 3- levantamento e aplicação de exercícios para o desenvolvimento de uma maior consciência dos membros superiores; 4- aplicação da RA (Refexão Analítica e Sistema de Rodízio) como orientação metodológica inicial em repertórios solista e em grupo. A aplicabilidade das conexões teóricas levantadas na organização da prática e desempenho pianístico deverá ser avaliada por meio da realização de análises qualitativa e quantitativa em experimento biomecânico (cinemetria e/ou eletromiografia) com a participação de pianistas, técnicos e demais pesquisadores. Além da produção de CD (em processo de masterização) poderão ser produzidos outros materiais como vídeos e outras gravações.
Início: 01/03/2014
Prorrogado para: 31/07/2020
Estudos sobre tempo e performance musical
Resumo: O presente projeto tem como objetivo estudar a relação entre a ação do intérprete e as diversas naturezas de temporalidades que se apresentam nas mais variadas formas de discurso musical. Assim, temos por objetivo estudar e discutir o tratamento temporal na performance musical, a partir do estudo técnico-interpretativo de um repertório selecionado. Se, ao interpretar uma obra musical a partir da sua notação, o intérprete a recoloca no tempo, para que isso se realize de forma artisticamente satisfatória ele deve compreender e planejar cuidadosamente o fluxo dos eventos. Assim, esse estudo se apoia em uma metodologia na qual análise e performance dialogam e se informam mutuamente, tendo a questão temporal como ponto de convergência. Esse diálogo se estabelece no cruzamento de dados da construção interpretativa - registrados através de diários de estudo e recursos áudio-visuais - e deduções analíticas a respeito do movimento musical. Em relação ao trabalho realizado na pesquisa até o momento, pretende-se, nesta nova fase, trabalhar em mais uma frente de estudo: a análise de performances (minhas e de outros intérpretes), utilizando como suporte um software específico para análise de áudio. Como resultado da pesquisa, além de publicações, pretende-se realizar performances públicas do repertório selecionado para estudo, de modo que se articule pesquisa acadêmica e prática artística.
Início: 31/03/2015
Prorrogado para: 31/03/2019
Professores de arte: um estudo das adaptações curriculares para inclusão
Resumo: Este projeto visa ampliar as ações de pesquisa com vistas a um aprofundamento das investigações de “Como os professores de arte que atuam com crianças com necessidades especiais criam adaptações curriculares para inclusão em sala de aula?” Este estudo parte de um mapeamento dos processos da ação docente, procurando investigar, refletir e propor jogos, materiais didáticos e objetos pedagógicos de caráter inclusivo para o ensino de Música e Artes Visuais. A abordagem de pesquisa é qualitativa, voltada para investigações no campo das ciências humanas e sua interface com o campo da Arte e Educação Especial. A pesquisa parte dos desdobramentos da tese de doutoramento (FINCK, 2009) e também das atividades desenvolvidas pelo grupo de pesquisa Educação Arte e Inclusão, que testou, entre os anos de 2007 e 2010, materiais adaptados em oficinas de Arte com crianças com e sem deficiências em contexto inclusivo (FONSECA DA SILVA; FINCK, 2011). Entende-se a ação inclusiva como aquela que atinge em condições de igualdade de acesso todas as crianças da turma e ao mesmo tempo respeitando-se as diferenças de cada uma. Acredita-se que a presente proposta qualifica o desenvolvimento de investigações no grupo fortalecendo uma política de pesquisa de caráter social e que de fato busca influenciar mudanças no âmbito do ensino de Arte na perspectiva de inclusão. De acordo com o cronograma foram realizadas as atividades de caráter investigativo referentes a primeira fase do projeto. Nela previu-se identificar os saberes criativos, éticos e estéticos do professor de arte na construção de materiais adaptados. Foram realizadas a revisão de literatura, fundamentação teórica, edição de vídeos (acervo das professoras participantes) de 3 oficinas de artes com crianças em contexto inclusivo e a aplicação de grupos focais, sistematizando os dados dos protocolos de observação de todos os grupos focais. Em 2012 e 2013 foram realizados os grupos focais, sendo l piloto com alunos do curso de licenciatura em música e 3 com os professores da área de música, artes visuais e séries iniciais pertencentes a Rede Municipal de Educação (RME) do município de Florianópolis. Estes dados foram transcritos, analisados e publicados em forma de artigo científico em eventos regionais e nacionais, conforme relatório enviado ao setor de pesquisa. A segunda fase do projeto finalizada em 2014 previa a sistematização dos dados dos protocolos de observação de todos os grupos focais. A partir dos dados desses resultados parciais, foram elaborados mapas de conexão entre as falas dos professores para dar prosseguimento a etapa da pesquisa, iniciada em 2015, agora de caráter propositivo, aplicando os protótipos na escola. Na fase de aplicação dos materiais procuramos buscar subsídios junto ao setor de Atendimento Educacional Especializado - AEE que tem como objetivo eliminar barreiras à educação de qualidade para as pessoas com deficiência. Essa aproximação com os AEE está sendo construída a partir de uma equipe interdisciplinar (com graduandos dos cursos de Pedagogia, História, Geografia, Artes Visuais e Música) através do Subprojeto “Educação Inclusiva na Escola: uma ação interdisciplinar”, vinculado ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID (UDESC, 2014-2018). Através deste subprojeto procura-se criar uma cultura inclusiva entre os alunos da graduação e professores das unidades escolares vinculadas ao subprojeto, a saber: EEB José Cândido da Luz, situada na Vargem do Bom Jesus, EEB Virgílio Várzea, situada no bairro de Canavieiras e EEB Hilda Teodoro Vieira, situada no bairro Trindade, de modo a estimular a criação de materiais pedagógicos, gerando situações de aprendizagem para estudantes com deficiência e os demais estudantes envolvidos no processo, foco do presente projeto de pesquisa. Como o desenvolvimento do subprojeto PIBID “Educação Inclusiva na Escola: uma ação interdisciplinar” que iniciou as atividades em 2014 e tem previsão de duração até 2018.
