Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

02/07/2021-13h56

Alunos do PPGT da Udesc lançam livro sobre produções artísticas e pandemia

A obra reúne trabalhos científicos que fogem ao padrão da publicação acadêmica

A Organização Discente do Programa de Pós-Graduação em Teatro (PPGT), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), publicou o primeiro livro produzido inteiramente por estudantes e egressos, intitulado ficções insurgentes: artes vivas em Estados de emergência. Digital e gratuita, a obra também possui recursos de acessibilidade. 

Durante o isolamento social de 2020, as pessoas recorreram a músicas, filmes e outras formas de arte como um escape, um alívio da realidade. Diante dos problemas sanitários, econômicos e políticos causados pela pandemia da covid-19, a Comissão Organizadora do livro convidou os autores a refletirem sobre esse contexto e “expressarem como que suas pesquisas, suas práticas artísticas se atravessam para melhoria desses espaços, como possíveis saídas de emergência para o que está acontecendo”, explica a Comissão. 

O livro é um desejo antigo da Organização Discente. Os pós-graduandos têm uma produção de conteúdo intensa, tanto nas disciplinas quanto na própria pesquisa de mestrado e doutorado. “Mas, muitas revistas que a gente encontra para publicação, às vezes pedem um formato um pouco mais fechado, mais tradicional”, conta Emanuele Mattiello, uma das organizadoras. “Como a gente trabalha com arte, arte com ciência, arte na voz, às vezes fica um pouco limitado a maneira de expressar as nossas pesquisas e nossos trabalhos nesse formato”.

Para atender aos diferentes formatos de pesquisa e expressão artística, o livro é composto por ensaios, dramaturgias, ensaios virtuais, correspondências, manuais, além de trabalhos que se articulam por imagens, diálogos com outros meios e por uma escrita acadêmica-artística. Os conteúdos envolvem teatro, circo, cinema, dança, performance, pedagogia, entre outras áreas e assuntos emergentes como acessibilidade, artes em zonas periféricas e em conflito e artes negras. São 21 propostas, escritas por 78 autores, com 24 pareceristas e 10 organizadores. 

A obra recebeu suporte do Programa de Apoio à Pós-Graduação (PROAP) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal Nível Superior (CAPES), destinado pelo PPGT. Está disponível para leitura neste link, em um espaço criado no site do PPGT para disponibilizar as produções acadêmicas-artísticas online, como livros, vídeos e espetáculos. O programa também criou outro espaço para os eventos online, que pode ser acessado neste link.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart* 
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br 
*em atendimento remoto 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h