Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

10/10/2022-13h51

Seminário de Iniciação Científica terá palestras e pôsteres na Udesc Cefid

Evento ocorrerá na manhã do dia 19 - Arte: Div.
Em 19 de outubro, o Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), realizará a 32ª edição do Seminário de Iniciação Científica (SIC). O evento terá atividades das 8h às 12h, no Auditório e no Ginásio 2 da unidade, no Bairro Coqueiros, em Florianópolis.

A programação inclui um minicongresso no auditório, com palestras de dois professores convidados: Felipe Pivetta Carpes, da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), e Thiago Luiz de Russo, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar); e a apresentação dos resultados de 35 projetos de iniciação científica, por graduandos bolsistas e voluntários, na forma de pôster, no Ginásio 2.

As apresentações no formato pôster buscam ampliar a visibilidade dos projetos de pesquisa desenvolvidos na Udesc Cefid para a comunidade acadêmica e externa. Veja a lista de resumos no site do seminário.

Em cada um dos 12 centros de ensino da universidade, o SIC conta com uma programação específica, com calendário próprio, definido pelas direções de Pesquisa e Pós-Graduação.

Em toda a universidade, estão previstas aproximadamente 600 apresentações de bolsistas e voluntários que realizaram suas pesquisas entre setembro de 2021 e agosto deste ano.

Apresentações públicas

Os encontros do 32º SIC são gratuitos e abertos ao público. Além dos bolsistas e dos voluntários de iniciação científica e em desenvolvimento tecnológico e inovação, participam das atividades professores orientadores, alunos de graduação e pós-graduação, pesquisadores externos à Udesc e demais interessados.

As apresentações cumprem um compromisso dos bolsistas e voluntários de pesquisa junto à Udesc e ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Os melhores trabalhos de cada centro de ensino são selecionados durante o evento.

Intercâmbio

Um dos principais objetivos do SIC é proporcionar aos participantes a oportunidade de expor e discutir seus resultados de pesquisa, reunindo bolsistas e voluntários, orientadores, pesquisadores da universidade e de outras instituições para o intercâmbio de informações e experiências.

Os resumos das apresentações são registrados nos anais de cada edição do evento e publicados no site da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG).

Entre outras finalidades, a publicação das informações visa prestar contas à sociedade sobre as ações da universidade e auxiliar no intercâmbio entre pesquisadores.

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas com a Direção de Pesquisa e Pós-Graduação da Udesc Cefid pelo telefone/WhatsApp (48) 3664-8681 e pelo e-mail pesquisa.cefid@udesc.br.

Serviço

O QUÊ:  32º Seminário de Iniciação Científica (SIC) na Udesc Cefid.
QUANDO: 19 de outubro, das 8h às 12h.
ONDE: Auditório e Ginásio 2 da Udesc Cefid, Rua Pascoal Simone, 358, Bairro Coqueiros, Florianópolis.
QUANTO: Gratuito, sem necessidade de inscrição.

Programação

8h – Abertura (Auditório)
8h15 – Palestra "Integrando evidências científicas na atuação profissional: questão de sobrevivência", com o professor Felipe Pivetta Carpes (Auditório)
9h15 – Intervalo
9h30-11h – Sessão de banners: Apresentação dos resultados dos projetos de Iniciação Científica do ciclo 2021-2022 (Ginásio 2)
11h – Palestra: "Prática de atividade física após o AVC: barreiras e facilitadores", com o professor Thiago Luiz de Russo (Auditório)
12h – Encerramento (Auditório) 

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Evento ocorrerá na manhã do dia 19
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h