Possui 3 bolsistas
Início: 01/08/2011
Prorrogado para: 31/07/2021
Para tudo na vida tem um acorde: da persistência das ideias românticas na apreciação valorativa da música popular
Resumo: Para tudo na vida tem um acorde? Da persistência das ideias românticas na apreciação valorativa da música popular. A partir da contextualização crítica de determinados entendimentos, crenças e valores de fundo romântico – tais como as noções mitificadas pelo senso comum de naturalidade, espontaneidade, instintividade, inexplicabilidade, veracidade, sinceridade, competência, inovação, mistura, tradição, nacionalidade, mudança, expansão, inovação, sentimento, expressão, inspiração, intuição, invenção, originalidade, criatividade, gosto, complexidade, unidade, organicidade, intensidade, sublimidade, singularidade, individualidade, genialidade etc. – o presente projeto de pesquisa propõe, através de exames bibliográficos e documentais associados a uma série de rotinas analítico musicais, a investigação da hipótese de que é possível reconhecer vínculos entre esse amontoado de idéias e decisões composicionais, especificamente musicais, que regem a escolha de harmonias e a disposição de planos tonais observáveis em determinados repertórios da música popular contemporânea.
Início: 01/04/2013
Prorrogado para: 31/03/2019
Da sala de aula à profissão: o uso de tecnologias móveis
Resumo: A divisão entre aprendizagem terciária e as realidades da prática profissional se agiganta para aqueles estudantes que têm uma variedade de disciplinas durante o curso de graduação (BILLETT, 2002; BURNARD, 2013). Graduandos de Música e das demais áreas de artes, em particular, precisam de mais oportunidades para se envolver com experiências do mundo real durante o seu período na universidade (BRIDGESTOCK, 2006). Sem essas oportunidades, os estudantes podem ter noções simplistas sobre o local de trabalho e sentir falta de habilidades especifícas para atuar profissionalmente com êxito. Este projeto tem como objetivo abordar esses temas emergentes por meio de um modelo de um programa inovador, utilizando tecnologias móveis, para facilitar a aprendizagem no contexto de trabalho e desenvolver competências profissionais.
Início: 01/08/2015
Término: 31/07/2019
Música para piano nos séculos XX e XXI no Brasil, Américas e Caribe
Resumo: O projeto de pesquisa “Música para piano nos séculos XX e XXI no Brasil, Américas e Caribe” está diretamente ligado ao estudo da música de concerto, relacionando sua escrita composicional e pianística dos países selecionados. O trabalho será focado na obra para piano composta nos séculos XX e XXI. Além de uma análise formal e harmônica, a pesquisa visa estudar a relevância pianistico-pedagógica das obras selecionadas e discutir suas possíveis aplicações como material didático dirigido aos alunos da licenciatura e bacharelado em piano. As características principais da escrita pianística que definem cada obra serão apresentadas e servirão como base para discutir suas possíveis implicações no desenvolvimento técnico e artístico do aluno, assim como na apreciação e conhecimento das linguagens composicionais encontradas na música dos séculos XX e XXI. Os países e compositores a serem estudados e previamente selecionados serão: Brasil (3) Edmundo Villani-Côrtes, Edino Krieger e Gilberto Mendes, Argentina (1) Alberto Ginastera, Cuba (1) Ernesto Lecuona e Estados Unidos (2) Robert Muczynski e Abram Chasins. A quantidade de obras previstas é de 15 obras pré-selecionadas. Demais compositores serão selecionados no decorrer da pesquisa de acordo com a constatação de carência de informações sobre compositores específicos.
