Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

29/06/2021-18h17

Udesc Ceart inicia projeto de melhoramento acústico do Departamento de Música

Prédio do DMU da Udesc Ceart. Foto: Gustavo P. de Araújo.
Após o contrato assinado e a nota de empenho executada, o Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) começa a executar uma demanda de quase duas décadas: o projeto técnico de engenharia para melhoramento acústico das dependências do Departamento de Música (DMU) do Ceart.

Segundo o diretor de administração do Ceart, o técnico universitário Gustavo Pinto de Araújo, a tramitação foi longa e consistiu numa série de exigências: elaboração de especificações, designação de profissional engenheiro mecânico fiscal do processo, obtenção de orçamentos, revisões, acompanhamento de visitas técnicas de empresas especializadas, análises e pareceres. “A criação de um ambiente de ensino com maior conforto e qualidade acústica no bloco do Departamento de Música, visando alcançar requisitos de excelência nos bacharelados e licenciatura em Música” é o objetivo do projeto, de acordo com o diretor.

Além disso, o projeto prevê a criação de condições para que as salas, o auditório e as dependências administrativas do local tenham o mínimo de interferência sonora entre si, minimizando tanto a interferência de ruídos externos, quanto das salas adjacentes, aumentando a inteligibilidade e conforto acústico nos ambientes,  gerando um espaço de qualidade para a prática musical e para o ensino da Música.

A professora Vânia Müller, do DMU, reforça que a demanda é histórica e envolveu esforço de diferentes gestões de chefias do departamento. Vânia ressalta que a importância técnica é extrema, para a melhoria das aulas, concertos e performances musicais e de distintas naturezas que ocorrem ali, mas afirma acima de tudo esse acontecimento seja algo relevante, dentro do contexto da desvalorização docente e de estudantes de música e da ausência da Música nos currículos escolares. “Que este fato seja percebido como um contraponto ao discurso vigente, alteridade oportunizada na ambiência da Udesc, em defesa de uma formação humana que contemple a artisticidade, da docência presencial, da importância da música na vida humana”, afima Vânia.

A diretora de ensino de graduação, Regina Finck Schambeck, professora do DMU, relembra a história do prédio, que segundo ela, naquele ano (1995) os professores e alunos já enfrentavam dificuldades no desenvolvimento das atividades de ensino e extensão, pela  falta de isolamento acústico nas salas. “Para melhorar o ambiente sonoro do prédio chegamos a distribuir as aulas em horários alternativos para que não tivéssemos tantas interferências sonoras”, relembra.  “A efetivação desse projeto dará um conforto sonoro, amenizará o estresse, a irritabilidade, e até a dificuldade de concentração que convivem conosco desde a construção do prédio”, acrescenta Regina. 

Após a conclusão do projeto, estimado em até quatro meses, a próxima etapa será a licitação, para a efetiva execução do projeto. As fases de elaboração do projeto de engenharia serão conduzidas pela empresa contratada em contato direto com o engenheiro fiscal designado e pela Direção de Administração, bem como com os(as) docentes do DMU.

“Agradecemos a todos os setores envolvidos na tramitação desse processo, em especial à Coordenadoria de Engenharia, Projetos e Obras (Cepo) da Udesc. Temos certeza de que esse é um grande passo para cada vez mais oferecermos nossos cursos com toda excelência à comunidade”, finaliza Gustavo.

Na galeria abaixo confira o registro do encontro dos responsáveis pela execução do projeto, com o diretor de administração da Udesc Ceart. Da esquerda para direita: Eng Leandro Rodrigues - Responsável pela empresa contratada; Prof Raimundo Nonato - Coordenador da CEPO; Eng Rafael Lamim de Oliveira - Fiscal do contrato; Téc Gustavo Pinto de Araújo - Diretor de Administração.


Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart*
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
*em atendimento remoto
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h