Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

04/08/2017-18h30

Professores da Udesc são selecionados pelo edital de cultura Elisabete Anderle

Apresentação do espetáculo "Diz que Sim". Foto: Camila Aschermann
O edital Elisabete Anderle de Apoio às Artes e à Cultura do Estado de Santa Catarina tem como objetivo estimular e apoiar iniciativas culturais e artísticas no Estado. Dez professores do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) tiveram projetos selecionados nos prêmios do edital, que está na quarta edição. Entre os contemplados também estão egressos de diversos departamentos da Udesc Ceart.

No prêmio de Artes Visuais com valor de 100 mil reais, o projeto “Armazém”, da professora colaboradora Juliana Cristina Pereira, foi o primeiro colocado. A segunda selecionada foi a professora Maria Cristina da Rosa, atual diretora-geral da Udesc Ceart, com o projeto “Jovens Artistas: Arte Contemporânea em Santa Catarina”.

Outros professores do Departamento de Artes Visuais (DAV) contemplados foram Regina Melim Cunha, com o valor de 40 mil reais pelo projeto “Além da Página”, Antônio Carlos Sant'Anna, com 20 mil reais, e Maria Raquel da Silva Stolf, que receberá uma bolsa para participar da mostra IN-SONORA 10 de arte sonora e interativa.

O professor Luigi Irlandini, do Departamento de Música (DMU), também inscreveu um trabalho no edital e foi um dos selecionados para o prêmio de música, no valor de 20 mil reais. O projeto contemplado foi o CD de título Akasha.

Além desses docentes, André Carreira, Vicente Concilio e Fabiana Lazzari, do Departamento de Artes Cênicas (DAC) da Udesc, foram premiados na categoria Teatro. O grupo teatral (E)xperiência Subterrânea, do qual o professor André Carreira é diretor, foi contemplado com 50 mil reais para realizar a manutenção da companhia.

Em seu projeto, o professor Vicente Concilio propôs apresentar o espetáculo “Diz que Sim” do Coletivo Baal em 10 escolas públicas de Santa Catarina. A peça, que é dirigida pelo docente, foi a primeira colocada na premiação de 50 mil reais da categoria teatro do edital e é inspirada no texto “Aquele que diz sim, aquele que diz não”, de Berltot Brecht.

Já a professora colaboradora Fabiana Lazzari e a egressa Tuany Fagundes Rausch - fundadoras da EntreAberta Cia Teatral - foram contempladas com o projeto "Residência Artística com Ines Pasic (Teatro Hugo & Ines)". Em 2018, ambas irão ao Peru para trocar experiências e conhecimentos com a atriz e diretora Ines Pasic.

Na categoria Arte e Cultura Negra e Indígena, o grupo Africatarina de Arte e Arte Educação foi contemplado com a premiação máxima para esta categoria - 50 mil reais para o projeto Afroarte SC: Viajando com Arte Negra Catarinense nas Escolas. O projeto será realizado pelo Coletivo Nega - do programa de extensão Negras Experimentações Grupo de Artes, da Udesc - coordenado pela professora Fátima Costa de Lima.

O edital

O Edital Elisabete Anderle de Apoio às Artes e à Cultura do Estado de Santa Catarina foi instituído pela Lei 15.503/11 e regulamentado pelo Decreto 2.336/14, com o objetivo de constituir programa de estímulo, fomentador dos segmentos básicos da economia da cultura; apoiar iniciativas culturais e artísticas no Estado, buscando a ampliação das oportunidades de criação, distribuição e fruição dos bens culturais e a construção permanente de cidadania que incorpore a memória e a diversidade da sociedade catarinense, bem como ampliar o acesso à cultura e ao interesse social; e fomentar a produção e a difusão da cultura no Estado, estimulando a multiplicidade e a diversidade de tendências e de linguagens em suas variadas modalidades de manifestação, possibilitando o incentivo às realizações inerentes ao campo da cultura e das artes.

Este ano, o edital distribuirá o valor total de R$ 5.600.00,00 a até 176 projetos nas modalidades: Prêmio Catarinense de Culturas Populares; Prêmio Catarinense de Arte e Cultura Negra e Indígena; Prêmio Catarinense de Artes Visuais; Prêmio Catarinense de Dança; Prêmio Catarinense de Literatura; Prêmio Catarinense de Música; Prêmio Catarinense de Patrimônio Material e Imaterial; Prêmio Catarinense de Museus; Prêmio Catarinense de Teatro e Circo; Prêmio Catarinense de Apoio a Eventos Artísticos e Culturais; Prêmio Catarinense de Bolsa de Trabalho, Intercâmbio e Residência.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h