Início: 01/04/2015
Prorrogado para: 31/08/2020
Músicos, Música e Instrumentos: investigação da performance na música histórica e na música popular tradicional
Resumo: Criação de Laboratório de Pesquisa em Performance de Música Histórica e Tradicional, Organologia de instrumentos históricos e tradicionais populares, juntamente com a sua performance e seu repertório em diálogo com o trabalho de pesquisa em performance histórica da Professora Valeria Bittar DMU e com as Ações que compõem o Programa de Extensão “FLAUTA DOCE: PERFORMANCE E DIDÁTICA” da UDESC. 1. A pesquisa em performance musical histórica e tradicional e organologia será direcionada e realizada junto ao Grupo ANIMA de música de câmara brasileira através do processo de investigação para construção e montagem do roteiro dramatúrgico musical do espetáculo e CD do Grupo, MAR ANTERIOR. Participam deste projeto integrantes do MUSICS - UDESC: o violinista Prof Dr. LUIZ HENRIQUE FIAMINGHI, o compositor Prof. Dr. ACÁCIO TADEU CAMARGO PIEDADE. Pesquisadores convidados externos: integrantes do Grupo ANIMA e os compositores Prof. Dr. LIDUÍNO PITOMBEIRA (Universidade Federal Fluminense) e Prof. Dr. FRANCISCO JOSÉ MONTEIRO (Univ. Politécnica do Porto, Portugal). Pesquisa e coleta de dados (Sistemas de afinações, instrumentário e transcrições) sobre repertório da música instrumental da Idade Média - relacionada ao Grupo ANIMA, bem como à música da corte portuguesa de Dom Afonso X (Cantigas de Santa Maria) e de Dom Dinis (7 cantigas de amor encontradas em 1995); demais repertórios serão investigados, como p. ex. o Cancioneiro da Ajuda. Esta etapa do Projeto será realizada junto à Biblioteca da Associação Cultural Cachuera, São Paulo, junto à Torre do Tombo, Portugal, à Biblioteca Nacional de Portugal, Biblioteca da Universidade de Aveiro, Portugal, Universidade Politécnica do Porto e Universidade Nova de Lisboa. Dentro desta etapa de trabalho, serão pesquisadas cantigas do Candomlé recolhidas por Camargo Guarnieri (1937) e de cânticos do Candomblé recolhidos em 1931. Ambas as fontes se encontram no Centro Cultural São Paulo, Biblioteca Oneyda Alvarenga. A investigação do repertório estende-se à investigação sobre construção dos instrumentos utilizados, juntamente com procedimentos atuais de [re] construção desses instrumentos. Seleção do repertório investigado; experimentação conjunta dos sistemas de afinação encontrados em ensaios do Grupo ANIMA; experimentação conjunta dos padrões rítmicos e modos pesquisados, como base para os arranjos; trabalho junto à luthiers para construção de instrumentos (flautas e adufes). Em conjunto com a encenadora Maria Taís (Companhia Balagan de Teatro, SP), será construído roteiro dramatúrgico musical para performance. A conclusão será dada através do registro em CD "MAR ANTERIOR"; a gravação será realizada no Estúdio Sala Viva, Associação Cultural Cachuer.. O CD será encartado em livreto, com 120 páginas com textos sobre a pesquisa realizada. O CD e o livreto terão o patrocínio do Selo SESC do Estado de São Paulo. As apresentações de lançamento do CD serão séries de concertos ao vivo. 2. NÚCLEO DE FLAUTAS DOCE e OFICINA DE DANÇAS DA RENASCENÇA. Este pesquisa refere-se aos Projetos do PROGRAMA DE EXTENSÃO FLAUTA DOCE: PERFORMANCE E DIDÁTICA: NÚCLEO DE FLAUTAS DOCE DA UDESC e OFICINA DE DANÇAS DA RENASCENÇA). Serão pesquisados sistemas de afinação (pitagórico e mesotônico), notação musical antiga (Ars Nova e até renascença), transcrição, instrumentário. A conclusão das duas partes do PROJETO II será dada através de apresentações do NÚCLEO DE FLAUTAS DOCE e dos integrantes do Grupo de DANÇAS DA RENASCENÇA (HAMLET) em formato de apresentações ao vivo, programadas juntamente com a Direção de Cultura da Pró-Reitoria de Extensão. Serão construídos dois roteiros diferenciados para apresentação ao vivo: 1. Danças na corte elisabethana para comporem o espetáculo HAMLET, a ser encenado por alunos do Departamento de Artes Cênicas da UDESC e trabalhado pelo Prof. MARIO ORLANDO GUIMARÃES (UFF). 2. Programa que traz a transformação da música do final da Idade Média em música Renascentista.
