Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

13/08/2020-16h38

Perspectivas feministas nas Artes Visuais é tema de curso oferecido pela Udesc Ceart

Inscrições estão abertas até 21 de agosto para o público em geral

Ilustração: Louise Bourgeois
O Centro de Artes (Ceart), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), está com inscrições abertas para o curso “Nós, mulheres artistas: perspectivas feministas nas Artes Visuais”, uma ação do programa de extensão "Ações Poéticas" com vínculo ao Grupo Articulações Poéticas, CNPq/Udesc, coordenado pelas professoras Sandra Favero e Silvana Macedo. Conta ainda, com a parceria junto ao Espaço Cultural Armazém - Coletivo Elza.

São oferecidas 25 vagas, que serão preenchidas por ordem de inscrição. O curso tem como objetivo promover leituras e reflexões em torno dos debates feministas e estudos de gênero, relacionando-os com a produção e recepção da arte contemporânea. “Investigaremos o impacto dos movimentos sociais feministas nas práticas artísticas contemporâneas, tanto no Brasil como em outros países. Em seu aspecto prático, serão propostos projetos artísticos (individuais ou colaborativos) que se relacionem com questões de gênero, em qualquer meio, a critério de cada participante, para integrar uma exposição virtual com trabalhos realizados durante o curso”, afirmam os organizadores.

Para a metodologia, nas aulas que acontecerão via plataforma Microsoft Teams, estão previstas atividades com debates de textos e projetos artísticos, os quais já foram selecionados, promovendo o diálogo entre os participantes, além de conversas sobre os trabalhos em andamento propostos por eles para realizarem durante o curso.

“Os conteúdos do curso buscam socializar os resultados da minha pesquisa junto com as bolsistas de Iniciação científica e de extensão, e se abre para receber contribuições de participantes externos que podem somar importantes reflexões para a nossa prática como docentes, discentes e artistas. Esta interlocução com a sociedade é fundamental para a universidade pública, evitando um distanciamento com a população, e possibilitando uma presença mais significativa na vida da cidade e região na qual está inserida”, explica Silvana Macedo.

Feminismo em debate

Para a professora, o estudo dos “feminismos” é uma demanda frequente e constantemente requisitada pela comunidade acadêmica e por grupos de mulheres fora da universidade e  esta procura, por cursos e eventos sobre o tema “talvez se dê de forma tão insistente, pela ausência de disciplinas que tragam este conteúdo na matriz curricular dos cursos da graduação da Udesc”. Porém, a pesquisadora e professora afirma que, apesar da ausência na grade dos currículos dos cursos, o assunto é foco de pesquisas de docentes do departamento de Artes Visuais do Ceart, que buscam maneiras de trazer estes conteúdos nas atividades de ensino no Programa de Pós-graduação em Artes Visuais (PPGAV) e que agora trazem na extensão.

“Temos percebido este interesse nos processos seletivos do PPGAV, pois recebemos um número crescente de artistas, educadores e pesquisadores com projetos na área dos feminismos e estudos de gênero para realizarem suas pesquisas de mestrado e doutorado nesta abordagem teórica. Portanto este curso reunirá estudantes de graduação e pós-Graduação pesquisando este tema, para ministrar aulas e acompanhar professoras palestrantes em suas atividades dentro desta ação”, finaliza Silvana.


Inscrições e duração das aulas

O curso é gratuito e aberto a todos os interessados na área. Com 1h30 de duração cada aula, acontecerá nas quartas-feiras e início às 16h30, a partir do dia 25 de agosto. O encerramento está previsto para o dia 27 de outubro, com o total de 10 aulas e 20 horas de atividades. A Udesc emitirá certificado aos participantes que tiverem 70% da presença.

Confira o cronograma do curso junto com o formulário de inscrição online

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
Jornalista Heloíse Guesser
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br


galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h