Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

14/06/2022-15h14

Pesquisa de Pós-Doutorado da Udesc Ceart é publicada em livro internacional

Capa da publicação. Appris Editora.
O artigo “Usos Pedagógico com o Miror-Impro com alunos de piano de nível superior”, fruto de uma pesquisa de pós-doutorado realizada no Programa de Pós-Graduação em Música (PPGMUS), da Udesc Ceart, é parte do livro “A Criatividade Musical e Motora da Criança com a Plataforma Miror: Fundamentos Teóricos, Dados Empíricos e Propostas Didáticas”, organizado pela Universidade de Bolonha, na Italia.

A autora do texto, Luciana Hamond, realizou o pós-doc na Udesc Ceart, sob a supervisão da professora Viviane Beineke, professora do PPGMUS, junto ao Grupo de Pesquisa Música e Educação (MUSE). No capítulo, Luciana discute propostas didáticas observadas e relatadas na pesquisa, que investiga o uso pedagógico do Miror-Impro, uma plataforma internacional, no desenvolvimento de improvisações musicais de estudantes de graduação em Música. O estudo foca em dois contextos: no ensino de piano individual no curso de bacharelado em Piano; e no ensino do piano em grupo no curso de bacharelado em Piano e de licenciatura em Música.

"Destaca-se a importância da pesquisa de pós-doutorado desenvolvida pela professora Luciana Hamond também para os processos de internacionalização do PPGMUS, à medida que a investigação se articula a um projeto mais amplo que acontece no Brasil e em diferentes países da Europa, sob coordenação da professora Anna Rita Adessi", explica Viviane Beineke.

O livro  
O livro traz uma coletânea de estudos sobre a plataforma MIROR, um instrumento tecnológico inovador para o ensino e aprendizagem musical e motora das crianças, baseado no paradigma da interação reflexiva, também chamados de Sistemas Musicais Reflexivos (SMIR).

A plataforma surgiu por meio do projeto de mesmo nome: MIROR - Interaction Relying On Reflexion. As atividades têm aplicações dedicadas à improvisação, à composição e à criatividade motora e musical, propondo exercícios projetados para crianças de dois a dez anos, que podem ser usados em outras faixas etárias e em diferentes contextos.

O livro foi organizado pela professora Anna Rita Addessi, da uiniversidade italiana, com tradução da professora Rosane Cardoso de Araújo. O livro apresenta uma coletânea de resultados de estudos brasileiros e de outros países, com desejo de que o projeto seja mais conhecido, proporcionando uma nova possibilidade didática, com uso de tecnologias, no contexto da educação musical brasileira.

Sobre a autora
Luciana Hamond realizou o estágio pós-doutoral na linha de pesquisa “Educação Musical”, entre 2017 e 2019, no PPGMUS da Udesc Ceart, com bolsa do Programa Nacional de Pós-Doutorado da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (PNPD/CAPES).  

Luciana trabalhou como professora colaboradora no mestrado acadêmico em Música do PPGMUS da Udesc e foi editora do dossiê “Psicologia da Música”, da revista Orfeu, em 2018.

Atualmente, é docente na área de piano do Departamento de Artes, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e é líder do grupo de pesquisa Piano e Tecnologia (Pianotec) e coordenadora do projeto de extensão “Piano em Foco MT 2022”.

Para adquirir o livro, impresso ou digital acesse esse link.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone/WhatsApp: +55 (48) 3664-8350    




galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h