Possui 2 bolsistas
Início: 01/07/2017
Término: 31/07/2019
Artisticidade. Cultura. Educação Musical: uma etnografia na escola-núcleo do PIBID MÚSICA UDESC
Resumo: O presente projeto de pesquisa propõe investigar a artisticidade, inicialmente com foco particular, sobre a artisticidade na Infância, porém agora estamos ampliando para a adolescência e adultos. A comunidade escolar a ser observada - em atividades artístico musicais, mas não só - é a da comunidade escolar na qual estamos inseridos, através do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência/PIBID – CAPES, UDESC, o "pibid música”, como é chamado. As pessoas observadas nas atividades musicais de sala de aula de música, curricular, do 3º ao 6º ano do Ensino Fundamental, e nas atividades extra-classe: oficinas de instrumentos e de grupos instrumentais e vocais. Metodologicamente é uma Etnografia, com inserção no campo, observação registro e descrição densa (GEERTZ, 1989), do que estiver explícito nas atividades musicais, mas, talvez principalmente, daquilo que diz respeito à natureza dos envolvimentos subjetivos das crianças e adultos, antes, durante e após as performances musicais. Ao mesmo tempo, propomos averiguar se e em que medida, a artisticidade daquela comunidade escolar tem influências do modo organizativo sistêmico neoliberal, a partir de determinadas características como a homogeneização, a fragmentação, o individualismo, a competitividade e o utilitarismo (PELLANDA, 2001). A questão identitária também é central para este estudo, no que diz respeito à interseccionalidade de Gênero, Classe, Etnia, Sexualidades, Religião e Geração, este eixo do estudo já constituindo-se como desmembramento de pesquisa realizada neste campo, previamente, em um TCC da Licenciatura em Música (NOGUEIRA, 2015). A pesquisa pretende contribuir com a área da Educação Musical no campo da ludicidade política e da inventividade humanas, bem como ao seu senso de realidade, igualdade e democracia; temáticas ainda incipientes na área, através das quais se pretende produzir conhecimento, interseccionando-as com a música e a educação musical. Em termos de Cronograma, a investigação, de fato, já iniciou em 2015 2, e tinha seu término previsto para julho de 2017. Houve prorrogação de 2 (dois) anos.
Início: 01/08/2015
Término: 31/07/2019
Práticas criativas em educação musical: interfaces teóricas e metodológicas
Resumo: Esta pesquisa está situada no campo de estudos sobre a aprendizagem criativa, conceito emergente nas áreas de Educação e de Educação Musical que focaliza o desenvolvimento criativo de crianças e jovens em situação de aprendizagem. Apesar do reconhecimento da importância de práticas criativas no ensino de música, esta ainda é uma atividade, de modo geral, trabalhada de forma pouco sistemática, tanto no contexto da escola básica como em outros contextos. Uma questão recorrente é a necessidade de construir referenciais que articulem os estudos teóricos às práticas educativas. Nessa perspectiva, o objetivo central deste projeto é investigar as dimensões e articulações teórico-metodológicas implicadas nos processos de ensino criativo e de aprendizagem musical criativa, a partir do planejamento e acompanhamento de projetos criativo-musicais. O estudo é de natureza qualitativa e caracteriza-se como pesquisa participante, realizada colaborativamente com professores de música. O desenho de pesquisa prevê três fases de produção de dados. A primeira prevê o planejamento de projetos criativo-musicais a serem desenvolvidos na escola em que o/a professor/a participante da pesquisa atua. A segunda fase consiste no acompanhamento de tais projetos, momento em que serão produzidos registros através de gravações de áudio e/ou vídeo, relatórios de observação e/ou portfólios produzidos pelos/as professoras/as participantes da pesquisa. A terceira fase será realizada coletivamente pela equipe de pesquisa e consiste na avaliação e reflexão sobre os projetos criativo-musicais desenvolvidos em sala de aula. Dessa forma, a pesquisa volta-se também à formação de professores (formação inicial e formação em serviço), buscando construir propostas de educação musical que reflitam de forma contextualizada sobre a relação do estudante com a música e a função do professor nesse processo. Acredita-se que os resultados deste trabalho possam contribuir na elaboração de fundamentos teóricos e princípios metodológicos para a educação musical que favoreçam o desenvolvimento musical criativo e fortaleçam a educação musical no país.
Possui 3 bolsistas
Início: 01/08/2016
Término: 31/07/2020