Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

21/10/2022-18h24

Seminário de Iniciação Científica da Udesc Ceart tem início na segunda-feira

Evento chega à 32ª edição na Udesc e acontece nos centros de ensino, durante o mês de outubro

Imagem: Divulgação.
Após dois anos de pandemia, distanciamento social e eventos on-line, o Seminário de Iniciação Científica (SIC) da Udesc volta a ser presencial. Na segunda-feira, 24 de outubro, o evento terá início no Ceart e a programação, para esta que é a 32ª edição, segue até quarta-feira, dia 27.

O SIC acontece em toda a universidade, durante o mês de outubro. No Ceart em 2022 o tema é: “Mário de Andrade e Modernismo nos 100 anos da semana", referente à Semana da Arte Moderna, no Brasil. Para a abertura, a temática será apresentada pelo professor convidado Carlos Sandroni, etnomusicólogo e professor do Departamento de Música da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

O seminário tem o objetivo de estimular a iniciação científica, o desenvolvimento tecnológico e a inovação. Ele acontece por meio da apresentação pública dos resultados de pesquisas realizadas em 30 projetos desenvolvidos no Centro de Artes, Design e Moda, entre 2021 e 2022. “Neste ciclo, tivemos a participação de 54 estudantes de iniciação científica, sendo 16 do Departamento de Artes Cênicas, sete das Artes Visuais, sete do Design, 14 da Moda e 12 do Departamento de Música”, conta a diretora de Pesquisa e Pós-Graduação, Viviane Beineke.

Organização
A edição deste ano, na Udesc Ceart, é organizada pela Direção de Pesquisa e Pós-Graduação (DPPG), coordenada pela professora Viviane Beineke e pela técnica universitária Gisele Lima dos Santos.Participam da comissão científica estão nela os professores Célio Teodorico dos Santos, Icléia Silveira, Jociele Lampert, Luiz Henrique Fiaminghi e Stephan Baumgartel. O evento ainda conta com o apoio técnico das graduandas Natália Régis de Souza e Beatriz da Silva Pereira, do graduando Luis Mortari, e dos pós-graduandos Amanda S. Bairros, Brenda Gorski, Cariú Bazzo Maivald, Cristiany Soares dos Santos, Gabriela Flor Visnadi, Rafael Dias de Oliviera, Raony Ruiz e Rodrigo Hasse.

Palestra de abertura
A palestra “Mário de Andrade e Modernismo nos 100 anos da semana”, de abertura do 32° SIC da Udesc Ceart, com o professor Sandroni, acontecerá na segunda-feira (24), às 18h no auditório do Bloco Amarelo.

Sobre o palestrante
O Dr. Carlos Sandroni é etnomusicólogo e professor do Departamento de Música da Universidade Federal de Pernambuco. É autor de Mário contra Macunaíma: cultura e política em Mário de Andrade (1988) e Feitiço decente: transformações do samba no Rio de Janeiro (2001, tradução inglesa publicada nos Estados Unidos em 2021). Co-organizou os livros Samba de roda do Recôncavo baiano (2007), Patrimônio cultural em discussão: novos desafios teórico-metodológicos (2013), Música e ciências sociais: para além do descompasso entre arte e ciência (2016) e Música e sociedade: trânsitos, patrimônios e inovações (2020). Presidiu a Associação Brasileira de Etnomusicologia (2002-2004). Em 2014, lançou um CD como compositor e intérprete, Sem regresso. Coordenou a candidatura do samba de roda do Recôncavo baiano ao reconhecimento como patrimônio cultural imaterial no âmbito do Iphan e da UNESCO (2004/2005); e a candidatura do forró tradicional ao mesmo reconhecimento no âmbito do Iphan (2021). Integra o corpo docente do Programa de Pós-Graduação “Música e sociedade” da UFPE.

Programação
- Artes Cênicas 
- Artes Visuais 
- Design
- Moda 
- Música 

Avaliadores
Artes Cênicas: Prof. Dr. Narciso Telles - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
Artes Visuais: Profa. Dra. Andrea Vieira Zanella - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Design e Moda: Profa. Dra. Jackeline Keller - SENAC/SC.
Música: Prof. Dr. Carlos Sandroni Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Saiba mais na página do 32º SIC.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone/WhatsApp: +55 (48) 3664-8350




galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h