Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

06/08/2021-17h13

Professora Daiane Dordete toma posse como diretora-geral da Udesc Ceart

Daiane Dordete, no canto da tela, abaixo,à direita e sua equipe, para a gestão 2021-2025. Imagem:print da tela.
Em uma noite cheia de emoções e de cores, na segunda-feira, dia 2 de agosto de 2021, a professora Daiane Dordete Steckert Jacobs, tomou posse como diretora-geral do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina.

Numa cerimônia em que as pessoas não puderam estar próximas, por conta da pandemia da Covid-19, o lado artístico de um centro de ensino ímpar, prevaleceu e trouxe à celebração proximidade entre os presentes. Além das fortes cores que marcaram o cenário virtual, planejado pelo Luz Laboratório, com toda a equipe de Eventos do Ceart, discursos fortes e de resistência estiveram presentes, e mais de 130 pessoas em média acompanharam o evento, que aconteceu no canal da Udesc no YouTube e teve como mestre de cerimônias a técnica universitária, Karin Vanelli. Além disso, a cerimônia contou com acessibilidade por meio da tradução em Libras.

A diretora empossada teve ao seu lado, na composição da “mesa virtual”, o reitor da Udesc, Dilmar Bareta; a diretora-geral da gestão 2017-2021, Cristina Rosa; representando a Associação dos Professores da Udesc (Aprudesc), o professor Douglas Antunes; a coordenadora-geral do Sindicato dos Técnicos da Udesc (Sintudesc), a técnica universitária Heloíse Guesser; representando as entidades estudantis do Ceart, o estudante de Teatro, Nícolas dos Santos Correia; e Fabiana Machado, representando os trabalhadores terceirizados do centro.

Entre as autoridades que prestigiaram o evento estavam a deputada estadual Luciane Carminatti; o presidente da Fundação Catarinense de Cultura, Edson Lemos; diretores-gerais de outros centros da Udesc, como CAV e Cead; e diferentes membros de entidades culturais catarinenses e da Universidade Federal de Santa Catarina.

Estavam presentes ainda a equipe de diretores assistentes que estiveram junto à Direção-Geral, nos últimos 4 anos e a nova equipe diretiva que segue com diretora-geral eleita, intitulada Ceart + Vivo, formada pela professora Fátima Costa de Lima, na Direção de Ensino de Graduação; pela professora Viviane Beineke, na Direção de Pesquisa e Pós-Graduação; pela professora Neide Shulte, na Direção de Extensão Cultura e Comunidade; e pelo técnico universitário Gustavo Pinto de Araújo, na Direção de Administração.

Num discurso emocionado a professora Cristina Rosa, que deixa o cargo de diretora-geral, agradeceu a equipe de diretores assistentes, presente no evento, a professora Regina Finck Schambeck, que ocupou o cargo de diretora de Ensino de Graduação; a professora Monique Vandresen, diretora de Pesquisa e Pós-Graduação; a professora Daiane Dordete, que foi diretora de Extensão; e o técnico universitário Gustavo Pinto de Araújo que também foi diretor de Administração, entre 2017 e 2021. “[...] uma equipe que se manteve comprometida, durante quatro anos, nunca uma unanimidade, mas sempre com objetivos em comum”, disse Cristina sobre sua equipe e ainda agradeceu a todos os servidores, terceirizados e alunos.

A diretora empossada, leu à comunidade acadêmica uma carta, usada em seu discurso. Num dos trechos, Daiane fala que um dos principais objetivos é fazer o Centro de Artes, um lugar que a ciência e arte andem cada vez mais juntos: "precisamos avançar cada vez mais naquilo que nos torna “a casa da ciência e da arte”, que é o compromisso social do conhecimento e da educação ", afirmou.

Levando em consideração a universidade como sendo um ambiente plural e democrático, a diretora-geral do Ceart destacou que ela deve ser transformadora: "A academia é um locus político, de formação intelectual e crítica de profissionais que, por sua vez, poderão atuar de um modo transformador em suas realidades sociais. E a transformação social não pode emergir sem o despertar da consciência crítica, pois ela nos faz olhar para o coletivo, nos perceber dentro de uma comunidade e de um processo histórico, e atuar para que as conquistas, em prol de uma vida digna, não sejam singulares, como bem quer estimular o capitalismo neoliberal. A vida digna deve ser plural, e coletiva”.

Ao fim da posse, os espectadores puderam conferir um vídeo com recortes de produções e apresentações do Centro de Artes, feito especialmente para a cerimônia. Confira clicando aqui

Leia na íntegra a Carta à Comunidade Acadêmica do Ceart

Confira no canal da Udesc no YouTube, a cerimônia de posse da gestão Ceart + Vivo, 2021-2025

Na galeria de imagens: prints da cerimônia virtual.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart*
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
*em atendimento remoto

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
  • Imagem 4
  • Imagem 5
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h