Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

06/10/2021-16h08

Pós-graduandos e professoras da Udesc Ceart participam da 7ª Miscelânea em Dança

O encontro aborda dança e neurodiversidade, com pesquisadores e artistas de nove estados brasileiros

Seis membros do Departamento de Artes Cênicas (DAC), do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), entre pós-graduandos e professoras, irão participar da 7ª Miscelânea em Dança, projeto artístico-cultural de Florianópolis. São eles: as professoras Bianca Scliar e Bruna Ferracioli, os mestrandos Lucas Santana, Marina Silvério e Vinícius Huggy, e o doutorando Rodolfo Lorandi, que também é diretor, produtor e fundador do projeto junto com a produtora cultural Maria Claudia Reginato. O evento é on-line, nos dias 8 a 11 de outubro, e terá tradução em Libras. 

Os estudantes e professoras do DAC irão mediar palestras e ministrar oficinas sobre o tema “Neurodiversidade em Movimento”, proposta baseada nos estudos de pesquisadores como a artista estadunidense Amanda Melissa Baggs e a canadense Erin Manning. O conceito de neurodiversidade abrange reconhecer e respeitar as diferenças neurológicas, a exemplo da dislexia, do autismo, da síndrome de Tourette, dentre outras. 

O tema da sétima edição segue uma das diretrizes da Miscelânea em Dança: o trabalho coletivo. Durante o evento, os participantes propõem uma atividade artística e/ou pedagógica, para compartilhar suas práticas, obras, provocações, estudos, modos, sentidos e relações profissionais. O encontro se divide em dois momentos: uma residência, com oficinas, mesas-redondas, performances, debates e apresentações; e uma exposição dos materiais apresentados ou produzidos na residência. 

A 7ª Miscelânea em Dança conta com o apoio do Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura – Artes, de 2020, e reúne pesquisadores de dança e neurodiversidade de nove estados brasileiros. As oficinas, mesas-redondas e apresentações serão transmitidas pela plataforma Zoom e pelo Youtube Miscelânea em Dança. Os interessados podem se inscrever gratuitamente através deste formulário.

Para a programação completa e mais informações, acesse este link. Acompanhe o projeto Miscelânea em Dança pelo Instagram @miscelaneaemdanca

Serviço
O que: 7ª Miscelânea em Dança - Neurodiversidade em Movimento
Quando: 8 a 11 de outubro
Onde: plataforma Zoom e Youtube Miscelânea em Dança 
Quanto: gratuito
Inscrição: clique aqui

Equipe técnica
Direção, produção e arte gráfica: Rodolfo Lorandi (SC) e Maria Claudia Reginato (SC)
Apresentações: 1. “Nós”, da Companhia de Dança Lápis de Seda (SC) 2. Catadora de Lixo e Balé de Lixo (Marina Silvério) 3. Corpo Cadeira, da Movidos Dança (RN)
Mediadores-provocadores das mesas-redondas: Ana Luiza Ciscato (SC), Bianca Scliar (SC), Jocélia Freire (RJ) e João Paulo Lima, (CE)
Artistas-professores-proponentes: Bia Mattar (SC), Bruna Ferracioli (SC), Camila Magalhães (MG), Demmy Ribeiro (AM), Fernanda Nicolini (RJ), Lucas Santana (SC), Marcela Brasil (BA), Marina Silvério (BA), Movidos Dança (Ariadna Medeiros/RN), Oberdan Piantino (PR) e Vinícius Huggy (SC)
Intérpretes Libras: Giliard Kelm (SC) e Stephanie Caroline (SC)
Assessoria de imprensa: Néri Pedroso (SC)
Apoio: Edital Elisabete Anderle de Apoio à Cultura ∕ Artes – Edição 2020, Fundação Catarinense de Cultura (FCC), Governo do Estado de Santa Catarina, Projeto Mais que Dançar e PARternidade, Grão Cia. de Dança, Movidos Dança, Cia. Lápis de Seda, Coletivo Par, Associação Catarinense para a Integração do Cego (Acic), Grupo Dois em Um, Ong. Autonomia, Associação de Profissionais da Dança de Santa Catarina (Aprodança), Licenciatura em Dança da Universidade Regional de Blumenau (Furb), Centro de Artes (Ceart) e Centro de Educação à Distância da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). 

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart*
e-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
*em atendimento remoto 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h