Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

29/03/2023-19h36

Professora apresenta pós-doutorado sobre teatro feminista na Udesc

Professora Brígida Miranda desenvolve estudos sobre teatro feminista. Foto: Divulgação
A professora Maria Brígida de Miranda, docente nos cursos de licenciatura, mestrado e doutorado em Teatro da Universidade do Estado de Santa Cata rina (Udesc), apresenta nesta sexta-feira, 31, o pós-doutorado realizado no Instituto de Artes (Iartes) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). O evento ocorre às 16h30 na Sala Básica 6, localizada no Departamento de Artes Cênicas do Centro de Artes, Design e Moda (Ceart), com entrada aberta ao público interessado.

Durante o período de pós-doutorado, que foi realizado entre março de 2022 e fevereiro de 2023, Brígida desenvolveu o projeto “Teatros Feministas na Ilha das Bruxas”, sob supervisão da pesquisadora Luciana de Fátima Rocha Pereira de Lyra, da UERJ. O projeto faz referência a este campo de estudo na Udesc Ceart, situada em Florianópolis/SC.

A principal produção do pós-doutorado é o livro “Teatros Feministas na Ilha das Bruxas: memórias sobre a criação do campo de estudos na Udesc”, realizado em colaboração com a professora Luciana Lyra e com a editora Daiani Brum. O livro tem como objetivo ampliar a visibilidade das produções acadêmicas e artísticas, tanto para o público universitário, como para o público externo interessado nos debates sobre artes cênicas e feminismo. No momento, e ncontra-se em fase de editoração, com previsão de publicação até novembro deste ano.

A obra, estruturada em artigos, peças teatrais, transcrições de falas e ensaios fotográficos em aproximadamente 300 páginas, tem como principal conteúdo o resultado da 4ª Mostra Rosa Teatral, realizada em outubro de 2022 na Udesc, reunindo 36 pesquisadores brasileiros em 12 mesas temáticas. Nesta edição do evento foram mapeadas, reunidas e divulgadas pesquisas nas áreas de teatro feminista e estudos de gênero nas artes da cena.

Segundo Brígida, ao longo do pós-doutorado também foram realizadas diversas ações que facilitaram diálogos com pesquisadores de outras instituições, além de docentes e estudantes do Programa de Programa de Pós-graduação em Artes (PPGArtes) da UERJ, que auxiliaram na observação do estado da arte das práticas artísticas e pesquisas sobre o tea tro feminista no Brasil. Entre estas ações, palestras, aulas e minicursos ministrados; coorientação de discentes do PPGArtes; curadoria, organização e realização de eventos acadêmicos; publicações acadêmicas; etc.

“O foco de todas essas ações foi a congregação de conhecimentos sobre as pesquisas do campo de estudos de teatro feminista no Brasil, especialmente a formação deste campo na Udesc desde 2008 e a partir de 2022 em diálogo com o PPGArtes da UERJ”, afirma a professora.

O evento de apresentação do pós-doutorado tem apoio da Direção de Pesquisa e Pós-Graduação da Udesc Ceart, que acompanha os afastamentos de docentes do Centro para pós-doutoramento.

Serviço

O quê: Apresentação de pós-doutorado da Profa. Dra. Maria Brígida de Miranda;
Quando: 31 de março, às 16h30;
Onde: Sala Básica 6 - Departamento de Artes Cênicas da Udesc Ceart;
Av. Madre Benvenuta, 1907, Itacorubi, Florianópolis-SC;
Quanto: Gratuito e aberto ao público.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: +55 (48) 3664-8350

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h